sexta-feira, 12 de abril de 2013
VLT de Santos
Fonte: Conteúdo Empresarial - Comunicação Integrada
Integração. Esse é o termo que norteia as opiniões de empresários e lideranças setoriais, defensores de um planejamento metropolitano que alie as necessidades das cidades da Baixada Santista em prol do crescimento da região. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é apontada como um importante avanço para a expansão da construção civil em cidades como São Vicente e Praia Grande.
Discutido há mais de uma década, o projeto do VLT cumpre as fases de licitação para as obras físicas, previstas para começar ainda no primeiro semestre deste ano. O Governo do Estado de São Paulo autorizou a aquisição de 22 vagões, em um aporte estimado em mais de R$ 250 milhões. Todo investimento em infraestrutura urbana tem reflexo positivo imediato de crescimento. No caso específico do VLT, para que se alcance o resultado esperado, ele deve abranger uma ligação intermunicipal mais ampla, ligando diretamente Guarujá à Cubatão, São Vicente, Santos e Praia Grande, aponta o diretor de expansão da Icipar, André Ursini.
O diretor da Besmon Empreendimento Imobiliários e diretor da regional do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP) em Santos, Renato Monteiro, também defende a ampliação do VLT para beneficiar o Guarujá. Precisamos ter uma visão de desenvolvimento regional, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. É vital, destaca.
Integrando e facilitando a mobilidade urbana, ampliam-se as opções de novos empreendimentos e minimizam-se os transtornos causados pela falta de acessos. ?Nós temos hoje um acesso problemático a Santos por conta dessa ausência de integração. Precisamos ter uma posição definitiva sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, e os impactos deste empreendimento, diz Luiz Antônio Paiva dos Reis, presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob). A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.
Perspectivas - A geração de novas oportunidades, que permitam o desenvolvimento do perfil produtivo das empresas da região, e os projetos para integrar investimentos em infraestrutura urbana serão debatidos durante o Ficon 2013 - Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região, evento promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e organizado pela Una Marketing de Eventos que acontece no Mendes Convention Center, nos dias 6 e 7 de maio.
Iremos oferecer alternativas e fomentar o debate em torno dessas discussões entre empresários, governantes e especialistas em construção civil e economia. A visita à Chicago, nos Estados Unidos, a ampliação do conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, a análise do cenário econômico e o debate entre os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista serão providenciais para traçar perspectivas, reforça o diretor da Una Marketing e Eventos, Fabrício Guimarães.
Entre os temas do Fórum estão "A Indústria Imobiliária - Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos; Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção"; Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes; ?Cidades Inteligentes, Soluções Modernas; e O que esperar de cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano que vivemos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento: www.unaeventos.com.br/ficon/2013.
Discutido há mais de uma década, o projeto do VLT cumpre as fases de licitação para as obras físicas, previstas para começar ainda no primeiro semestre deste ano. O Governo do Estado de São Paulo autorizou a aquisição de 22 vagões, em um aporte estimado em mais de R$ 250 milhões. Todo investimento em infraestrutura urbana tem reflexo positivo imediato de crescimento. No caso específico do VLT, para que se alcance o resultado esperado, ele deve abranger uma ligação intermunicipal mais ampla, ligando diretamente Guarujá à Cubatão, São Vicente, Santos e Praia Grande, aponta o diretor de expansão da Icipar, André Ursini.
O diretor da Besmon Empreendimento Imobiliários e diretor da regional do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (SECOVI-SP) em Santos, Renato Monteiro, também defende a ampliação do VLT para beneficiar o Guarujá. Precisamos ter uma visão de desenvolvimento regional, principalmente no que diz respeito à infraestrutura. É vital, destaca.
Integrando e facilitando a mobilidade urbana, ampliam-se as opções de novos empreendimentos e minimizam-se os transtornos causados pela falta de acessos. ?Nós temos hoje um acesso problemático a Santos por conta dessa ausência de integração. Precisamos ter uma posição definitiva sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, e os impactos deste empreendimento, diz Luiz Antônio Paiva dos Reis, presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob). A previsão é de que o primeiro veículo opere a partir de maio de 2014, entre o terminal Barreiros, em São Vicente, e o terminal Porto, em Santos.
Perspectivas - A geração de novas oportunidades, que permitam o desenvolvimento do perfil produtivo das empresas da região, e os projetos para integrar investimentos em infraestrutura urbana serão debatidos durante o Ficon 2013 - Fórum da Indústria da Construção Civil de Santos e Região, evento promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e organizado pela Una Marketing de Eventos que acontece no Mendes Convention Center, nos dias 6 e 7 de maio.
