quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

VLT de Santos


Fonte : G1

Reprodução de projeto do Veículo Leve sobre Trilhos em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)
Reprodução de projeto do Veículo Leve sobre
Trilhos em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A última das três licitações que tratam da implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em Santos, litoral de São Paulo, deve ser concluída até o mês de março. Essa é a expectativa do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que tomou posse na terça-feira (1).
A licitação em questão diz respeito às obras físicas. O cronograma prevê que as mesmas já se iniciem no primeiro semestre de 2013. Segundo Barbosa, há, ainda, a previsão de que outra licitação - referente à aquisição dos sistemas de energia, sinalização, telecomunicações, controle de arrecadação e de passageiros - seja finalizada ainda em janeiro.
"Fazemos reuniões com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e a EMTU/SP (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) desde o final do pleito (em outubro), para acelerar esse processo. A primeira das licitações, que trata do material rodante, já teve a ordem de serviço expedida e os vagões, que estão sendo produzidos na Espanha, ficarão prontos em 18 meses. Outra licitação que queremos acelerar é referente aos sistemas. Estamos avançando para concluí-la em janeiro. Já a licitação das obras físicas, com as intervenções na malha viária, a expectativa é de concluirmos em 60 dias", disse o prefeito.
Paulo Alexandre ainda comentou a importância do projeto para a mobilidade urbana na cidade. "O VLT é um sonho antigo dos santistas, então muitas vezes nós compreendemos a descrença da população, porque o projeto é discutido há mais de uma década. Mas já demos passos que eu diria serem irreversíveis (para implantação do VLT). Posso assegurar que o município fará sua parte."

Trânsito ficou complicado na entrada da cidade de Santos (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)
Entrada da cidade de Santos registra constantes
problemas (Foto: Solange Freitas/TV Tribuna)


No final de dezembro, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, havia autorizado a compra de 22 vagões do VLT. Segundo informações da EMTU, o investimento é de mais de R$ 251 milhões. A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de em maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.

Outro desafio apontado por Barbosa envolvendo o transporte em Santos diz respeito a obras previstas para a entrada da cidade para quem vem da capital e do interior do Estado, pela Via Anchieta. "É uma das obras mais importantes a serem feitas. A Prefeitura tem apenas um estudo em relação à alternativa viária para a obra, e precisamos transformar isso em projeto básico e projeto executivo para, aí sim, buscarmos recursos junto ao Governo do Estado, ao Governo Federal e, se necessário, recursos internacionais para tirar essa obra do papel", concluiu o prefeito.








Alstom


Fonte: http://www.railway-technology.com/

Que ce n'est que l'une des bonnes nouvelles des contrats qui seront signés
eufariassim


French state rail operator SNCF, on behalf of the Pays de la Loire Region, has placed an order with Alstom to supply five Regiolis regional trains from the Coradia Polyvalent range for about €25m.
SNCF has also ordered 24 Citadis Dualis tram-trains, some of which have been in service on the Nantes-Clisson line since 15 June 2011.
This order corresponds to an option exercised under the agreement, signed with the SNCF on October 2009, financed by the French regions.
The Pays de Loire Region now operates 54 Alstom regional trains and has already ordered 15 Coradia Polyvalent trains, with an average seating capacity of 216, ten hybrid dual-voltage train sets and five electric dual-voltage train sets.
Coradia Polyvalent is entirely designed, manufactured and assembled in Alstom factories in France. So far 171 Coradia Polyvalent train sets have been ordered. Alstom said it intends to apply the framework contract to 1,000 train sets in the future for €7bn, in order to improve the industrial activity of French production sites.
The company delivered the first Regiolis train, a family of Alstom's range of regional Coradia trains, to the French regions and the SNCF on 14 June 2011.
The test phases are currently underway, with the first deliveries due in 2013.
Alstom said the highly modular Coradia Polyvalent range is a single-level regional train with various technical configurations and passenger amenities.
It can travel at up to 160 km/h in both its electric and hybrid versions, operating at two different voltages of 25kV and 1,500V.
The Coradia Polyvalent range is also available in a cross-border version for operations on the German and Swiss rail networks, at a voltage of 15kV. They consume about 15% less energy, with motor bogies positioned at the ends of the carriages to limit vibration and noise levels.