Fonte : G1
Envolto em uma batalha judicial que travou as obras por pelo menos 20 dias devido a duas suspensões judiciais, o traçado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) voltou a ser redesenhado nesta sexta-feira (28) com a retomada dos trabalhos após deferimento de um recurso interposto pelo governo do estado no Tribunal Regional Federal (TRF), da 1ª Região, em Brasília, que derrubou a suspensão das obras na Justiça Federal de Mato Grosso. Para o secretário da pasta que organiza as obras para o Mundial de 2014 (Secopa-MT), Maurício Guimarães, as suspensões “criaram uma instabilidade, mas que não chegaram a comprometer o cronograma”, afirmou. A previsão da Secopa é entregar o modal ainda no primeiro trimestre de 2014.
Orçado em R$ 1,4 bilhão e com mais de 22 quilômetros de trilhos, o VLT será gerenciado por uma empresa que será contratada pela Secopa nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “Com uma obra deste tamanho, até por uma exigência legal, você tem que ter um gerenciamento. Nós já temos um gerenciamento na Arena do Pantanal. Nós temos gerenciamento em todas as obras do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transporte (Dnit). Então, aqui no VLT era obrigatório ter uma empresa para nos ajudar, não fiscalizar, mas a gerenciar a obra, na qualidade, na execução dos prazos e em tudo aquilo que foi contratado”, salientou.
Ainda de acordo com Guimarães, o processo licitatório para a contratação da empresa de gerenciamento ainda está na primeira etapa. “Nós abrimos somente as propostas de preço, mas ainda falta a técnica. Preço é 30% no processo licitatório, 70% é técnica. Então, primeiro é a questão dos atestados, a capacidade técnica da empresa. Assim, não necessariamente a mais barata será selecionada, pois o conjunto de preço e técnica, é que vai definir o vencedor”, salientou.
A primeira frente de trabalho está concentrada na rotatória do Km zero, em Várzea Grande. No local, os maquinários escavam a terra para a construção de uma trincheira que terá 384 metros de extensão. A previsão da Secopa é interditar nos próximos dias a avenida Fernando Corrêa da Costa, no sentido centro-Coxipó, em Cuiabá, também para intervenções referentes ao modal. Ainda de acordo com a Secopa, as obras do modal ainda aguardam o licenciamento ambiental em oito intervenções. “Essas obras que nós estamos executando (têm licenciamento). A partir da semana que vem a gente terá todo licenciamento ambiental concretizado e daí nós vamos entrar com as obras em todos os trechos do VLT, os 22 quilômetros com diversas frentes de trabalho”, ressaltou Guimarães.