Iremos oferecer alternativas e fomentar o debate em torno dessas discussões entre empresários, governantes e especialistas em construção civil e economia. A visita à Chicago, nos Estados Unidos, a ampliação do conceito de cidades inteligentes e sustentáveis, a análise do cenário econômico e o debate entre os prefeitos das nove cidades da Baixada Santista serão providenciais para traçar perspectivas, reforça o diretor da Una Marketing e Eventos, Fabrício Guimarães.
Entre os temas do Fórum estão "A Indústria Imobiliária - Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos Anos; Marketing Estratégico: Como realizar um Marketing Revolucionário e de Alto Impacto na Indústria da Construção"; Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes; ?Cidades Inteligentes, Soluções Modernas; e O que esperar de cada Cidade em Relação ao Boom Imobiliário Metropolitano que vivemos. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento: www.unaeventos.com.br/ficon/2013.
Infra estrutura
Fonte: DCI
A Andrade Gutierrez estuda investimentos nos modais portuário e ferroviário, revelou o diretor de relações institucionais do grupo, Gustavo Barreto. De acordo com ele, a empresa está no setor de transporte e logística há algum tempo, seja como acionista de concessionária - como é o caso da CCR - seja como contratada para realizar obras de empreendimentos, e essas experiências motivam novos investimentos.
Barreto disse que a Andrade Gutierrez conduz estudos para definir como participar dos novos empreendimentos previstos pelo governo neste e nos próximos anos, como operador ou contratado para fazer as obras. "A forma como o grupo vai entrar depende da conclusão desses estudos e da forma final dos editais", disse ontem, no evento Brazil Capital Projects & Infrastructure Summit, realizado na capital paulista.
"Temos de aproveitar a aproximação com o setor portuário, já tendo executado várias obras. No plano ferroviário temos um grupo de estudos fazendo uma análise aprofundada das oportunidades", afirmou. Barreto disse que os editais de concessões poderão apresentar mudanças até serem publicados em definitivo.
De acordo com ele, o governo demonstra disposição para dialogar com a iniciativa privada sobre as condições e questões práticas das licitações e divisão dos riscos dos projetos.
Barreto disse que a Andrade Gutierrez conduz estudos para definir como participar dos novos empreendimentos previstos pelo governo neste e nos próximos anos, como operador ou contratado para fazer as obras. "A forma como o grupo vai entrar depende da conclusão desses estudos e da forma final dos editais", disse ontem, no evento Brazil Capital Projects & Infrastructure Summit, realizado na capital paulista.
"Temos de aproveitar a aproximação com o setor portuário, já tendo executado várias obras. No plano ferroviário temos um grupo de estudos fazendo uma análise aprofundada das oportunidades", afirmou. Barreto disse que os editais de concessões poderão apresentar mudanças até serem publicados em definitivo.
De acordo com ele, o governo demonstra disposição para dialogar com a iniciativa privada sobre as condições e questões práticas das licitações e divisão dos riscos dos projetos.
VLT de Santos
Fonte: EMTU
Cinco consórcios entregam propostas para execução de obras do primeiro trecho do VLT
A Comissão Especial de Licitações da EMTU/SP abriu nesta sexta-feira, 12/04, os envelopes com as propostas de preços dos consórcios interessados na execução de obras do primeiro trecho do VLT, ligando Barreiros, em São Vicente, até a Estação de Transferência Conselheiro Nébias, em Santos (concorrência 007/2012).
Os envelopes foram abertos na presença dos representantes do Consórcio Expresso VLT Baixada Santista, formada pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda.; Consórcio OAS/MPE - VLT SANTOS, formado pelas empresas Construtora OAS S.A. e MPE - Montagens e Projetos Especiais S.A.; Consórcio Serveng Consbem – SANTOS, formado pelas empresas Serveng Civilsan S.A. - Empresas Associadas de Engenharia e Consbem Construções e Comércio Ltda.; Consórcio VLT Metropolitano, formado pelas empresas Construtora Ferreira Guedes S.A. e Galvão Engenharia S.A.; e Consórcio Mendes Júnior-Construcap, formado pelas empresas Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A. e Construcap - CCPS Eng. Comércio S.A.
A Comissão Especial Julgadora de Licitações para a Concorrência da EMTU/SP vai analisar e avaliar as propostas e as empresas serão classificadas e anunciadas nos próximos dias em publicação no Diário Oficial do Estado.
