segunda-feira, 8 de abril de 2013

Sonhos e projetos


Fonte: Portal Mobilize

VLT de Cuiabá

http://www.mobilize.org.br/videos/142/vlt-de-cuiaba--varzea-grande.html
VLT de Petrolina

http://www.mobilize.org.br/videos/136/projeto-do-vlt-em-petrolina--pe.html

VLT de Natal

http://www.mobilize.org.br/videos/130/ja-existe-data-para-chegada-de-vlts-em-natal.html


BRT de Belém

http://www.mobilize.org.br/videos/65/projeto-do-brt-em-belempa.html

BRT de Curitiba

Fonte: http://www.mobilize.org.br/



















Dados


Fontes: Metrô SP, Metrô DF, Metrô Rio, MetrôREC, Trensurb, CBTU


Extensão do metrô nas cidades brasileiras (km) ano 2011


Extensão do metrô nas cidades brasileiras (km)


Extensão do metrô em cidades do mundo (km) ano 2011


Extensão do metrô no mundo

VLT de Uberlândia

Fonte: CORREIO de Uberlândia


Professores do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) visitaram cidades do exterior a fim de reforçar o estudo de viabilização da implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT), também chamado de metrô de superfície, como meio de transporte público na cidade de Uberlândia. Além dos professores da Geografia, integraram o grupo docentes e estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo, engenharias Civil e Elétrica, Economia, Administração e Biologia. Eles conheceram novidades a ser incorporadas no estudo que deve ser finalizado no segundo semestre deste ano.
Os projetos internacionais bem-sucedidos visitados estão em Nortfolk e Charlotte (nos Estados Unidos), Paris (França), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal) e Singapura (Ásia).

Nestas visitas, os pesquisadores observaram que podem adotar o uso de um passe único para a utilização do metrô e do ônibus nas ruas já existentes. Coordenadora da pesquisa, a doutora em Geografia Marlene de Muno Colesanti afirmou que ficou “encantada com o VLT da Alemanha e da Turquia por causa da segurança, da rapidez e do conforto”.

Para a professora doutora Denise Labrea Ferreira, também envolvida no estudo, o próximo passo da pesquisa é avaliar a demanda, a tecnologia a ser utilizada e as adequações na cidade, como “calçadas e ruas que devem estar em bom estado”. Nesta avaliação, o professor doutorando em Geografia Edson Pistori, que também faz parte do grupo da UFU, aponta desafios básicos como “a escolha dos pontos onde o VLT vai passar na cidade e de que maneira podem-se baratear as tarifas”.

Avaliação – Visitas

Grupo de estudo da UFU para viabilizar a implantação do transporte público como metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade de Uberlândia

Alguns locais onde visitados para aquisição de novos conhecimentos

Brasil – Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE)
EUA – Nortfolk e Charlotte
França – Paris
Espanha – Barcelona
Portugal – Lisboa
Turquia – Estambul
Ásia – Singapura
Previsão da apresentação do estudo de implantação do transporte público como metrô ou veículo leve sobre trilhos (VLT) na cidade de Uberlândia – final de semestre de 2013



Acordo Trabalhista - Shell e Basf


Fonte: http://www.diariodeguarapuava.com.br/

SÃO PAULO, SP, 8 de abril - O TST (Tribunal Superior do Trabalho) concluiu um dos maiores acordos da Justiça Trabalhista do país na manhã de hoje. A Shell e Basf deverão pagar indenização coletiva de R$ 200 milhões aos trabalhadores contaminados por substâncias cancerígenas numa fábrica de pesticidas, em Paulínia (a 117 km de São Paulo). 

O processo tratou da contaminação do solo e dos lençóis freáticos da região da fábrica da Shell em Paulínia a partir da década de 70, que teria atingido toda a comunidade local. Em 2000, a fábrica foi vendida para a Basf. 

No acordo também ficou garantido o pagamento de indenização por danos morais e materiais individuais de, respectivamente, R$ 83,5 milhões e R$ 87,3 milhões. 

As indenizações devem ser pagas até sete dias após a homologação, que ocorreu hoje, sob pena de multa de 20% e 10%, respectivamente, por período de atraso. 

Contaminação 
Instalada pela Shell em 1977 no bairro Recanto dos Pássaros, a fábrica foi depois comprada pela Basf e produziu inseticidas e pesticidas até 2002, quando foi desativada por constatação de contaminação ao solo e lençol freático. 

