sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto das estações do BRT da Transoeste

Fonte: http://curtirarquitetura.com.br/

http://curtirarquitetura.com.br/arquiteto-detalha-projeto-das-estacoes-do-brt-da-transoeste/

Porto de Santos

Fonte: Jornal A Tribuna

A partir das 18 horas desta sexta-feira, o Porto de Santos e seus órgãos fiscalizadores passam a operar 24 horas por dia. Inicialmente, será em caráter experimental e, a partir de segunda-feira, de forma permanente. A medida foi anunciada pela Secretaria de Portos (SEP) na manhã desta sexta-feira. 

O objetivo é ampliar e agilizar as operações do complexo marítimo. Até então, os terminais portuários já atuavam 24 horas por dia e sete dias por semana, mas alguns órgãos atendiam ou recebiam pedidos de liberação de cargas apenas no horário de expediente.

É o caso da Alfândega do Porto de Santos (órgão ligado à Secretaria da Receita Federal, do Ministério da Fazenda). Até ontem, sua equipe de plantão (das 18 às 8 horas e em feriados e finais de semana) atendia apenas pedidos de atracação de navios e processos de passageiros, segundo a assessoria do órgão. Agora, a lista de serviços realizados será ampliada, com a recepção de declarações de trânsito aduaneiro (DTA), importação (DI ou sua versão simplificada, a DSI) e exportação (DE ou sua versão simplificada, a DSE). A fiscalização de cargas terá de ser agendada. 

A Codesp, a Autoridade Portuária, que também atuará em esquema de plantão, informou que, a partir desta sexta-feira, a sala para atendimento aos serviços inerentes ao Porto Sem Papel e protocolo em geral, no edifício José Armando Pereira (antigo prédio do tráfego), serão realizados, ininterruptamente, por 24 horas, atendendo ao estabelecido pelo programa da SEP. Os serviços estão sob a coordenação do Engenheiro Antonio Carlos Fernandes Coelho e estarão sendo atendidos por técnicos da empresa também pelo telefone.
As vigilâncias Sanitária (Anvisa, do Ministério da Saúde) e Agropecuária (Vigiagro, do Ministério da Agricultura), a Capitania dos Portos e a Polícia Federal informaram que a medida do Governo não irá alterar seu cotidiano, pois eles já trabalham com equipes de plantão 24 horas.

Operação 24 horas
O lançamento do Programa Porto 24h aconteceu na manhã desta sexta-feira, em Brasília. Anunciado pelo ministro dos Portos, José Leônidas Cristino, o objetivo da operação é desburocratizar o sistema portuário, com o trabalho integrado das equipes de fiscalização que atuam nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. A partir do próximo dia 3, também passam atuar no mesmo regime os portos de Paranaguá, no Paraná, Rio Grande, no Rio Grande do Sul, Itajaí, em Santa Catarina, e Fortaleza, em Pernambuco. 

O Porto 24h irá integrar as ações do Porto Sem Papel, Carga inteligente e VTMS. A implementação destes sistemas fazem parte da cartela e investimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da ordem de R$ 800 milhões.

TAV - RIO - SÃO PAULO

Fonte: Correio Braziliense

O cenário pelo qual os trilhos do Trem de Alta Velocidade (TAV) vão seguir é favorável do ponto de vista da opinião pública. Isso porque, ainda que receba diversas críticas quanto ao custo e à grandiosidade do empreendimento, a população brasileira conhece a proposta e a aprova. É o que mostra a pesquisa feita pelo Ibope Inteligência/Santafé Ideias a que o Correio teve acesso com exclusividade. No levantamento, o grau de aprovação fica em 79%, mesmo em regiões que não serão beneficiadas pela linha, que ligará Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A rejeição ao trem-bala é baixa, menos de 20%. 

A pesquisa ouviu 2002 pessoas com mais de 16 anos, em 142 municípios das cinco regiões do país, de 14 a 18 de março deste ano. Cerca de 63% dos entrevistados já tinham ouvido falar do trem-bala. Os que tomaram conhecimento dele no momento da entrevista correspondem a 35%. Apenas 2,6% não responderam. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Os números indicam que o TAV tem sido comentado e discutido pela população em todo o território nacional. A prova disso é que, quando avaliada a proporção de conhecedores da obra de acordo com as regiões socioeconômicas, os números são significativos. Cerca de 25% dos entrevistados no Nordeste estão informados sobre o tema. No Norte, no Centro-Oeste e no Sul, são 15%. No Sudeste, por sua vez, a relação foi de 44%. 

Quanto ao grau de informação, ele cresce segundo a escolaridade, a classe social e a renda mensal. No entanto, os dados mostram que o tema tem penetração também nas classes D/E. Deste segmento social, 43% dos ouvidos, em todas as regiões do Brasil, já ouviram falar do trem-bala. O mesmo vale para os que ganham até um salário mínimo (53%) e cursaram até à 4ª série do ensino fundamental (48%). 