As obras do trecho Barreiros – Conselheiro Nébias têm previsão de início em maio de 2013 e conclusão em junho de 2014. O segundo trecho, Conselheiro Nébias-Valongo, encontra-se na fase de licenciamento ambiental e as obras estão previstas para serem iniciadas em junho de 2013, com conclusão prevista para julho de 2014.
Metrô de Porto Alegre
Fonte: Portal G1
Dilma Rousseff defendeu a construção do metrô em Porto Alegre (Foto: Felipe Truda/G1)
Em Porto Alegre para acompanhar a formatura de 2,3 mil pessoas em cursos do Pronatec, a presidente Dilma Rousseff defendeu o metrô como alternativa para o transporte público da capital. Em tom descontraído, saudou os formandos e chegou a brincar que deveria contratar um deles que a lembrou de cumprimentar os professores. Depois do evento no Araújo Vianna, a presidente seguiu para outro compromisso no Cais do Porto.
Dilma participou de solenidade em Porto Alegre
(Foto: Felipe Truda/G1)
(Foto: Felipe Truda/G1)
Após os pedidos feitos pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, para medidas de redução do valor da passagem, a presidente falou sobre o interesse na construção do metrô e disse que deseja esse avanço para a cidade. “Eu tenho muito interesse no metrô. Nunca tivemos esse tipo de transporte porque diziam que metrô era para países ricos. Mas eu quero esse avanço para a cidade do meu neto”, afirmou. “Por isso o governo federal está fazendo parcerias. No caso de Porto Alegre é diretamente com a prefeitura. Em outras cidades, são outros tipos de parcerias”, disse.
De acordo com a prefeitura, uma comissão avaliadora vai escolher a vencedora entre duas propostas apresentadas para o metrô de Porto Alegre. Como o prazo para análise dos projetos foi prorrogado por tempo indeterminado, o início das obras, inicialmente estimado para ocorrer entre julho e setembro deste ano, deverá atrasar. O veículo deverá fazer um trajeto de cerca de 15 km, passando por 13 estações, e deve começar a funcionar em 2017.
Durante o discurso, a presidente também enfatizou que o governo considera o ensino técnico "fundamental" para o crescimento do país. "O Brasil tem que ter trabalhadores técnicos de qualidade. Não é fundamental para o Brasil, é superfundamental. Nosso país precisa disso como precisamos de ar para respirar. Nós precisamos de técnicos que nas diferentes atividades agreguem valor, melhorem a qualidade do trabalho , garantam para o país um crescimento de outra qualidade", afirmou.
Dilma Rousseff ainda criticou as pessoas que fazem "barulho" pela redução do emprego. “Tem muita gente que fica dizendo por aí que temos que reduzir o emprego, que isso é perigoso. 'Ah, tem que desempregar', tem muita gente falando isso. Muita também não é, é pouca, mas faz barulho. Essas pessoas estão equivocadas. Isso aqui que nós estamos presenciando hoje, que é a formação das senhoras e dos senhores, é o melhor instrumento para que tenhamos um mercado de trabalho saudável”, disse.
No Cais do Porto, a presidente participou da cerimônia que entregou 120 máquinas agrícolas e 22 ônibus escolares a municípios gaúchos.
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ENDORSEMENTS
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Laura Patterson, Co-Founder and President, VisionEdge Marketing
Thales / Trakce
Source: http://www.railway-technology.com/
mage: The Thales/Trakce consortium will upgrade train management systems, including signalling and supervision, on the 100km Warsaw Okecie - Radom line. Photo: courtesy of Thales.
Polish rail operator PKP Polskie Linie Kolejowe has awarded a contract worth €76m to a consortium of Thales and Trakce for the modernisation of the Warsaw Okecie - Radom railway line.
The scope of work will include upgrading the train management systems, including signalling and supervision, on the 100km Warsaw Okecie - Radom line.
Under the deal, the consortium will carry out the design and construction of systems including control centres, maintenance and diagnostic centres, interlocking systems and axle counters, telecommunications, passenger information systems and CCTV.
"The scope of work will include upgrading the train management systems, including signalling and supervision, on the 100km Warsaw Okecie - Radom line."
The upgrade is intended to improve safety, increase line capacity and allow trains to run at 160km/h, halving the line's current two-hour journey times.
Work under the project is scheduled to start in November 2013 and is expected to be completed by July 2016.
Thales country director in Poland Pawel Piotrowski said that the contract will strengthen company's position in the Polish railway market.
