sábado, 1 de setembro de 2012

Munhoz na luta

Reunião da Sitraemfa, mais detalhes ver link abaixo. Mais uma participação do Agentes em alerta (Michel Munhoz)

http://agente-sp.blogspot.com.br/2012/08/primeiro-de-reuniao-da-comissao-do-pccs.html

Reunião da Sitraemfa


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Trem entre Brasília e Goiania




Trem que liga Brasília a Goiânia ficará pronto em 2017
Obra deve custar R$ 700 milhões e estudos técnicos ficarão prontos no início de 2013
 
Fred Leão, do R7 | 28/06/2012 às 17h41


 
Bruno Oliveira/ANTT

Reunião serviu para a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para o projeto do trem de média velocidade

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Trem que liga Brasília a Goiânia ficará pronto em 2017


O trem de média velocidade, que transporta passageiros e cargas, e vai ligar as cidades de Brasília, Anápolis e Goiânia deve ficar pronto em quatro anos, segundo a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste). O prazo inclui a realização dos estudos, formulação do projeto e execução da obra. O custo estimado é de R$ 700 milhões. O diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado,  afastou riscos de obra não sair do papel.
— A obra não corre risco de não sair. Quem viver, verá.

Nesta quinta-feira (28), uma reunião com os ministros do Transporte, Sérgio Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, definiu o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação da linha. Conhecido popularmente por trem bala, o veículo que ligara Brasília a Goiânia, na verdade, será o trem de média velocidade, que atinge 140 Km/h e deve concluir o trecho em cerca de uma hora. Já o trem bala trafega em velocidade superior a 200 Km/h.

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A licitação para realização dos estudos técnicos deve ficar pronta em 60 dias. Após esse prazo, a estimativa é de que o estudo seja concluído em um prazo de quatro meses. a previsão é que o edital de licitação para construção da linha seja lançada no início de 2013.   A verba virá dos governos Federal, de Goiás e do DF. Poderão ser usados recursos do FCO (Fundo constitucional de Financiamento do Centro-Oeste).

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Mais barato
Segundo Dourado, a opção pelo trem de média de velocidade se deve aos custos da obra.

— O trem de média velocidade é muito mais barato e viável para essa distância (de 190 Km).

A concessão para a administração da linha deve ser feita, de acordo com a Sudeco, por uma PPP (Parceria Público-Privada), o que significa que uma empresa fica responsável pela gestão, mas terá a fiscalização dos governos de Goiás e do Distrito Federal e também pelo Governo Federal.

De olho no crescimento
De acordo com a Sudeco, a quantidade de pessoas que poderão ser transportadas por dia ainda não está estimada, pois depende dos estudos que serão feitos. Para Marcelo Dourado, o investimento na obra é necessário, pois o eixo Brasília-Goiânia, de ter, até 2027,  20 milhões de habitantes e será a segunda conurbação do País e a região brasileira com uma das maiores rendas per capita.

PIB brasileiro para 2012


Após PIB fraco, analistas baixam projeções para 2012

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