segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Firmado contrato no Rio para compra de trens e fábrica

Estamos muito contentes com a nova fábrica da francesa. Isso é muito importante para que se mantenha o status de empresa referência na fabricação de unidades em aço inóx.
eufariassim


Acordo foi assinado com a SuperVia e Alstom

Oitenta novos carros da Supervia serão comprados para modernizar o sistema ferroviário do Rio de Janeiro. Está acertada também a construção de uma fábrica em Deodoro, para construção dos 20 novos trens em território nacional.

O acordo foi firmado na manhã desta segunda-feira (03) entre a Supervia, empresa liderada pela Odebrecht Transport, a empresa austríaca Alstom, em seu terceiro investimento no país, e o governador do Rio, Sérgio Cabral Filho, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.


"A presidente Dilma acredita no transporte metroferroviário. Podem ter certeza: esse meio de transporte vai crescer no Brasil nos próximos anos, e o Rio está à frente", declarou  Sérgio Cabral.




O investimento total será de cerca de 300 milhões de reais neste projeto, e gerará cerca de 300 empregos até 2014, segundo estimativas dos envolvidos.

Os trens, que seriam comprados somente em 2016, tiveram sua compra antecipada em quatro anos, com o compromisso de colocar todos eles em circulação até setembro de 2014. O Governo do Estado e a SuperVia já aplicaram R$ 2,4 bilhões na revitalização do sistema ferroviário.O presidente da Alstom, Marcos Costa, diz que o Rio faz parte da história da Alstom, e ressaltou que a construção dos trens será feita em território nacional, com 65% da chamada nacionalização.

Projetos futuros

O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, reconheceu que ainda há muitos problemas a ser resolvidos, o que "não aconteceria num estalar de dedos". Ressaltou, porém, que o principal compromisso da SuperVia é o "respeito absoluto aos passageiros", ressalvados os problemas enfrentados diariamente nas composições.

Cunha lembrou também de uma história curiosa para ilustrar a eficiência da SuperVia:

"Na SuperVia, todos os passageiros sabem qual é a plataforma na qual eles têm que embarcar. Aqui não aconteceria o que aconteceu comigo em Congonhas. Chego no portão 12 para embarcar e, de repente, me falam que o portão na verdade é o 17. Um absurdo!", contou o presidente da Supervia, entre risos dos presentes.

Atualmente, a SuperVia possui 190 trens: 50 com ar condicionado, 33 de aço inox com ar condicionado, 58 de inox sem ar condicionado e 49 de aço carbono, também sem ar condicionado. Em 2014, Cunha prometeu que toda a frota, prevista para 221 trens, terá ar condicionado. Cento e trinta com ar e 91 sem ar.

A capacidade, hoje de 540 mil passageiros por dia, também será ampliada para a Copa do Mundo:

"Esperamos receber 1 milhão de passageiros por dia durante a competição", antecipou Cunha.

Sobre a estação Maracanã, Cunha garantiu que será uma estação moderníssima, preparada para receber tanto os que chegam de trem quanto os que chegam de metrô:

"Será uma referência para a Copa do Mundo de 2014", finalizou o empresário, que ficou não respondeu à pergunta sobre qual seria o funcionamento da nova estação para a Copa das Confederações, em junho de 2013.

Elogios a Cabral marcam cerimônia

O secretário de Transportes do Estado do Rio, Júlio Lopes, fez questão de dizer que "os dias não foram fáceis para chegar até aqui", e aproveitou para elogiar Cabral. "Ele cobra muito, mas é um irmão para mim, e realmente faz acontecer. Trouxe para o Rio uma nova era, um Rio de paz, harmonia e felicidade".

Sobre a administração dos transportes na cidade, Lopes comparou números de 2007, primeiro ano da administração Cabral, aos de 2012.

"Em 2007, tínhamos 760 Viagens por dia, e hoje temos 831. Eram 436 mil passageiros, e hoje são 540 mil. As falhas também diminuíram: eram 2586 falhas por ano, contra 641 em 2012, um número aceitável nos padrões internacionais", comparou Lopes.

O secretário estadual da Casa Civil, Régis Ficthner, também elogiou Cabral ao comparar os investimentos no metrô nos últimos seis anos, em relação aos seis anos do governo Sérgio Cabral:

"Desde os anos 70 haviam sido construídos 18 km de linhas de metrô. Em seis anos, Cabral construiu 16 km, quase o dobro", comparou Fitchner.

