terça-feira, 9 de abril de 2013

VLT de Cuiabá

Fonte: Mídia News


As obras das três trincheiras paralisadas com a saída da empreiteira Ster Engenharia Ltda. devem ser retomadas nos próximos 15 dias. A previsão da Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) é que, nas próximas semanas, todas as obras visando à Copa do Mundo em Cuiabá entrem em um ritmo acelerado, com a diminuição das chuvas.

“Cada construtora está me apresentando um plano para cumprir o cronograma das obras, que devem ser todas entregues até o final deste ano, com exceção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ficará para março do ano que vem. Assim que passar o período chuvoso, o cronograma prevê uma intensificação maior do ritmo das obras, especialmente do VLT, e esperamos que isso efetivamente aconteça”, informou o secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, em entrevista ao MidiaNews.

Na terça-feira (9), Guimarães vai anunciar as empresas que tocarão as obras das trincheiras do Santa Rosa, Verdão e Ciríaco Cândia (Corredor Mário Andreazza). Além do anúncio das novas empreiteiras, a Secopa vai apresentar, também, o novo cronograma de execução das trincheiras.

Apesar de não confirmar que serão firmados contratos emergenciais para a retomada dessas obras, o secretário admite que “está caminhando para isso”, em função de a Secopa querer a entrega das trincheiras o quanto antes. Uma nova licitação levaria pelo menos 60 dias para ser concluída.
"A princípio, não trabalhamos com a possibilidade de haver um aumento de preço das trincheiras. Mas como foi uma decisão do Governo colocar um turno adicional, e se isso gerar custo, provavelmente haverá um aumento do valor inicial"

Para acelerar o ritmo, os contratos conterão a obrigação de as novas empresas tocarem as obras das trincheiras com um turno extra, assim como já está previsto no contrato do VLT. “A princípio, não trabalhamos com a possibilidade de haver um aumento de preço em relação ao que foi contratado anteriormente. Mas como foi uma decisão do Governo do Estado colocar um turno adicional, e se isso gerar custo, provavelmente haverá um aumento do valor inicial”, disse Guimarães.

A contratação das segundas colocadas na licitação original já foi descartada, em função da recusa dos consórcios Paviservice/Engeponte e Sobelltar. A trincheira da Jurumirim estava sendo construída pelo valor total de R$ 39,3 milhões. A trincheira do Verdão foi orçada em R$ 19,9 milhões, enquanto a trincheira do Santa Rosa foi contratada ao custo de R$ 23,3 milhões.

Polêmica do VLT

As obras do VLT concentraram as polêmicas relacionadas às obras da Copa em Cuiabá e Várzea Grande nos últimos dias, por isso, a Secopa se apressou em esclarecer os questionamentos.

Na terça-feira (2), o juiz federal Julier Sebastião da Silva determinou que o Governo do Estado preste informações regulares sobre o andamento da construção e os pagamentos realizados, independentemente do andamento do processo na Justiça Federal, sob risco de suspender novamente as obras.

A Secopa encaminhou, na sexta-feira (5), todas as informações atualizadas. De acordo com o secretário Maurício Guimarães, as obras ultrapassam os 20% de execução e os pagamentos já realizados atingiram o montante de R$ 200 milhões. No total, o VLT custará R$ 1,47 bilhão.

“Já anexamos as medições ao processo judicial. E vamos passar a fazer isso toda vez que fizermos um pagamento ao Consórcio VLT Cuiabá. Já havia uma decisão nesse sentido, mas como o processo havia subido ao TRF (Tribunal Regional Federal), pensamos que não precisávamos mais informar ao juiz Julier. Com a nova decisão, passaremos a prestar informações regularmente”, explicou o secretário.

Na quinta-feira (4), uma nova polêmica foi causada pelo vereador Dilemário Alencar (PTB). Após reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) e outros vereadores da Capital, realizada na Secopa, Dilemário revelou que o governador teria admitido que o VLT pode não ficar 100% pronto antes da Copa, que começa em junho de 2014. Maurício Guimarães rebateu as declarações, e disse que o vereador pode ter se confundido.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta, por outro lado, que as obras do VLT estão atrasadas em pelo menos 180 dias, conforme consta no último relatório elaborado pelo órgão, referente à situação encontrada em 31 de janeiro de 2013. O próximo relatório do órgão deve ser apresentado até o final de abril.

