quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Gerdau reaproveita mais de 1 trilhão de litros de água
Wilson Munhoz - Newsletter 13 - Quarta, 12 Setembro 2012
Esse bom resultado foi alcançado pelos contínuos investimentos em modernos sistemas de tratamento e de recirculação da água
Porto de Santos dobrará capacidade de escoamento de contêineres
Foto: Paulo Fridman
O presidente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Henry James Robinson, avalia que Santos (SP) se consolidará como o porto de transbordo de cargas no país com a entrada dos novos terminais de contêineres: a própria BTP e a Embraport. A previsão é que ambas comecem a operar em março de 2013.
Juntas, as empresas dobrarão a capacidade de Santos para escoar contêineres, que hoje está perto de 3,2 milhões de Teus (unidade padrão de 20 pés). Segundo o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Renato Barco, já neste ano o porto deverá atingir a capacidade máxima, batendo no teto da oferta.
“No começo pode haver um descompasso entre oferta e demanda, mas a demanda é uma curva crescente”, disse Robinson durante a descarga dos primeiros equipamentos da BTP, nesta quarta.
O terminal da BTP tem 490 mil metros quadrados. Na primeira fase, a capacidade é para 1,2 milhão de Teus e 1,4 milhão de toneladas de granéis líquidos.
O investimento total é de R$ 1,8 bilhão, dos quais mais de 20% foram destinados à descontaminação da área onde está sendo construído o terminal, conhecida como o antigo “lixão” do porto.
Fonte: Valor, Por Fernanda Pires
BNDES financiará até 70% dos investimentos da primeira etapa do trem-bala
Para financiar a primeira etapa de implantação do trem-bala, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar até 70% o valor dos investimentos a serem realizados na contratação de tecnologia e gestão do sistema.
Pelas regras divulgadas nesta terça-feira (11), em sessão pública na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a concessionária poderá pleitear financiamento público junto ao banco no valor máximo de R$ 6,124 bilhões.
O restante será divido entre as empresas privadas e a recém-criada Empresa de Planejamento e Logística (EPL), R$ 1,74 bilhão e R$ 874,9 milhões, respectivamente. O que totaliza R$ 8,74 bilhões na primeira fase do projeto.
Conforme o BNDES, o empréstimo será corrigido pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), a 5,5% ao ano, mais 1%. O prazo para quitação é de 30 anos, com carência de 6,5 anos para o primeiro vencimento.
Segundo a ANTT, a concessão terá prazo de 40 anos e o início da operação comercial do trem-bala será em julho de 2020.
Fonte : Transporte e Logística
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