Fichtner adiantou ainda uma iniciativa para o início de 2013: licitar todas as linhas intermunicipais de ônibus do Rio de Janeiro.

"Com todas as mudanças nos trens, mais os 5 BRTs novos que a prefeitura fará, vai mudar tudo", empolgou-se o secretário.

O próprio Cabral, com tantos elogios, demorou menos em sua exposição do que seus subalternos. Disse que era, sem dúvida, um dia memorável, e criticou o que chamou de "populismo" das administrações anteriores com relação ao transporte.

"Não há nada mais nefasto do que esse populismo, até porque o transporte é um setor delicado. Um dos motivos da favelização é esse: o trabalhador quer morar em áreas próximas ao trabalho, quando nem sempre é o ideal. Mas estamos mudando isso", disse Cabral, ressaltando ainda o espírito de equipe e a necessidade do modelo atual de gestão na cidade do Rio de Janeiro:

" É um trabalho que se faz com muitas mãos juntas, e não há outro jeito de fazê-lo que não seja por essas parcerias público-privadas", concluiu o governador sob aplausos.

Linha 17 - Ouro


Fonte : http://metroemfoco.blogspot.com.br/





O governo estadual e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) definiram o local de uma das estações mais aguardadas da Linha 17-Ouro do Metrô, que será feita em forma de monotrilho: a do Aeroporto de Congonhas. Será construída na Rua Rafael Iório, quase na esquina com a Avenida Washington Luís, na zona sul, mas do lado oposto do aeroporto. O acesso dos passageiros à estação será feito por meio de uma passagem subterrânea de 80 a 100 metros, que será construída sob um túnel já existente ali, o Paulo Autran.

A definição enterra de vez os planos do Metrô de fazer uma estação embaixo do aeroporto, como era previsto inicialmente. Também fica descartada a construção do acesso a partir do saguão principal de Congonhas. Agora, o túnel vai sair de uma área na frente do guarda-volumes do aeroporto, diante de uma das entradas do edifício-garagem, no subsolo. É no mesmo piso onde param os ônibus fretados e onde os passageiros pegam táxi ao desembarcar.

O túnel será semelhante ao que existe na ligação entre as Estações Consolação da Linha 2-Verde e Paulista da Linha 4-Amarela. A ideia em Congonhas é também colocar esteiras rolantes para facilitar a caminhada. O percurso, porém, é bem maior: na Paulista, são cerca de 40 metros de esteira.

No túnel do aeroporto, será pelo menos o dobro. "Isso não é raro. Em outros locais, você anda 300, 400 metros. Cem metros é bastante razoável, tem caminhadas bem maiores. Estamos analisando a necessidade da esteira", disse o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. A entrada no túnel vai poder ser feita por escada rolante e elevador.

Pelo menos uma desapropriação é certa para que a estação saia do papel. Parte do terreno do Corpo de Bombeiros, que fica na Rua Rafael Iório, terá de ceder lugar à futura estação. Por enquanto, não há interdições previstas no trânsito da região.

Atraso.
As obras da Linha 17-Ouro já estão em andamento desde março e a colocação dos pilares que sustentarão o monotrilho já interditam parcialmente o trânsito da Avenida Jornalista Roberto Marinho. As primeiras estações, porém, só vão ficar prontas no segundo semestre de 2014, depois da Copa. A promessa inicial era que saísse em junho, dias antes do Mundial, mas o governo culpa um atraso de oito meses na obtenção da licença ambiental.

O monotrilho será construído em fases - a estação do aeroporto faz parte do primeiro lote. Neste primeiro trecho, terá oito estações e ligará o aeroporto à Estação Morumbi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Na segunda fase, cruza o Rio Pinheiros em direção a Paraisópolis e Morumbi.