VLT de Araraquara


Fonte: 

VLT-Barcelona

É possível vermos um grande movimento em grandes metrópoles para a expansão do transporte público. Como são muito afetadas pelo excesso de carros, metrópoles do mundo todo foram as primeiras cidades a investirem mais pesado em transporte coletivo.
Sabemos que ainda há muito que melhorar no Brasil. Mas é muito bom ver que outras cidades, fora dos principais centros urbanos, também estão preocupadas em garantir acesso a transporte público de qualidade. Semana passada, nosso parceiro Via Trolebus contou sobre o interesse de Araraquara em implementar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) na cidade. Leia o texto na íntegra:
Elias Chediek, vereador de Araraquara, se reuniu, nesta segunda-feira (25), com o secretário municipal de Trânsito e Transportes da cidade, Mário Yamada, para apresentar projeto de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para Araraquara.
Na reunião, Chadiek pediu ao secretário que fossem feitos estudos para a implantação de um trajeto de 12 km entre os bairros de Jardim das Hortências e Pinheirinho, a partir da desativação da linha ferroviária que passa pelo centro da cidade. Os trilhos que passam por dentro de Araraquara serão desativados quando o contorno ferroviário estiver concluído.
Com nove quilômetros de extensão e um pátio de manobras com 27 quilômetros de trilhos, o contorno está com 80% das obras concluídas e tem previsão de entrega para maio deste ano.
Representantes da Tria, fabricante espanhola de VLTs, estiveram em Araraquara e demonstraram interesse em participar do projeto.

Rail Brazil Tech & Business Summit 2013


Fonte: KS Comunicação

Idealizado e organizado pela CK Eventos, o Rail Brazil Tech & Business Summit 2013 tem como tema principal “Construindo a Plataforma Tecnológica e de Negócios para Diminuição de Custos e Aumento de Eficiência do Setor Metroferroviário Brasileiro”. 

O evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de junho, no auditório do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo – IBEF (Edifício Spazio JK) chega ao mercado para apresentar e debater temas relacionados às tecnologias, inovações e projetos voltados para o setor de transporte ferroviário de carga e de passageiros no Brasil. 

De acordo com a diretora da CK Eventos, Cristina Kerr, o Rail Tech Summit definirá diálogos estratégicos, técnicos e comerciais. Serão dois dias de palestras e workshops com a finalidade de conhecer apresentar alternativas de tecnologia e de negócios para diminuição de custo e aumento de eficiência das ferrovias. “Desenhamos este encontro para atender os executivos das áreas de suprimentos, engenharia, compras e tecnologia das empresas operadoras de carga e passageiros, indústria, prestadora de serviços, etc.”, comenta Kerr. 

O evento conta com o apoio das principais entidades do setor metroferroviário: 

ANTF - Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários; 
ABIFER - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária; 
ANPTrilhos - Associação Nacional de Transportadores de Passageiros sobre Trilhos. 

SERVIÇO 
Rail Brazil Tech & Business Summit 2013 
• Data: 11 e 12 de junho de 2013 (3ª e 4ª feira) 
• Horário: 8h30 às 18 horas 
• Local: Edifício Spazio JK – 1º andar 
• Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1726 – São Paulo – SP 

Para mais informações: 
• Tel.: (11) 2387-0111 / (11) 2389-1161 
• Email: contato@ckeventosbr.com.br 
• Site: http://ckeventosbr.com.br/rail-brazil-tech-business/

Balanço da Industria Ferroviária

Fonte: Abifer

Em entrevista coletiva, realizada ontem, 4 de abril, durante a 19ª edição da feira Intermodal South America, realizada em São Paulo, a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), apresentou o balanço do setor em 2012.
Segundo a associação, no último ano, o setor produziu 2.918 vagões de carga, 207 carros de passageiros e 70 locomotivas, que resultou em faturamento de R$ 4,3 bilhões. A projeção para 2013 é de que a produção de vagões atinja a marca de três mil unidades, a de carros fique entre 350 e 400 e de locomotivas em torno de 100. O faturamento deverá ficar em torno R$ 4,9 bilhões.
Para o presidente da Abifer, Vicente Abate, o momento é bom para o crescimento da indústria ferroviária. “Com o programa de investimentos em logística, o aumento da malha ferroviária e a mão de obra qualificada, a indústria prevê que até 2030 serão 45 mil km de ferrovias de carga no país”, aponta o executivo complementando que atualmente, o Brasil conta com 30 mil km de malha ferroviária e mais 5 mil km que estão em fase de construção.
Ainda segundo a Abate, de 2009 até agora, o faturamento mais que dobrou. Para os próximos anos, a ampliação da malha ferroviária de cargas, a continuidade dos investimentos no setor metroferroviário e a efetivação do projeto do Trem de Alta Velocidade, deverão demandar mais serviços para a indústria ferroviária no Brasil.
Segundo a Abifer, de 2003 a 2013 são R$ 1,5 bilhões em investimentos no setor, que envolvem ampliações e modernizações das instalações fabris existentes, novas fábricas e novas tecnologias. Atualmente a entidade conta com 64 associados entre fabricantes nacionais e internacionais.