Análises demonstraram a presença de metais pesados e substâncias organocloradas (cancerígenas) na região, inclusive na água de poços artesianos que os moradores usavam para beber e se alimentar. 
O Sindicato dos Químicos e a Atesq (Associação dos Trabalhadores Expostos a Substâncias Químicas) apontam que, entre 2002 e 2012, morreram 61 ex-trabalhadores - todos com doenças compatíveis às consequências por exposição a agrotóxicos.  

Metrô do Rio de Janeiro

Fonte: SRZD

Foto: Divulgação


Um homem deu fim a sua vida ao se lançar contra uma composição do metrô na estação Cinelândia, às 16h20 desta segunda-feira. A circulação de trens foi interrompida nas estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde, Botafogo, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Glória, Cinelândia e Carioca, até às 16h55, quando o serviço foi normalizado.
SRZD entrevistou Juliana Rangel, estudante de publicidade e testemunha ocular do acontecimento. "Eu estava parada esperando o metrô na estação da Cinelândia, por volta das 16h20. Ao ver o metrô se aproximar, um homem de boné, que devia ter entre 30 e 40 anos, passou correndo atrás de mim e se jogou mais adiante, com o metrô ainda em movimento. Por causa da velocidade do metrô, o corpo bateu e foi pra baixo do carro, que fez um barulho estrondoso e parou. O barulho assustou a todos, parecia bomba, algo do tipo. Levou pouco tempo até percebermos o que tinha acontecido. Ele simplesmente se matou", conta Juliana.
"A energia foi cortada e o caos instalado. Quem estava dentro dos vagões lotados, ficou no escuro e no calor, sem entender o que se passava do lado de fora, só viam pessoas de boca aberta, como eu. Estilhaços fora pra minha perna, que chegou a sangrar. Seguranças chegaram ao local aos berros, fazendo as pessoas se dirigirem a uma única saída", descreve a estudante. "O carro que ia no sentido da Zona Sul também foi esvaziado e, só então, liberaram as pessoas do carro atingido. Fecharam todas as entradas da cinelândia, só conseguimos sair pela única saída que deixaram liberada", ela conclui.

Ferrovia Norte - Sul

Fonte: DNIT

Ferrovia Norte-Sul

O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1.574 quilômetros de trilhos, cortando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás, interligando Açailândia (MA) e Anápolis (GO). Com a Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, da Presidência da República, que incorporou o trecho Açailândia/MA-Barcarena/PI ao traçado inicialmente projetado, e com a Lei nº 1.772, de 17 de setembro de 2008, que estendeu o traçado até a cidade paulista de Panorama, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 2.760 quilômetros de extensão.
O projeto está sendo implantado pela VALEC- Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, empresa pública do Ministério dos Transportes, que detém a concessão para construção e operação da ferrovia.
O trecho ferroviário ligando as cidades maranhenses de Estreito e Açailândia já está concluído e em operação comercial desde 1996. Esses 215 quilômetros de ferrovias se conectam à Estrada de Ferro Carajás, permitindo o acesso ao Porto de Itaqui, em São Luís.
No Estado do Tocantins, foi concluído, em 2007, o trecho Aguiarnópolis-Araguaína, num total de 153 Km. O trecho seguinte, de mais 100 km, entre o Pátio Multimodal de Araguaina e o de Colinas do Tocantins, também já se encontra concluído, assim como também o trecho Colinas-Palmas, com cerca de 256 quilômetros, que foi inaugurado em setembro de 2010.
Todo o trecho entre Açailândia e o Pátio de Guaraí/TO, com 571 km, já está em operação comercial pela Vale do Rio Doce, que detém o direito de exploração comercial desse trecho. O trecho entre o Pátio de Guaraí e o Pátio de Palmas/Porto Nacional, com 158 km, entrará em operação em 2012.
Atualmente as obras estão em execução entre Palmas e Anápolis/GO. As obras para o trecho entre Ouro Verde/GO e Estrela D′Oeste/SP, com 680 km, foram iniciadas em janeiro de 2011 e, em dezembro já contavam com cerca de 15 % do total realizado.
Entre Açailândia/MA e Estrela d’Oeste/SP serão 2.254 km de extensão. O governo elabora estudos e projetos para o trecho entre Estrela d’Oeste/SP e Panorama/SP, com 220 km e, posteriormente, para o prolongamento da ferrovia até Rio Grande /RS.
Visando a extensão da Ferrovia Norte-Sul de Açailândia/MA até Barcarena/PI a Valec iniciou também pré-estudos de traçado para elaboração dos estudos ambientais desse trecho.
Os trilhos da Ferrovia Norte-Sul vão reduzir o custo dos transportes, o consumo de combustíveis, os pesados ônus de manutenção do modal rodoviário e os índices de acidentes nas estradas.
Veja o link:

