sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Industria Ferroviária


Fonte : 


As fábricas de vagões, locomotivas e componentes para trens instaladas no Brasil devem retomar o caminho do crescimento nas exportações em 2013 impulsionadas pelo câmbio mais favorável – acima de R$ 2 – e pelos benefícios oriundos das desonerações anunciadas pelo governo federal no ano passado, segundo previsão da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). Mesmo sem uma previsão definida, a entidade espera que as exportações de 2013 superem os números de 2012, que devem fechar em 30 vagões e 14 locomotivas comercializadas com outros países no cálculo da entidade.

Segundo o dirigente, as exportações já foram responsáveis por cerca de 30% do faturamento da indústria ferroviária na década de 1990. Atualmente não chega a 10%. “Para quem exportou 30 vagões em 2012 a previsão de exportar 50 em 2013 é uma realidade, para quem exportou 14 locomotivas no ano passado, exportar 20 também é uma realidade”, afirma o presidente da Abifer, Vicente Abate.

Os números de vagões comercializados com o exterior no ano passado são pequenos em comparação ao total produzido pela indústria no período. A produção foi de cerca de 3.100 em 2012 (os números ainda não estão fechados). Já em relação a locomotivas, as exportações representaram 20% das 70 fabricadas no período.

Câmbio, desonerações no setor – a indústria ferroviária foi contemplada com a troca da contribuição do INSS incidente sobre a folha de pagamentos por 1% sobre o faturamento das empresas –e a prorrogação do programa Reintegra são importantes fatores de estímulo à exportação. Este último mecanismo concede um crédito de 3% às indústrias que exportam manufaturados. Além disso, destaca o dirigente, o fortalecimento das vendas no mercado interno permite um aumento da competitividade dos produtos brasileiros por conta do ganho de escala na produção. “O mercado interno alavanca vendas para fora, e quando o dólar se recupera temos a união do útil ao agradável”, diz Abate.

Os equipamentos para transporte de carga exportados têm, na sua maioria, países das Américas, do Oriente Médio e da África como destino, por conta da semelhança da legislação destes locais com a brasileira. Mas as exportações nacionais estão chegando a novos cantos do mundo, como na Índia. Tanto a Bombardier quanto a Alstom, duas gigantes do setor, têm projetos para o mercado interno.

A Alstom venceu um projeto no valor de 243 milhões de euros para a construção de 42 trens de aço inoxidável para o metrô da cidade de Chennai, capital do Estado de Tamil Nadu. Os nove primeiros estão sendo produzidos em uma unidade da Lapa, bairro da zona oeste da capital paulista. O restante ficará para a fábrica que está sendo construída próxima à cidade do sul da Índia, em Sri City. Em 2013, a empresa disputa uma licitação no valor de US$ 5,8 bilhões para a construção de trens de passageiros na África do Sul e vê a possibilidade de negócios na Argentina e no Chile. “O mercado ferroviário em países em desenvolvimento passa por crescimento muito forte”, conta o diretor-geral do setor Transport da Alstom Brasil, Marco Contin.

A Bombardier vai exportar do Brasil para a ìndia monotrilhos de alta capacidade, que podem transportar tantos passageiros quanto um trem de metrô. O veículo, que tem em Hortolândia (SP) o seu centro mundial de produção, é o mesmo que será utilizado na Linha 15-Prata, na zona leste de São Paulo. “A expectativa para 2013 é muito positiva, não apenas para o mercado brasileiro como também para exportação”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Bombardier, Luis Ramos.

Agrocombustíveis II

Agrocombustíveis, uma equação de difícil equilíbrio.
eufariassim

http://www.reporterbrasil.org.br/agrocombustiveis/mapa/

Ligação Brasília - Goiânia

Fonte : 


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) selecionou seis consórcios que irão apresentar propostas para a realização de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental que permitirá a licitação para a construção de trem de média velocidade para carga e passageiros entre Brasília e Goiânia.

Os consórcios selecionados são liderados por empresas brasileira, espanhola, francesa e portuguesa e deverão apresentar suas propostas técnicas e financeiras para a realização do estudo até março. Apenas uma das propostas será selecionada pela agência. Segundo a ANTT, a licitação deverá ocorrer daqui a pouco mais de um ano.

A iniciativa faz parte do convênio assinado pela ANTT e o Banco Mundial, no valor de R$ 5,5 milhões, que financiará os estudos para a implantação do trem de média velocidade de passageiros e cargas no corredor Brasília-Anápolis-Goiânia.

Bombardier

Fonte : http://www.railway-technology.com/

Bombardier-KU-Thailand
Image: Bombardier will partner with students and instructors of Kasetsart University to develop and promote signalling education and training. Photo: courtesy of Bombardier.



Kasetsart University in Thailand has signed an agreement with Canadian rail manufacturer Bombardier to impart rail engineering education to its students and instructors over the next five years.
Under the deal, experts from Bombardier's signalling engineering centre in Bangkok will provide lectures on new technology and help the university to develop signalling and train control courses.
The Canadian rail manufacturer will take part in several signalling and train control technology events and provide support to prepare relevant presentations and research papers.
Kasetsart University's dean of the faculty of engineering, associate professor Dr Thanya Kiatiwat, said Bombardier is a major partner for the development of the rail engineering programme at the university.
"Experts from Bombardier's signalling engineering centre in Bangkok will provide lectures on new technology and help the university to develop signalling and train control courses."
"Our students will benefit from Bombardier's expertise in rail transportation through on-the-job training and special lectures from experts in the field, especially on signalling and rolling stock technology," Kiatiwat said.
"This collaboration along with our industrial connections will help us achieve the goal to quickly and efficiently provide engineers, technicians and members of staff to the Thai rail industry."
Bombardier Rail Control Solutions vice president of Asia Pacific Richard Hunter said: "The university's engineering faculty and students will have access to our signalling expertise to develop their skills for future assignments."
Bombardier has hired over 30 graduates from Kasetsart University in recent years and the deal will see additional engineers from the university recruited by the company over the next five years.