Presidente da SuperVia diz que vai revitalizar Central e construir hotel

Fonte : Portal G1 Rio de Janeiro

Cabral anuncia compra de novos trens em reunião na SuperVia (Foto: Paulo Costa/G1)


Cabral anuncia compra de novos trens em cerimônia
no Palácio Guanabara (Foto: Paulo Costa/G1)

Presidente da SuperVia anuncia, no Rio, a compra de novos trens (Foto: Paulo Costa/G1)


O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, disse nesta segunda-feira (3) que a concessionária vai revitalizar a estação da Central do Brasil e erguer um novo hotel no local. O anúncio foi feito no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, durante a assinatura do contrato entre a empresa, administradora da malha ferroviária da Região Metropolitana do Rio, e a multinacional francesa Alstom para a compra de 20 novos trens, previstos para serem entregues até setembro de 2014.
Também foi acordada a instalação de uma fábrica de montagem de composições em Deodoro, na Zona Oeste, totalizando investimentos de R$ 300 milhões. "Queremos uma Central totalmente nova, próxima do que existe em outros países, como EUA e França", afirmou Cunha.
Durante a cerimônia, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, anunciou a reforma da estação de Metrô do Maracanã até 2014, antes da Copa do Mundo.
O governador Sérgio Cabral, que fechou o evento de assinatura do termo, preferiu não conversar com a imprensa. Coube a Júlio Lopes rebater a informação, publicada pelo jornal O Globo nesta segunda-feira, de que o orçamento da construção dos 16 km da Linha 4 do Metrô (Zona Sul-Barra) pulou de R$ 5 bilhões para R$ 8,5 bilhões, uma variação de 70%. “O projeto agora está orçado em R$ 7,5 bilhões. Esse aumento se deve às melhorias que precisaram ser feitas e os consequentes acréscimos no valor inicial, de R$ 5 bi”, disse.
O contrato de concessão da SuperVia com o estado determinava a aquisição das duas dezenas de trens no período 2016-2020, mas a empresa resolveu antecipar o investimento em quatro anos visando, segundo o presidente da concessionária,  “à aceleração da modernização do sistema ferroviário da região metropolitana”.
O bolso do passageiro de trens da concessionária vai ser afetado depois da entrega das unidades, mas Júlio Lopes não soube informar o valor do reajuste nem a data da alteração. A passagem unitária custa atualmente R$ 2,90.





Crise da Europa

PMI: indústria alemã encolhe pelo nono mês seguido, mas em ritmo menor.


BERLIM, 3 Dez (Reuters) - O setor industrial da Alemanha encolheu em novembro pelo nono mês seguido, mas o fez num ritmo mais lento que em outubro, tendo em vista que as novas encomendas tiveram a menor queda desde março.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do instituto Markit para o setor industral alemão ainda ficou bem abaixo da linha de 50, que divide crescimento de contração, mas avançou de 46,0 para 46,8 e foi igual à estimativa preliminar.

"A pesquisa de novembro mostra que o setor industrial alemão continua com uma inclinação para baixo, mas tivemos alguns sinais animadores escondidos atrás do principal número do PMI", afirmou o economista sênior do Markit, Tim Moore.

"Os volumes de novas encomendas caíram no ritmo mais fraco desde março e a produção recuou na menor taxa neste período de oito meses. Isso ajudou a manter o emprego no setor em novembro", acrescentou.

A Alemanha se mostrou imune aos primeiros dois anos da crise de dívida europeia, mas dados recentes sugerem que essa resistência está diminuindo, com o crescimento desacelerando para 0,2 por cento no terceiro trimestre.

Dados divulgados no mês passado mostraram o setor privado, as encomendas industriais, a produção e as exportações diminuindo, essas últimas no ritmo mais rápido desde o fim do ano passado.

Economistas preveem que a economia alemã vai se contrair no quarto trimestre, mas esperam uma melhora já no primeiro trimestre de 2013.

A última semana teve dados animadores, com a confiança do empresário alemão subindo pela primeira vez em sete meses e o desemprego aumentando muito menos do que o previsto.

Cirque du Soleil



Fonte : Portal G1

O Cirque Du Soleil volta ao Brasil em março do ano que vem para mais uma série de espetáculos. Desta vez, os 200 integrantes do circo apresentam “Corteo” (cortejo em italiano), produção assinada pelo italiano Daniele Finzi Pasca, que reproduz no picadeiro suas fantasias de infância.

Cena de 'Corteo', novo espetáculo do Cirque Du Soleil, que estreia no Brasil em março de 2013 (Foto: Cirque Du Soleil/Divulgação)
Cena de 'Corteo', novo espetáculo do Cirque Du Soleil, que estreia no Brasil em março de 2013 (Foto: Marco Cisaria/Cirque Du Soleil/Divulgação)


A turnê brasileira começa em março em São Paulo. Em seguida vem para Brasília. A data de estreia na capital é 26 de julho. O local ainda não está definido, mas os organizadores estão tentando colocar a tenda do Cirque Du Soleil no Parque da Cidade.

