quarta-feira, 8 de maio de 2013

VLT de Natal

Fonte: NE10
          Kívia Soares

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A reunião aconteceu entre a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos e o superintendente da CBTU Natal,João Maria Cavalcanti.

Os primeiros Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) estão previstos para chegar na capital potiguar, em abril de 2014, segundo informações da Superintendência da Companhia de Trêns Urbanos (CBTU) de Natal. Por isso, os projetos de Mobilidade Urbana que envolvem o VLT, como articulador da integração entre os modais de transporte da Região Metropolitana da cidade foi tema de reunião entre a Prefeitura e o órgão, nessa terça-feira (7). 

A secretária de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), Elequicina Santos  e o adjunto Clodoaldo Cabral estiveram com o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti para discutir alguns pontos relevantes e ainda pendentes sobre a implantação do VLT. “Os 12 VLT adquiridos pela Companhia em 2012, possibilitarão a modernização do sistema de trens urbanos de Natal, trazendo para a população mais agilidade, conforto e segurança no seu deslocamento”, disse Cavalcanti.

No entanto, para que o VLT atenda às necessidades de mobilidade dos cidadãos, possibilitando a melhora substancial da fluidez no trânsito da cidade são necessárias algumas mudanças no trânsito da Grande Natal. Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da CBTU Natal, um dos pontos discutidos na reunião foi a questão dos cruzamentos da via férrea com as principais avenidas da cidade.

"Atualmente, o intervalo entre as viagens de trens que cortam estas avenidas é de aproximadamente 1h20. Com a implantação do VLT, este intervalo será reduzido para 20min, aumentando o número de vezes em que o trânsito será temporariamente interrompido nesses trechos", explica a CBTU.
 
A proposta da CBTU que retirar o maior número de automóveis das avenidas de Natal. Para tanto, porpõe a integração da ferrovia com os demais modais de transporte da Grande Natal, sendo necessária a implantação de terminais de integração. A partir de agora equipes técnicas da Semob e CBTU vão se reunir para novas reuniões sobre as propostas de integração dos transportes no Município.

Metrô de São Paulo - Linha 6 - Laranja

Fonte: 

O edital da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi relançado. Desta vez foi a desconfiança de investidores com relação ao retorno financeiro que fez com que o edital fosse adiado. O governo estadual, depois de pedidos das empresas interessadas, cedeu e fez o relançamento do documento.

Entre as novidades do edital está a garantia por desastres naturais como terremoto e queda de meteoros. As novas garantias incluem também a participação do governo nos custos de desapropriações mais caras do que o estimado.  As empresas estavam preocupadas com a questão das desapropriações, que são consideradas um grande risco financeiro, pois moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Segundo o edital o estado será responsável por encomendar um estudo para quantificar o preço das desapropriações para o Tribunal de Justiça e arcará com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.

O orçamento da nova linha é de cerca de R$ 8 bilhões. O projeto é o primeiro do governo paulista feito integralmente por Parceria Público-Privada (PPP) Vila Brasilândia à São Joaquim. A Linha Laranja terá um total de 15 estações distribuídas por 15,3 quilômetros.

A licitação internacional contempla a implantação das obras civis e sistemas, fornecimento do material rodante, operação, conservação manutenção e expansão. A nova data da sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes é 30 de julho, às 14h.

A nova versão do edital está disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo - www.stm.sp.gov.br –, no item de menu: "PPP Linha 6" - link: "republicação do edital da linha 6". Ou no Centro de Suporte Logístico da STM, na Rua Boa Vista, 175, bloco A, 16º andar, no Centro de São Paulo.