VLT de Santos

Fonte : EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos




SIM Baixada Santista

O Sistema Integrado da Região Metropolitana da Baixada Santista (SIM) é uma rede de transporte coletivo metropolitano estruturada por meio de uma linha principal de média capacidade de transporte que será operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos – Metrô Leve). Esse sistema estruturador do transporte metropolitano será integrado às linhas de ônibus municipais e intermunicipais e contará, ainda, com obras de infraestrutura como instalação de terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias.

O  trecho prioritário  do SIM compreende a ligação entre São Vicente (Terminal Barreiros) e Santos (Terminal Porto), além de sua extensão de Conselheiro Nébias até o Valongo.


Os objetivos do SIM são racionalizar e modernizar o sistema de transporte metropolitano na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) com a otimização da frota em operação; aproveitar a faixa ferroviária já utilizada para o transporte de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); incorporar um importante vetor de deslocamento (ferrovia) na estruturação de um sistema de transporte metropolitano; aliar um sistema moderno de transporte de média capacidade a um importante pólo turístico, de negócios portuários e petrolíferos.


Benefícios no trecho São Vicente (Barreiros) / Santos (Porto)
• Redução de 23% na frota de ônibus.
• Redução do número de linhas de 52 para 32.
• Redução de tempo gasto com transporte e integração tarifária.
• Redução da emissão de poluentes na atmosfera.

Veja o cronograma
Projetos

2012

- Conclusão do Projeto Básico do trecho Barreiros - Porto

- CONSÓRCIO PROJETO VLT (empresa vencedora da licitação) elaborou o projeto executivo do trecho Barreiros/Porto.


1º Semestre/2013

- CONSÓRCIO PROJETOS SIM RMBS (empresa vencedora da licitação) elabora o Projeto Básico e Executivo do Trecho Conselheiro Nébias/Valongo (6 Km), Projeto Básico dos trechos Barreiros/Samaritá - 7,4 Km e Cons. Nébias/Ponta da Praia - 4,4 Km, Projeto Funcional da ligação Samaritá/Terminal Tatico - 7 Km.

 - Previsão de conclusão do projeto executivo da extensão Conselheiro Nébias/Valongo.

- Realização de uma pesquisa Origem-Destino Domiciliar para atualização da Pesquisa OD 2007.
 
Execução da Obra  
2012
- Publicação do edital de pré-qualificação para as obras da primeira etapa do trecho de 11 Km Barreiros/Porto e a  extensão Conselheiro Nébias/Valongo.  As empresas foram pré-qualificadas para participar da licitação pública para contratação das obras.

 -  Protocolado o pedido de Licença de Instalação para o trecho prioritário do empreendimento junto a CETESB e IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

 - Publicação do Edital da Obra (qualificação por preço) do trecho Barreiros – Conselheiro Nébias


1º Semestre /2013

 - Início das obras do trecho Barreiros, em São Vicente, a Conselheiro Nébias, em Santos.

 - Publicação edital de obras do trecho  Porto/Conselheiro Nébias/ Valongo, em Santos.
 2º Semestre/2013

- Início das obras do trecho Porto/Conselheiro Nébias/Valongo, em Santos.

 1º Semestre/2014

 - Conclusão das obras dos trechos Barreiros/Porto e Conselheiro Nébias/Valongo


Aquisição de Trens

2012

 - Publicação de edital da compra dos trens (VLT's)

 - Entrega das propostas

 - Publicação do nome do vencedor das propostas no Diário Oficial do Estado (DOE)

1º Semestre/2014

 - Entrega do primeiro veículo

1º Semestre/2015

 - Entrega de todos os trens

Licitação dos Sistemas

A licitação se refere à compra dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros.
2012
- Publicação de Edital
- Publicação do nome do vencedor das propostas no Diário Oficial do Estado (DOE)


1º Semestre/2013

- Assinatura de contrato com o vencedor

Operação do sistema (através de PPP)

2012

Finalização da Modelagem Preliminar da concessão patrocinada (PPP), visando à concessão da operação do VLT.

1º Semestre/2013
Previsão de aprovação da Modelagem Final pelo Conselho Gestor de PPP.

Previsão de Audiência Pública e Consulta Pública da Minuta do Edital.

2º Semestre/2013
Previsão de lançamento do Edital de Concessão (início do processo licitatório).
Dados Gerais
25 anos de concessão para operação de ônibus e VLT no trecho.
Demanda Prevista: 70 mil passageiros/dia útil
 Ligação entre São Vicente (Terminal Barreiros) e Santos (Terminal Porto), mais a extensão até o Valongo. Extensão: 17 km.

Auxílio-reclusão

Creio que os valores morais estejam invertidos.Quem mais prejudica a sociedade acaba sendo recompensado.
eufariassim


http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22