EPL

Fonte: Ministério dos Transportes

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) assinou um acordo de cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para desenvolver a Rede Nacional de Transportes da empresa. 

O acordo prevê atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e suas aplicações avançadas para o setor de transportes. 

Pelo acordo, a EPL utilizará 57 mil quilômetros de cabos de fibra ótica instalados em rodovias e ferrovias do país para criar uma rede de dados de alta velocidade e promover a gestão integrada do setor de transportes. 

O acordo de cooperação, que tem prazo de cinco anos, também permitirá o compartilhamento de infraestrutura de rede própria para os setores de educação e pesquisa.


VLP

Fonte: 
Por Porto Gente - Bruno Merlin


O Translohr é "um bonde com pneus" que trafega
em um trilho central que serve como guia


Embora sobre pneus, e não sobre rodas de aço, o Translohr é um veículo genuinamente ferroviário, pois atua como um meio de transporte sobre trilho.


Duas rodas de aço revestidas de borracha ficam “abraçadas” a um trilho, cujo boleto (parte superior) fica praticamente no nível da superfície (rua, pista ou avenida), e guia a direção dos carros. Os detalhes podem ser vistos na imagem abaixo.


Os pneus, de acordo com Hauchard, são convencionais, encontrados com facilidade no mercado e permitem silêncio na rodagem, uma vez que as vibrações são por eles absorvidas, além da suspenção pneumática. Permite também ao VLT superar aclives de até 13%. A frenagem é a disco - com ABS - em todas as rodas. Os pneus também tornam o VLT mais leve.

O VLT Translohr é elétrico e dotado de baterias para circular por alguns trechos onde a rede aérea poderia apresentar inviabilidade técnica ou agressão paisagística/ambiental, como em lugares históricos, por exemplo, até novamente alcançar a rede e a ela conectar-se pela catenária.

Tem dimensões menores do que as dos VLTs convencionais, justamente para ocupar menor espaço nas ruas e avenidas, além das garagens. Apenas 2,20 m de largura e 3,10 m de altura. Por ser um veículo urbano, suas “caixas” têm 70% de transparência (vidro). Movimenta-se em raio de 10,5 m, o que é excelente para fugir das desapropriações.






Metrô de Salvador

Importante que se leve sempre em conta o interesse maior da população, pois o seu atendimento as suas demandas deveria ser o objetivo principal de todas as decisões e ações.
eufariassim

O governador da Bahia, Jaques Wagner, e o prefeito de Salvador, ACM Neto fecharam na última sexta-feira (05/04) um acordo sobre a construção do Metrô da capital baiana. O acordo, que será assinado nesta segunda-feira (08/04), irá viabilizar a complementação da Linha 1 e a construção da Linha 2.

Com o acordo, a prefeitura soteropolitana repassa para o governo estadual a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), empresa responsável pela administração do transporte sobre trilhos da capital baiana. E também estabelece que a Estação da Lapa seja de responsabilidade da prefeitura e a Estação de Pirajá do estado.

ACM Neto comemorou o acordo firmado entre o estado e a administração municipal. “Fizemos o que foi melhor para Salvador e para o cidadão”, disse. Jaques Wagner também comemorou o entendimento: "Parabéns para a maturidade da política baiana".

Segundo o prefeito de Salvador, o valor de R$ 1,10, referente à integração,  será repassado para o sistema de ônibus por passageiro que utilizar o trem. “As tarifas de ônibus são de responsabilidade da prefeitura e não terão aumento este ano”, concluiu.

O metrô de Salvador está em construção há 13 anos. A Linha 1 tem 12 quilômetros e liga a Lapa, na região central, a Pirajá, na Zona Norte. Seis quilômetros estão prontos. A Linha 2, em estudo, ligará a estação do Bonocô até o município de Lauro de Freitas, na região metropolitana.