Para novas conexões: o Trem - VLT
A Vossloh projetou o primeiro trem - VLT na Espanha, um novo conceito de transporte que é menos contaminador, mais rápido e mais eficiente:
O trem - VLT é um veículo articulado que funciona como trem de subúrbio na área metropolitana e como VLT no contexto urbano. Trata-se de um trem unidade elétrico bidirecional, capaz de operar na superfície e subterrâneo. Viajar do exterior de uma cidade para seu interior sem ter de mudar é a maior vantagem deste sistema misto, tornando possível atingir tempos de viagem que sejam muito competitivos em comparação com outros meios de transporte.
Com um projeto que é singular, coerente, funcional e confortável, estética atual e uma imagem muito moderna, o trem - VLT é a solução da Vossloh Espanha para aumentar a sustentabilidade e promover o uso do transporte coletivo de passageiros.
Outra característica é de que o trem - VLT é também adequado para lidar com os raios de curvas e gradientes acentuados que são usados no tráfego urbano, admitindo-se raios mínimos de 30 metros e rampas máximas de 6%.
Viaja a 100 km/h como trem de subúrbio, com grande capacidade de aceleração de 1,2 m/seg2 como VLT com alto poder de frenagem e velocidade máxima de 70 km/hr.
Cada unidade de trem - VLT compreende três carros articulados com quatro truques. Existe um truque motor em cada extremidade da unidade e dois truques, um motor e um sem tração, sob o carro médio. Cada truque motor tem dois motores independentes localizados em cada um dos dois eixos do truque. É dotado de piso baixo em cerca de 60% dos veículos das extremidades, 36 cm acima do nível da via e o interior do veículo é diáfano com amplas passagens de intercomunicação entre os carros, criando um espaço único para os passageiros.
O veículo tem ar condicionado, suspensão pneumática, plataforma de acesso ao deck inferior, um grande número de assentos, espaço reservado a pessoas com mobilidade reduzida, espaço reservado e suportes para bicicletas, baixos níveis de ruído e vibrações, grandes superfícies de janela e formas aerodinâmicas nos lados inferiores e teto.
Propulsão
A unidade de acionamento de cada veículo compreende seis motores de corrente alternada que ficam completamente encapsulados, trifásicos, assíncronos, auto-ventilados e quatro polos com faixa de energia contínua e acoplamento contínuo. Localizado no teto de cada unidade, existe o equipamento de tração Onix que alimenta os dois motores incluídos no motor do truque correspondente.
O controle do inversor de acionamento compreende as unidades "Agate" que são dotadas de microprocessadores de 32 bits e que controlam os inversores usando o sinal de modulação de largura de pulso, ou gerados por PWM pelos emissores do ponto de ajuste.
Este sistema de tração está incluído na unidade de alta tensão que também serve para captar o fornecimento de eletricidade da linha de distribuição aérea e os conversores de alimentação auxiliar.
A unidade de captação de eletricidade fica localizada no teto do carro médio e compreende o pantógrafo, o dispositivo de segurança de sobretensão e dois disjuntores extra-rápidos. O dispositivo de segurança que impede tensões elétricas acima do valor máximo permitido em operação normal é estático e não requer ajuste e manutenção.
Os conversores auxiliares são estáticos e existem dois instalados em cada unidade de trem trem - VLT que proporcionam redundância. Embora recebam os 750 volts diretamente da linha aérea, são projetados para alimentar todos os serviços auxiliares, com uma faixa de potência de saída contínua para carga de bateria, iluminação, painéis indicadores, etc. Esses conversores compreendem um inversor trifásico e um carregador de bateria. As baterias são também de tamanho que permite, no caso de emergência, as portas serem abertas e a iluminação fluorescente de emergência ser ativada.