quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VLT de Natal - propostas apresentadas

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Duas empresas apresentaram proposta à Companhia Brasileira dos Trens Urbanos (CBTU), no edifício sede da instituição, no Rio de Janeiro, para a instalação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLTs), em Natal. As empresas Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda e a CAF Brasil Indústria e Comércio S/A, apresentaram propostas. A primeira apresentou um custo total pelas 20 locomotivas de R$ 182.031.342,57 contra R$ 268.870.774,26 da concorrente. A Bom Sinal, portanto, saiu vencedora da licitação apresentado o menor valor para os VLTs.

A licitação contempla a aquisição de 12 Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) para o sistema trens urbanos de Natal e 08 para o sistema de João Pessoa, totalizando 20 veículos.

Após a verificação da conformidade das Propostas de Preços a comissão de licitação irá se reunir para analisar a documentação apresentada, dado o grau de complexidade das características técnicas dos equipamentos. O resultado do julgamento da proposta para a habilitação da empresa vencedora será divulgado no Diário Oficial da União (DOU), até a próxima quarta-feira (7).

Para o Superintendende de Trens Urbanos de Natal, João Maria Cavalcanti, a realização deste processo licitatório, dá início a uma nova fase no sistema de transporte de passageiros sobre trilhos na Região Metropolitana de Natal. O metrô de superfície, também chamado de VLT, atuará como coadjuvante aos demais modais, analisou o superintendente.

Os VLTs serão adquiridos com orçamento oriundo do Ministério das Cidades que disponibilizou de R$ 154 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos. A instalação das máquinas irão iniciar o processo de modernização do Sistema de Trens Urbanos de Natal e deverão contemplar os municípios de Natal, Extremoz, Parnamirim e Ceará-Mirim.

Técnicos do GPAA debatem material rodante e via permanente


Temas como material rodante e via permanente estiveram em pauta na 33a reunião do Grupo
Permanente de Autoajuda em Manutenção Metroferroviária (GPAA), de 24 e 26 de outubro,
em Fortaleza, Ceará. A reunião foi realizada no Hotel Oásis Imperial e cerca de 70 técnicos de
diferentes operadoras participaram do evento.

A Companhia do Metropolitano de Fortaleza foi a anfitriã da rodada de discussões que contou
com a presença de representantes de 14 operadoras de todo o país.

No centro dos debates, assuntos relacionados com novos investimentos e modernização de
material rodante em diferentes sistemas metroferroviários. Uma visita técnica ao sistema do
Metrofor encerrou a programação.

Patrocinadores – A 33ª reunião do grupo teve como patrocinadores as empresas: Gerb Getzner,Alstom, Bombardier, Vossloh, Geismar, Irmãos Ayres, SerRail, Orbe Brasil, Plasser e Theurer, Technomaster, SR Vedações e GK Industrial.

Participam da 33ª reunião, técnicos da CBTU e das superintendências de Recife, João Pessoa,
Maceió, Belo Horizonte e Natal, além de representantes da CTS Salvador, CPTM, Metrô DF,
Consórcio Metroman, Metrô For, Metrô SP, Metrô Rio, Metrô de Teresina e Trensurb.

Marcaram presença nas reuniões de networking, representantes das empresas Siemens, N.Mello Stanley e FVX do Brasil.

Operadoras de internet devem aumentar velocidade em 20%



A partir desta quinta-feira, 1º, as empresas que oferecem serviço de internet deverão aumentar a velocidade do serviço em 20%, segundo exigência da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Os clientes devem fazer o teste de velocidade das empresas que contrataram no site  Brasil Banda Larga.

A exigência da Anatel integra uma ação para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no Brasul, que também terão outros ajustes nos próximos anos. A partir de novembro de 2013, a taxa máxima de transmissão contratada será de 30% e em 2014, de 40%.