A história de “Corteo” se desenrola durante o funeral de um palhaço. Daniele Pasca morou muitos anos no México, onde os funerais são grandes encontros de família e acabam virando uma festa. Ele explica que decidiu transformar o funeral em uma celebração, um encontro de família do palhaço, com elementos desconhecidos do céu e da terra.

No cortejo de Pasca passam anjos, crianças, bailarinos, atores e muitos palhaços. A tradicional acrobacia ganha arcos gigantes que vêm do Canadá. Artistas rodopiam segurando os arcos como se fossem peões.
Os acrobatas também exibem suas peripécias e piruetas vestidos de pijamas, em camas gigantes. Voam pendurados em balões de gás hélio pelo circo, sobre a plateia, e se penduram em lustres que tem dois candelabros e milhares de jóias brilhantes, brincando com o imaginário infantil.

De R$ 95 a R$ 440 é quanto custarão os ingressos para 'Corteo'. Teatro e poesia fazem parte da trama que tem uma versão “doida e selvagem” de Romeu e Julieta, em um teatro íntimo. O samba também está presente na trilha sonora do espetáculo, que começou em 2005 no Canadá e já foi visto por mais de 6 milhões de espectadores.

Brasileiros
“Corteo” viaja com 200 pessoas de várias partes do mundo. Cinco são brasileiros – quatro técnicos e uma artista, a ginasta paulista Camila Comin, de 29 anos. Ela já fez parte da seleção brasileira de ginástica olímpica e desde 2007 trabalha no Cirque Du Soleil.

Camila é um dos personagens principais de “Corteo”. Ela faz o anjo que está ao lado do palhaço no funeral. Também se apresenta no trapézio e com os arcos gigantes.

Acrobacias realizadas no novo espetáculo do Cirque du Solei, que estreia no Brasil em março (Foto: Marco Cisaria/Cirque du Soleil/Divulgação)
Acrobacias realizadas no novo espetáculo do Cirque du Solei, que estreia no Brasil em março (Fotos: Marco Cisaria/Cirque du Soleil/Divulgação)


Além de São Paulo e Brasília, a trupe ainda vai passar por Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e encerra a turnê em Porto Alegre, em março de 2014. As capitais do Nordeste que receberam o espetáculo Varekai este ano ficaram fora da turnê de Corteo por causa dos custos de montagem, atrelados ao dólar, que segue em alta.

Mesmo assim, a expectativa de público é de um milhão de pessoas, superando Varekai, que teve pouco mais de 900 mil espectadores. Para atingir esse número, a produção conta com uma tenda maior, com 200 lugares a mais por espetáculo.

Os ingressos vão custar entre R$ 95 e R$ 440. As vendas começam em março para a cidade de São Paulo. Nas outras cidades as datas serão anunciadas no começo de 2013.


VLT do Rio de Janeiro



Fonte : 

Rio lança o edital do VLT da Zona Portuária

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal da Casa Civil, publicou na semana passada o edital para implantação, operação e manutenção de sistema de Veículo Leve sobre Trilhos das regiões portuária e central da cidade.  Em regime de parceria público-privada, a concessão patrocinada será dos serviços, fornecimentos e obras de implantação, operação e manutenção do sistema.

A sessão para o recebimento das propostas será no dia 10 de janeiro, às 10h, na sede da gerência de licitações (Rua Afonso Cavalcanti, 455, 15º andar, sala 1501, Cidade Nova, Rio de Janeiro). O edital está disponível no link http://ecomprasrio.rio.rj.gov.br/editais/banners_lista.asp#topo . As dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas através do e-mail comissaogbp@pcrj.rj.gov.br ou na gerência de licitações.

O VLT da Zona Portuária integra o projeto Porto Maravilha, que visa à revitalização da região. O sistema terá 30 quilômetros e 42 estações divididas em seis linhas.  A construção do sistema de VLT será em duas etapas. A primeira será a implantação do trecho Vila de Mídia – Santo Cristo – Praça Mauá – Cinelândia, com prazo para ser concluída em 2015.  Já a segunda etapa contempla os trechos Central - Barcas, Santo Cristo – América – Central – Candelária, América – Vila de Mídia e Barcas – Santos Dumont, a serem implantados em 2016.