Fonte: Sudeco
A primeira reunião do ano do Comitê Técnico da Ferrovia Brasília-Luziânia, ocorrida nesta quarta-feira, 08, foi marcada pela decisão de assinatura de termo de referência para contratação de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O objetivo da ação é possibilitar a transformação da Ferrovia que liga Brasília a Luziânia - que atualmente transporta apenas cargas - em uma ferrovia mista, de passageiros e cargas. Os recursos necessários para realização do EVTEA serão desembolsados pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Segundo Marcelo Dourado, Diretor-Superintendente da Sudeco e coordenador do Comitê, o trabalho do grupo será feito com a orientação de dar agilidade, transparência e economicidade ao processo. “A nossa previsão é de que num prazo de quatro ou no máximo cinco meses tenhamos o EVTEA , que é o instrumento fundamental para o lançamento do edital de licitação para outorga da concessão de utilização da Ferrovia Brasília-Luziânia para o transporte misto. Com isso, o edital de licitação da outorga da concessão deve acontecer até novembro ”, afirma Dourado.“
Estiveram presentes à reunião representantes do Ministério da Integração Nacional, do Ministério dos Transportes, do Governo do Distrito Federal, do Governo de Goiás, da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O Centro Oeste tem que deixar de ser lembrado apenas pelo lado político.
ResponderExcluir