terça-feira, 30 de abril de 2013

VLT de João Pessoa

Fonte:  IMPRENSA CBTU JOÃO PESSOA

Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa já se encontram em fase de montagem no Ceará. Foi o que constatou o engenheiro e Coordenador de Manutenção da CBTU em João Pessoa, Francisco Hércules de Oliveira, em visita técnica realizada no final deste mês às instalações da Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., em Barbalha. De acordo com o contrato firmado entre a Companhia e a empresa vencedora da licitação o primeiro VLT deverá chegar à capital paraibana em maio de 2014. 

De acordo com Francisco Hércules, a CBTU já repassou cerca de R$ 8 milhões à empresa Bom Sinal, que já está imprimindo um ritmo acelerado na fabricação dos novos trens que irão circular em João Pessoa (PB) e Natal (RN). Ao todo, oito VLTs foram adquiridos para a capital paraibana e 12 para a potiguar. 

Para o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, esse acompanhamento à fabricação dos VLTs será permanente para a Companhia ter noção do está sendo feito. “É uma forma de fiscalizar o contrato firmado com a Bom Sinal para que tudo saia dentro do previsto na licitação e a gente possa averiguar os avanços na montagem do trem que vai mudar a cara do transporte na Região Metropolitana de João Pessoa. A gente quer assegurar a mobilidade e acessibilidade das pessoas com trens modernos e confortáveis”, afirma. 

O VLT de João Pessoa será um trem moderno, rápido, com capacidade de transportar até 600 pessoas por viagem, possui ar condicionado total, duas cabines de comando permitindo operar em monovia, baixo potencial poluidor e baixo consumo de biodiesel e tem facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes (ônibus, Vans e Metros), além de atende às normas internacionais de veículos ferroviários

Siemens

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/

A Siemens foi autorizada pela Comissão Europeia para completar a aquisição da inglesa Invensys Rail, processo que deve acontecer no mês de maio. Anunciado em novembro de 2012, o acordo estava avaliado em 2,2 bilhões de euros. As empresas aguardavam somente a aprovação do negócio por parte de órgãos antitruste.
Com a compra, a Siemens tem o objetivo de expandir globalmente os negócios de automação ferroviária de seu setor de Infraestrutura e Cidades, em especial nos negócios de mobilidade e logística. De acordo com o diretor-presidente da divisão, Roland Busch, a aquisição da Invensys Rail representa a união de duas das mais fortes organizações do mercado de automação ferroviária e deve proporcionar grandes oportunidades de crescimento em nível mundial. As duas empresas já atuam juntas em alguns projetos, como na automação de um túnel de 21 km em Londres.
Com cerca de 3.200 funcionários e forte presença no Reino Unido, Espanha, Estados Unidos e Austrália, a Invensys Rail atua na concepção, produção, fornecimento, instalação e manutenção de sistemas de sinalização e controle ferroviário. A integração da empresa ampliará o mercado de ação da Siemens Rail Automation, presente na Alemanha, Áustria, Suíça, China e Índia. Nos últimos anos, a Invensys Rail expandiu seus negócios em países emergentes como o Brasil, onde está presente por meio da sucursal Invensys Rail Dimetronic.
Já a Siemens, no Brasil há mais de 100 anos, agrupa suas atividades em quatro setores: Indústria, Energia, Saúde e Infraestrutura e Cidades. A companhia conta com mais de 10.000 colaboradores no país, 14 fábricas e sete centros de pesquisa e desenvolvimento.


Edital dos 65 trens da CPTM é adiado

Fonte: 

A CPTM anunciou que a licitação para a compra de mais 65 novos trens sofreu um novo adiamento. A entrega das propostas estava marcada para o dia 25 de abril, porém, mais uma vez a data foi alterada passando para o dia 20 de maio. De acordo com a CPTM, a nova prorrogação da data foi uma solicitação do mercado.

O edital está em pauta desde agosto de 2012, quando o governador Geraldo Alckmin, anunciou a publicação do edital do que seria a maior encomenda de trens elétricos do país. A entrega e abertura das propostas foram marcadas para 11 de setembro daquele ano. Mas desde então vem sofrendo com alterações e prorrogações na data de entrega das propostas.

Alguém consegue explicar ?

Fonte: 

Servidor do Senado ganha R$ 8,5 mil para servir cafezinhoGarçons foram nomeados em 2001 e, em 12 anos, acabaram promovidos e recebem até 20 vezes mais do que o piso da categoria em Brasília.

Com uma equipe de garçons com salários até 20 vezes maiores do que o piso da categoria em Brasília, o Senado tem servidores que ganham R$ 8,5 mil para servir cafezinho. Segundo reportagem do jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira, sete garçons recebem remuneração entre R$ 7,3 mil e R$ 14,6 mil (com horas extras) - três deles atuam apenas no plenário, e quatro ficam no cafezinho aos fundos, onde circulam parlamentares, assessores e jornalistas. Eles têm cargos comissionados na Secretaria Geral da Mesa com título de assistente parlamentar.




A assessoria do Senado afirmou ao Terra que "os níveis ocupados são de AP 04 e AP 02, com remuneração de R$ 6.726,15 e R$ 8.577,00, respectivamente". "Os servidores ocupam cargo de assistente parlamentar e realizam atividades de apoio, conforme previsto pelo artigo 52 do Regulamento Administrativo do Senado Federal, e estão em exercício na Secretaria-Geral da Mesa, Presidência, 1ª Secretaria e Residência Oficial", disse a Casa, por meio de uma nota.

Eles foram nomeados em 2001 e, em 12 anos, acabaram promovidos a cargos comissionados superiores: saíram do AP-5, com remuneração básica de R$ 3,3 mil, para o AP-4 e até mesmo o AP-2, com vencimentos básicos de R$ 6,7 mil e R$ 8,5 mil, respectivamente. Segundo O Globo, em março, o maior salário pago foi a José Antonio Paiva Torres, o Zezinho, que serve exclusivamente os senadores no plenário. Ele recebeu R$ 5,2 mil somente em horas extras e teve remuneração bruta de R$ 14,6 mil.