quarta-feira, 3 de julho de 2013

Alstom in world

Source: railway-technology.com

Alstom Citadis-Cuenca

Image: The 14 Citadis trams will be operated on Cuenca's 10km tramway, which is scheduled to open in 2015. Credit: Alstom Transport.

CITA Cuenca will also be responsible for the electrification, power supply and system integration on the city's 10km tramway line, which is currently in development and will cover 20 stations.
The new line, Ecuador's first tramway system, will open in 2015 and is expected to transport around 120,000 passengers a day.
Alstom will deliver its APS3 catenary-free power system to preserve the historic heritage of the city, which has been recognised as a UNESCO World Heritage Site.

The power supply to the trams will be provided through a third rail embedded in the ground between the running tracks.
Following completion, Cuenca will be the first city to operate a catenary-free tram in the Americas; the system has already been in service in many French cities such as Bordeaux, Reims, Angers and Orleans.
"The new line, Ecuador's first tramway system, will open in 2015 and is expected to transport around 120,000 passengers a day."
The catenary-free tram system will also be used in Tours, France, and in Dubai, United Arab Emirates.
Alstom Transport senior vice president in Latin America Michel Boccaccio said that the recent order will help the company show other Latin American countries that similar projects can be developed in their cities.
"This project and our Citadis will improve the urban mobility of Cuenca, home to about 500,000 inhabitants, with one of the cleanest, most efficient and most comfortable means of public transportation," Boccaccio said.
Alstom's 33m-long Citadis tram is capable of accommodating around 300 passengers and its low floor and wide doors provide easy access for passengers with reduced mobility.
All Citadis trams and the infrastructure components will be produced at the company's French facilities at La Rochelle, Ornans, Vitrolles and Saint Ouen.

Só 4% dos municípios têm plano de transporte, revela IBGE

Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/

Um dos pontos centrais da onda de protestos que tomou conta do País , o transporte coletivo é objeto de políticas públicas municipais, mas praticamente sem canais de participação popular e planos específicos. O Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic 2012) divulgado nesta quarta-feira (03), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 6,4% da 5.565 cidades do País têm Conselho Municipal de Transporte, canais que reúnem representantes dos governos, usuários, trabalhadores e empresários. A proporção de municípios com Plano Municipal de Transporte é ainda menor, de 3,8%.
Mais Munic 2012: 


"O conselho municipal é onde a sociedade civil pode se pronunciar e o plano municipal detalha desde a estrutura viária, o asfaltamento de ruas até itinerários de ônibus e até tarifas das passagens podem ser incluídas", diz a gerente da Munic 2012, Vania Pacheco.
Transporte público não é foco nos municípios brasileiros
Getty Images-Transporte público não é foco nos municípios brasileiros

A Munic 2012 é a décima edição do perfil dos municípios brasileiros. As prefeituras são responsáveis pelas respostas dos questionários. As informações foram colhidas entre maio e dezembro do ano passado.
Os dados mostram que somente 3,5% dos municípios brasileiros têm fundos municipais específicos para transportes, chegando a 47,4% das cidades com mais de 500 mil habitantes e menos de 2% nas cidades com até 20 mil moradores. Os fundos são mais um recurso de descentralização das políticas públicas.
Na publicação, os técnicos do IBGE dizem que "as prefeituras tradicionalmente concentram suas ações na implantação e manutenção das vias públicas, têm pouca atuação na gestão de trânsito e se limitam a administrar a tarifa dos serviços de ônibus". "Para solucionar as periódicas crises que envolvem os setores da população que mais dependem do transporte coletivo, os governos, em geral, apresentam respostas superficiais", diz o estudo. "A participação da população na formulação de políticas e na gestão do transporte é um instrumento prático para provocar ações efetivas na área, além de auxiliar na fiscalização da atuação da prefeitura no setor", conclui.
A existência de conselhos e de planos municipais de transporte cresce de acordo com o tamanho das cidades. Nas cidades que têm entre 100 mil e 500 mil moradores, 43,6% têm conselhos e 22,4% têm planos de transporte. Nos grandes centros urbanos, com mais de 500 mil habitantes, as proporções sobem para 76,3% de cidades com conselhos municipais e 55,3% de cidades com planos de transporte.
Metrô
A pesquisa mostra que apenas 0,3% dos municípios têm metrô, todos com mais de 50 mil habitantes. A proporção se manteve a mesma de 2009. Somente no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília a maior parte do percurso é subterrânea. Nas demais cidades, são de superfície. Houve aumento no porcentual de municípios com transporte por mototáxi e com serviço de táxi e queda nos municípios que com transporte por trem, passando de 3% para 2,5% entre 2009 e 2012. Os serviços mais frequentes são de ônibus intermunicipais, que estão em 85,8% dos municípios.
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