Metrô de São Paulo

Fonte: 

A Companhia do Metropolitano de São Paulo fará um pregão eletrônico no dia 17 de abril para aquisição de dois autos de linha para a manutenção de via de suas linhas. A licitação é do ripo menor preço. O valor de referência é R$ 7,4 milhões.

O edital completo está disponível nos sites www.bec.sp.gov.brwww.e-negociospublicos.com.brwww.metro.sp.gov.br . A sessão pública do pregão será realizada no endereço eletrônicowww.bec.sp.gov.br, no dia 17, às 09h00.







Biocombustíveis - Urina humana

Fonte: Idéias Sustentáveis

A urine powered generator

A necessidade é a mãe da invenção e da criatividade, e é a culpada do nascimento dos grandes inventos da humanidade, basta ter uma idéia e muita força de vontade que as coisas surgem onde menos esperamos. Quatro meninas Africanas apresentaram um gerador de energia fantástico, ele é capaz de gerar eletricidade por seis horas com apenas um litro de combustível. O mais incrível é que o combustível que as meninas usaram é urina humana. Apresentado na Maker Faire África que este ano foi realizado em Lagos, o gerador surpreendeu a todos, mas a idade das inventoras surpreendeu ainda mais, Duro-Aina Adebola (14 anos), Akindele Abiola (14 anos), Faleke Oluwatoyin (14 anos) e Bello Eniola (15 anos).

Mais um Biocombustível: Xixi Humano

As principais vantagens da urina humana é que a matéria-prima é renovável, pode ser conseguida com extrema facilidade e é gratuita. A urina tem centenas de utilidades , já vimos um kit Transforma Urina em Fertilizante e um novo catalisador é capaz de extrair o hidrogênio da urina. O sistema de funcionamento do gerador é simples e pode ser construído com extrema facilidade.

O sistema funciona da seguinte forma

A urina é colocada em uma célula eletrolítica, que separa o hidrogênio.
O hidrogênio entra no filtro de água para a purificação, que então vai para dentro do cilindro de gás.
Do cilindro de gás com hidrogênio para um cilindro de bórax líquido, que é usado para remover a umidade do gás de hidrogênio.
Este gás de hidrogênio purificado vai para o gerador. 

Bombardier



Siemens ICx
Image: Production of carbodies for ICx trains is scheduled to start in summer of 2013 and final assembly will be done in spring 2014. 

Bombardier Transportation has won a €336m order to develop and supply components for Deutsche Bahn's (DB) next-generation ICx high-speed trains.
The new contract is part of a framework agreementbetween Bombardier and Siemens in May 2011; the original order has been modified after Deutsche Bahn recently expanded its original order by an additional 170 coaches.
Siemens had previously contracted Bombardier to supply components for 130 locomotives after it secured the contract to deliver up to 300 ICx inter-city trains.
Under the deal, Bombardier will supply all the body shells and trailer bogies of the new ICx fleet, as well as carry out the final assembly of all end coaches and some intermediate coaches.
The steel body shells for the new high-speed trains are optimised in terms of aerodynamics and weight, offering a reduction in energy consumption.
The development of the new ICx trains is being carried out at Bombardier's Hennigsdorf plant; the trains are being manufactured at its Görlitz facility in Germany.
"Bombardier will supply all the body shells and trailer bogies of the new ICx fleet, as well as carry out the final assembly of all end coaches and some intermediate coaches."
The final assembly of all ICx end coaches and up to two intermediate coaches per train will be carried out at the Hennigsdorf plant.
Bombardier's Flexx Eco trailer bogies, which the company says reduces vehicle weight, energy consumption and noise emissions, will be produced at its Siegen facility in Germany.
Carbody production of the ICx trains is scheduled to commence in the summer of 2013, while the final assembly will be carried out in spring 2014.
The deal follows a recent €113m order from DB for Bombardier to deliver 12 four-car Twindexx Vario electric multiple units.
Delivery of the 160km/h trains will start in the second half of 2015, with each set consisting of two motor cars and two intermediate coaches.
Following the delivery, the new double-deck trains will be operated by DB Regio on Main-Spessart Regional Express services from Frankfurt to Würzburg, Aschaffenburg and Bamberg.