"This latest award follows another recent success in Poland, where Thales is part of the consortium chosen to modernise the 350km E65 line linking Warsaw and Gdynia," Piotrowski said.
Mudança no Ministério dos Transportes
Fonte:
O secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, Marcelo Perrupato, está deixando o cargo. Ele estava há seis anos no cargo. Perrupato foi coordenador do Plano Nacional de Logistica e Transportes (PNLT) e, após a elaboração do programa, foi convidado pelo Ministério dos Transportes para implantar o projeto.
Segundo Perrupato, a saída foi uma decisão particular, que estava sendo conversada com o ministro Paulo Sérgio Passos desde o início do ano. No final de março, o ministro enviou a Casa Civil o pedido de exoneração do executivo, que aguarda a publicação do decreto.
“Saio para novos desafios no setor privado, buscando dotar o País de bons estudos e projetos, capazes de fazer a infraestrutura do setor dos transportes avançar com a velocidade e o desempenho requeridos pelo porte e dimensão de nossa economia e da nossa posição como uma das mais modernas e competitivas economias do Século XXI”, explica Perrupato, que destaca que não sairá do setor de transportes, onde atua há 47 anos. Ele está em negociação com três multinacionais que atuam na área de projetos. Não cita nomes, mas deixa claro que não são empresas contratadas pela Secretária de Política Nacional de Transportes.
Formado em engenharia civil, Perrupato começou sua carreira no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais, em 1966. Trabalhou no Geipot entre 1977 e 1986, ano em que fundou a Empresa de Consultoria e Comércio Exterior Ltda (ECCEX). Também exerceu o cargo de Secretário de Estado dos Transportes do Governo do Distrito Federal.
Metrô do DF
Fonte: imprensa@tst.jus.br
Pedro Rocha/MB - foto Fellipe Sampaio
A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) ao pagamento de diferenças salariais decorrentes de promoções que não foram concedidas a um empregado da empresa pública. O relator do processo, ministro Vieira de Mello Filho (foto), considerou que a exigência do Plano de Empregos e Salários do Metrô-DF, criado em 1994, de que a promoção por antiguidade ocorra apenas depois de haver promoção por merecimento, viola o artigo 129 do Código Civil.
"É condição defesa por lei a exigência de que a primeira promoção seja somente por merecimento, pois sujeita a progressão funcional ao puro arbítrio de uma das partes, no caso, à regulamentação da promoção por merecimento, a cargo da reclamada. É certo que a promoção por antiguidade, ao contrário da por merecimento, detém requisitos de implementação essencialmente objetivos", sustentou o ministro.
Segundo o plano, as promoções deveriam ocorrer, alternadamente, por merecimento e antiguidade. A promoção inicial deveria ocorrer sempre por merecimento, após 18 meses de serviço e avaliação de desempenho, em regulamento estabelecido pela empresa. Já a promoção por antiguidade, que depende unicamente do tempo de serviço, ocorreria a cada 24 meses. Como o plano não foi regulamentado, a empresa deixou de conceder aos empregados qualquer tipo de progressão.
O pedido de progressão do trabalhador foi negado pela Vara Trabalhista do Distrito Federal e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO). Em recurso ao TST, o empregado sustentou que a empresa, ao deixar de elaborar regramento interno específico, furtou-se da obrigação de conceder promoções por merecimento e antiguidade previstas no Plano de Empregos e Salários. Alegou que deve ser concedida a promoção por antiguidade, independentemente da promoção por merecimento, que sequer foi regulamentada pela reclamada.
O ministro Vieira de Mello Filho destacou que a ausência de normatização regulamentar da promoção por merecimento representa empecilho ao direito à promoção horizontal por antiguidade, ainda que o trabalhador tenha preenchido o requisito quanto ao lapso temporal. Segundo o ministro, a postura da empresa ofende o artigo 129 do Código Civil, que considera verificada, quanto aos efeitos jurídicos, a condição cuja implementação for maliciosamente atrapalhada pela parte a quem desfavorecer.
"Conforme se extrai do acórdão regional, não foi apresentada justificativa para a ausência de regulamentação da promoção por merecimento, a despeito de já haver decorrido quase 20 anos desde sua edição, o que caracteriza óbice malicioso ao implemento da condição para a progressão na carreira, à luz do artigo 129 do Código Civil, que restou, portanto, violado, ao não se reconhecer a ocorrência de tal condição, não devendo a reclamada se beneficiar da própria torpeza", concluiu o ministro, que foi acompanhado por unanimidade pelos ministros da Sétima Turma.
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