
Impasse sobre desapropriações da Via Expressa pode modificar projeto do VLT.
O impasse sobre as desapropriações da Via Expressa pode modificar o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A afirmação foi feita pelo presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Forte, na manhã desta quarta-feira, 23, durante a inauguração da estação São Benedito da linha sul do metrô.
Rômulo explicou que, caso os túneis não sejam construídos, será preciso readequar a operação ou fazer uso de elevatórios. "Da mesma forma que estou operando com duas passagens de nível provisória (no metrô), eu posso operar com a passagem de nível sinalizada adequadamente”, afirmou ele.
A construção de quatro túneis nos cruzamentos da Via Expressa com as avenidas Alberto Sá, Santos Dumont, Padre Antônio Tomás e na própria avenida, está a cargo da Prefeitura. No entanto, a responsabilidade das desapropriações necessárias está no meio de uma polêmica entre as esferas municipal e estadual. A resolução do impasse ficou para o Grupo Executivo da Copa do Mundo (Gecopa), que ainda não tratou da questão em suas reuniões.
No fim de tarde, a assessoria do Metrofor entrou em contato afirmando que o projeto não será alterado. "Ressalte-se que não haverá mudanças no projeto. O que pode haver é uma alteração na operação do equipamento.
Veja nota na íntegra
"O Metrô de Fortaleza esclarece que o presidente Rômulo Fortes informou que, no geral, sistemas sobre trilhos que o intervalo entre trens (headway) seja inferior a 15 min, deve ter as passagens de nível eliminadas. No entanto, quando não é possível retirá-las pode-se operar com cruzamentos sinalizados. A operação fica mais difícil e impede a diminuição do tempo entre um metrô e outro. Ressalte-se que não haverá mudanças no projeto. O que pode haver é uma alteração na operação do equipamento."
Nova estação do Metrofor
Localizada ao lado da igreja de São Benedito, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz, a Estação São Benedito é a primeira das três estações da Linha Sul no Centro de Fortaleza. Nesse primeiro momento, as viagens serão feitas das 8 horas às 12 horas, gratuitamente, de segunda-feira a sexta-feira.