Em uma segunda etapa das entrevistas, os participantes deveriam se posicionar de forma positiva ou negativa a respeito de quatro assertivas. A primeira averiguava se “o trem-bala é necessário para modernizar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil”. Ela recebeu percentual de concordância de 79%. Já o índice de discordância foi de 14%. Os que não opinaram compõem 7%. 

Outro item avalia a importância de se expandir o transporte ferroviário a outras regiões, por meio da questão “o trem-bala é tão necessário que devia ser construído também em outras regiões”. Cerca de 74% dos participantes concordaram, e 18% não. Os que não opinaram correspondem a 7%. 

Modernização 
Os dados captados pelo levantamento mostram que a população quer e concorda com a modernização do sistema ferroviário no país, afirmou a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). A gerente executiva da entidade, Roberta Marchesi, diz que esse meio de locomoção colabora para o aumento da qualidade de vida do usuário. “Trata-se de um trem que alcança velocidade de 250km/h. Dessa forma, o passageiro economiza tempo e aproveita para descansar ou se divertir”, avaliou. 

A crítica comum dos especialistas à implantação do veículo sobre trilhões é o custo: R$ 30 bilhões, o que acaba aparecendo também na pesquisa. Entre os ouvidos, 53% acreditam que esse dinheiro deveria ser usado em coisas mais importantes, contra 37% que não concordam com essa ideia. 

Menina dos olhos 
Após atrasos no lançamento das obras, leilões esvaziados e problemas com o projeto inicial, o edital para fornecimento de tecnologia para o TAV deve ser lançado em julho. O veículo sobre trilhos percorrerá 511km, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e alcançará a velocidade de 250km/h. O projeto existe há mais de 20 anos. Nos últimos três, ganhou força como principal obra de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e como a menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff. 

Monotrilho da Linha 17 - Ouro de São Paulo

Fonte: 

A Companhia do Metropolitano de São Paulo abriu licitação para o fornecimento de sistemas de telecomunicações e alimentação elétrica do monotrilho da Linha 17-Ouro. As concorrências são separadas, mas a data de entrega e abertura das propostas é a mesma: 17 de maio.

Os editais estão disponíveis no site do Metrô de São Paulo www.metro.sp.gov.br até 17 de maio. A sessão de entrega das propostas dos sistemas de telecomunicações está marcada para 20 de maio. Enquanto a dos sistemas de alimentação elétrica agendada para 21 de maio.

A Linha 17-Ouro ligará a estação Jabaquara, da Linha 1-Azul, à estação São Paulo-Morumbi, da Linha 4-Amarela (ainda em construção), através de um monotrilho. Essa linha terá como principal parada o Aeroporto de Congonhas, passando também pela Linha 5-Lilás do metrô e pela Linha 9 da CPTM. 

Monotrilho - Linha 18 - Bronze do Metrô

Fonte: O diario Reporter

O governador Geraldo Alckmin afirmou ao deputado estadual Orlando Morando (PSDB), durante encontro ontem que a licitação da Linha 18-Bronze do Metrô, o monotrilho que vai ligar a Capital ao ABC, sairá em até 90 dias.
Relator especial do Projeto de Financiamento do Metrô ABC e membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações, o deputado Orlando Morando já havia adiantado que o edital de obras seria lançado em junho.
A Linha 18 - Bronze, que passará por Santo André, São Caetano e São Bernardo, terá 20 km de extensão, 19 estações, 25 trens, 2 pátios e 4 terminais integrados, atendendo uma população estimada em 400 mil diariamente. A projeção é de o intervalo entre os trens ser de menos de três minutos. O orçamento total previsto é de R$ 4,1 bilhões.
Morando acredita que as obras deverão ser iniciadas ainda neste ano. Na primeira fase do projeto, os trens vão sair da Estação Tamanduateí e vão seguir para São Caetano pela avenida Guido Aliberti, antes de circular na divisa entre Santo André e São Bernardo, na avenida Lauro Gomes. De lá, o monotrilho continuará até o Paço Municipal de São Bernardo pela avenida Pereira Barreto. E, na segunda fase, o metrô chegará até a região do Grande Alvarenga.

Railtex 2013



http://www.railtex.co.uk/exhibitor-list/

VLT de Goiânia


Fonte: DM.com.br
DANILO BOAVENTURA

Para o deputado, VLT é inviável
Para o deputado, VLT é inviável

O deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) disse nesta quinta-feira (18), durante a discussão do projeto  nº 937/13 que pede a aprovação orçamentária de R$ 805 milhões para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Grande Goiânia, que a CELG não dispõe de infraestrutura necessária para abastecer o meio de transporte.
Segundo Peixoto, o presidente da companhia energética goiana teria o informado que não existem estudos  para avaliar a viabilidade de suporte energético para o VLT. Ele me informou que para “construir ou ampliar uma subestação, levaria muito tempo. O Governo tenta passar o carro à frente dos bois. Não há projeto de viabilidade elétrica, que é o combustível do VLT", reclama.