sexta-feira, 26 de abril de 2013

VLT de Santos

Fonte: imprensa@emtu.sp.gov.br

EMTU/SP apresenta projeto do VLT na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos
Evandro Losacco, diretor de gestão operacional, explicou como será implantado o VLT para um público de mais de 160 pessoas.

O projeto executivo do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) foi apresentado na noite de 25 de abril, pelo diretor de gestão operacional da EMTU/SP Evandro Losacco, que explicou em detalhes, a implantação do VLT na Baixada, destacando a importância da obra na região.  “Este é um projeto que vai trazer progresso para a Baixada Santista e melhorar a qualidade vida das pessoas porque prioriza o conforto, a mobilidade urbana e a redução de tempo no trânsito. Tudo isso, sem gerar poluição, já que o VLT é movido à energia elétrica”, ressalta.

Para o diretor da Associação dos Engenheiros e diretor de Pós-Graduação da Universidade Santa Cecília, Aureo Emanuel Figueiredo, essa é uma apresentação extremamente importante, uma vez que “todos os projetos de grande representatividade e infraestrutura da baixada foram discutidos nesta associação. Com o VLT não poderia ser diferente, já que é um projeto importante para a baixada e vai trazer desenvolvimento e bem estar para a população ”.

O veículo sobre trilhos é um sonho antigo da população que historicamente conviveu com trens e os bondes. Durante décadas os santistas almejavam a volta de um transporte público semelhante. Agora, com o VLT, um veículo mais moderno, confortável, seguro e rápido, esse sonho começa a se tornar real. “O VLT era quase uma lenda urbana, mas o Governo do Estado tomou à frente e a EMTU/SP vai implantar o VLT. E, para mim, é uma honra ser o porta-voz de algo tão esperado pela população ”, explica Losacco.

EMTU na Comunidade
A apresentação do projeto faz parte do Programa EMTU na Comunidade, uma ação que tem o objetivo de convidar a sociedade civil para conhecer e discutir os projetos na cidade onde eles serão implantados. Com esse Programa, a EMTU/SP garante total transparência ao processo, permite que todo o cidadão tenha uma atuação participativa e contribui para tornar o projeto um grande benefício a toda a população.
O Programa EMTU Na Comunidade já realizou outros encontros para discutir o VLT na Baixada Santista, como a apresentação na Câmara de Comércio de Santos, no centro histórico da cidade.

VLT do Rio de Janeiro

Fonte: Reuters Brasil

26 Abr (Reuters) - Um consórcio com CCR e Invepar venceu a concorrência no processo de contratação de serviços para o sistema de transportes de passageiros através de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade do Rio de Janeiro.
O prazo do contrato de parceria público privada (PPP) será de 25 anos, com a iniciativa privada responsável pelas obras de implantação, compra dos trens e sistemas, operação e manutenção do VLT durante esse período, informou a CCR em nota.
"A implantação do VLT faz parte da estratégia do governo do Estado do Rio de Janeiro de garantir a infraestrutura de transportes adequada para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016", de acordo com a CCR.
"O VLT será ligado ao metrô, trens metropolitanos, barcas, BRTs, rede de dois ônibus convencionais e ao Aeroporto Santos Dumont, contribuindo para consolidação do conceito de rede de transporte integrada", acrescentou o comunicado.
Segundo o documento da CCR, a concessionária será remunerada pela receita tarifária e pelo pagamento da contraprestação pecuniária ao longo da operação, totalizando 1,6 bilhão de reais. O valor da tarifa é de 1,98 real.
Segundo documento da CCR, a estimativa é 220 mil a 250 mil passageiros por dia nas vias que englobam o empreendimento, o qual terá seis linhas e 42 estações.
O custo da obra é estimado em 1,2 bilhão de reais, e contará com apoio de 532 milhões de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC) durante o período da implantação do projeto, nos primeiros três anos.
O consórcio VLT Carioca tem como principais sócios a Actua Assessoria, controlada da CCR, com participação de 24,43 por cento; a Invepar (24,43 por cento); a Odebrecht TransPort (24,43 por cento)e a Riopar Participações (24,43 por cento).

Каму паводка па калена...



Вельмі дарэчы ў гэты час аказаўся ўсюдыход, зроблены рукамі жыхароў Петрыкава — бацькі і сына Яворскіх. У выніку паводкі гарадская ўскраіна аказалася моцна падтопленай прыпяцкай вадой, і цяпер да некаторых падвор'яў без трактара альбо лодкі не дабрацца. На сваім "усюдыходным" сродку перасоўвання яны могуць дабрацца да любой кропкі. Вада аўтамабілю-трактару не перашкода: яна, як кажуць, яму па калена.

— Мы стваралі машыну з мэтаю дабрацца ў любое месца і ў любы час з мінімальнымі затратамі, — кажа старэйшы Яворскі. — Для гэтай тэхнікі не патрэбны дарогі, яна не баіцца багны.

На падворку Яворскіх стаіць яшчэ адзін, ручной зборкі, трактарны агрэгат — для працы з плугамі, у якасці экскаватара і для грузавых перавозак. Але для рыбалкі, для збору журавін — гэты, з коламі нізкага ціску, проста незаменны, бо бесперашкодна пераадольвае любое пакрыццё.

Захапленне майстраваць, ствараць неабходныя ў побыце рэчы і машыны ў Валерыя Яворскага даўно. Вучыцца ад бацькі ствараць "разумныя" рэчы і сын Аляксандр. Цяпер гэтыя петрыкаўскія "кулібіны" ствараюць чарговае прыстасаванне, неабходнае для будаўнічых работ, — бетонамяшалку .