A Anatel realiza também mapeamento da qualidade da banda larga em todo o Brasil, com verificação da prestação de serviço das operadoras GVT, CTBC, Vivo, Oi, NET, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

Foz do Iguaçu terá primeiro VLT elétrico do Brasil

Olha aí meu amigo Everton, as novas oportunidades de negócio que falamos.
eufariassim


A Itaipu Binacional iniciou nesta semana os estudos para desenvolver o primeiro VLT com tração elétrica do Brasil. O projeto está sendo feito em Foz do Iguaçu (PR), com um modelo da Bom Sinal que terá o motor adaptado.

Segundo Celso Novais, coordenador do Projeto Veículo Elétrico (VE), a primeira fase do projeto será gerar o estudo para a acomodação do sistema elétrico no veículo diesel. Será verificado o espaço disponível para a instalação da tração elétrica, incluindo motor, sistema de acoplamento, caixa de redução, sistemas de fixação, além da parte de eletrônica de potência, responsável pelo acionamento do motor. O estudo deve durar um ano e meio.

Na segunda fase do estudo, será desenvolvida uma versão elétrica sem as catenárias. Serão analisadas as possibilidades de uso de bateria de sódio com carga rápida, um sistema sem fio de recarga ou um sistema de recarga nas paradas.  A estimativa é que sem o uso de catenárias o gasto com o projeto poderá ser reduzido em um terço. Essa etapa do processo também deve levar um ano e meio.

De acordo com Novais, será necessário instalar um pequeno trecho de trilhos dentro de Itaipu, para os testes iniciais. A versão elétrica do VLT poderá alcançar velocidade de até 170 km/h, ante os 120 km/h atuais da versão a diesel.

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Trem Bala Rio - São Paulo - Edital será publicado no dia 26 de novembro


O lançamento do edital de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, será publicado no próximo dia 26 de novembro, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão era que o edital fosse publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (31).

Devido a quantidade de contribuições recebidas nas audiências públicas, o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, disse que o edital precisaria ser reformulado para acolher as 150 sugestões recebidas. Uma das alterações, segundo ele, é a redução do prazo de dez anos de tempo mínimo de experiência da empresa interessada em disputar a licitação.

A diminuição viabilizaria a inclusão de mais uma empresa na concorrência – um grupo coreano, liderado pela Hyundai, que opera no setor de trens de alta velocidade. O presidente da EPL disse que, até o momento, seis grupos econômicos estão aptos para apresentar as propostas.

Após o lançamento do edital, os concorrentes terão oito meses para apresentar suas propostas e suas credenciais. O processo precisa estar concluído em meados de julho de 2013.

Fonte : Agência T1





VLT de Cuiabá - Lobista adia depoimento na Assembleia


O tão aguardado depoimento do lobista Rowles Magalhães Pereira da Silva que estava previsto para acontecer na tarde desta quarta-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso acabou não acontecendo. Ele havia agendado que falaria hoje sobre as denúncias de pagamento de uma suposta propina de R$ 80 milhões na licitação que definiu o consórcio Cuiabá como construtor das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) entre Cuiabá e Várzea Grande.

O advogado do lobista, Ricardo Monteiro, enviou de manhã informando que o cliente não poderia depor diante de problemas de saúde com familiares. Ele solicitou agendamento de uma nova data, que será definida agora pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), juntamente com o deputado estadual Walter Rabello (PSD), autor do requerimento.

Em entrevista ao site UOL no mês de agosto, o ex-assessor do vice-governador Chico Daltro (PSD) denunciou que a Concorrência Pública vencida pelo consórcio VLT Cuiabá, formado pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda e Astep Engenharia Ltda, foi direcionada. Ele afirmou ainda que integrantes do governo estadual receberam uma propina da ordem de R$ 80 milhões para viabilizar o negócio, e que o acerto para determinar o vencedor fora articulado entre os três consórcios primeiros colocados na concorrência.Todavia, ele não apontou nomes de beneficiados pelo esquema.

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