
O edital da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo foi relançado. Desta vez foi a desconfiança de investidores com relação ao retorno financeiro que fez com que o edital fosse adiado. O governo estadual, depois de pedidos das empresas interessadas, cedeu e fez o relançamento do documento.
Entre as novidades do edital está a garantia por desastres naturais como terremoto e queda de meteoros. As novas garantias incluem também a participação do governo nos custos de desapropriações mais caras do que o estimado. As empresas estavam preocupadas com a questão das desapropriações, que são consideradas um grande risco financeiro, pois moradores atingidos podem contestar valores na Justiça. Segundo o edital o estado será responsável por encomendar um estudo para quantificar o preço das desapropriações para o Tribunal de Justiça e arcará com metade dos valores que ficarem acima do preço estimado pelos imóveis.
O orçamento da nova linha é de cerca de R$ 8 bilhões. O projeto é o primeiro do governo paulista feito integralmente por Parceria Público-Privada (PPP) Vila Brasilândia à São Joaquim. A Linha Laranja terá um total de 15 estações distribuídas por 15,3 quilômetros.
A licitação internacional contempla a implantação das obras civis e sistemas, fornecimento do material rodante, operação, conservação manutenção e expansão. A nova data da sessão pública para recebimento e abertura dos envelopes é 30 de julho, às 14h.
A nova versão do edital está disponível no site da Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo - www.stm.sp.gov.br –, no item de menu: "PPP Linha 6" - link: "republicação do edital da linha 6". Ou no Centro de Suporte Logístico da STM, na Rua Boa Vista, 175, bloco A, 16º andar, no Centro de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário