segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Faixa de Gaza

O que a maioria do mundo esquece é que atrás da palavra Faixa de Gaza, existe toda uma população que quer apenas ter o direito de viver com dignidade, assim como o povo judeu na época da Segunda Grande Guerra, também o queria e ainda quer.
eufariassim


http://noticias.uol.com.br/album/2012/04/17/fotos-mostram-o-cotidiano-dos-morados-de-faixa-de-gaza.htm#fotoNav=3

VLT de Cuiabá




Secretário nega fraude e garante entrega do VLT em 2014
Guimarães minimiza denúncias de supostos superfaturamento em obra e fraude em licitação


O secretário extraordinário da Copa, Maurício Guimarães, afirmou, nesta segunda-feira (19), que as denúncias de irregularidades nas obras do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), como um possível superfaturamento por parte da empresa escolhida e uma suposta licitação de "cartas marcadas", não atrapalham o andamento dos trabalhos.

Ele assegurou que as obras do modal de transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande no Mundial de Futebol estarão concluídas até março de 2014.

Quando se fala em propina de R$ 80 milhões, parece que estamos falando de ‘bananinha-de-feira"
“Quando se fala em propina de R$ 80 milhões, parece que estamos falando de ‘bananinha-de-feira’. Nós entendemos que temos a segurança jurídica suficiente para tocar a obra. Vamos entregá-la no prazo, com certeza”, disse Guimarães, numa entrevista ao RDTV, canal de TV do site RD News na web.

O caso da suposta propina de R$ 80 milhões veio à tona após o portal UOL divulgar que o ex-assessor especial do Governo, Rowles Magalhães, afirmou que o Consórcio VLT Cuiabá pagou a quantia ao Governo para vencer a licitação.

Rowles foi afastado de suas funções e ainda deve prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa. Leia AQUI para entender oo caso.

Maurício Guimarães disse que o processo para escolha da empresa executora dos serviços do VLT foi elaborado por uma equipe de mais de 20 pessoas, entre funcionários da Secopa e da Auditoria Geral do Estado. O secretário ainda defendeu o critério que definiu a escolha da empresa para executar os serviços do VLT.

“Foi um processo muito bem feito. As pessoas olham só o preço, e não é assim. É uma licitação de técnica e preço. Nem sempre o preço mais baixo corresponde à melhor empresa. Muitas vezes, a referida empresa não apresenta as condições de prestar o serviço. Por isso, levamos em conta 70% de técnica e 30% de valor. Contratamos a melhor proposta, a empresa mais capacitada para fazer gerenciamento de obra deste tamanho”, disse.

Depois de analisar a documentação técnica e valores propostos, a Comissão Especial de Licitação da Secopa julgou como a melhor proposta para a implantação do VLT o Consórcio VLT Cuiabá, composto pelas empresas Santa Bárbara, CR Almeida S/A Engenharia de Obras, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.. A obra foi orçada em R$ 1,47 bilhão.

Em agosto deste ano, o Estado abriu uma outra licitação, para supervisão e gerenciamento dos projetos e da execução das obras; obtenção de licenças ambientais; fornecimento e montagem de sistema de corredores de transporte em Cuiabá.

A empresa vencedora foi a que apresentou a segunda proposta mais cara, em cinco disponíveis - R$ 7 milhões a mais do que a menor oferta feita na concorrência.

Fonte: Mídia News


Metrô de São Paulo

Metrô SP publica edital para revitalização de estações




O Metrô de São Paulo publicou um edital para a revitalização das estações de suas três linhas mais antigas, a Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha. A licitação é do tipo técnica e preço.

O contrato a ser firmado entre o Metrô de São Paulo e a vencedora da licitação terá vigência de 23 meses, contados a partir da data de assinatura do contrato. O valor base da licitação é R$ 2.012.019,66.

A sessão pública para recebimento e abertura das propostas está marcada para o dia 20 de dezembro, às 09h, na Rua Boa Vista, 175, 2º andar, Centro de São Paulo.

Estações Linha 17-Ouro
O Metrô de São Paulo publicou também um edital para a execução de obras civis nas estações Linha 17-Ouro. A licitação inclui obra bruta, acabamento, comunicação visual, sistemas hidráulicos e paisagismo das estações.

A concorrência será efetuada em dois lotes. O primeiro será para as estações Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista e Vereador José Diniz. O segundo lote contempla as estações Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi/CPTM. O valor da licitação é de R$ 486.559.362,09, sendo que dessa quantia R$ 271.470.056,99 será  destinado ao primeiro lote e R$ 215.089.305,10 para o segundo.

As propostas devem ser entregues até dia 13 de dezembro, às 14h, na Rua Boa Vista, 175, 2º andar,no Centro de São Paulo, quando ocorrerá a abertura dos envelopes. Os editais completos podem ser obtidos no site do Metrô (www.metro.sp.gov.br).

Fonte : http://metroemfoco.blogspot.com.br/
            Postado por Diego Silva

PIB de 2012


Fonte : Jornal A Cidade

BC-Pesquisa: Mercado reduz projeção de crescimento para 2012 e 2013


ÃO PAULO, SP, 19 de novembro (Folhapress) - Analistas de mercado voltaram a colocar em dúvida o ritmo da retomada da atividade econômica neste final de ano e já projetam um crescimento menor para 2012.

Em um novo ajuste, o mercado reduziu a estimativa para o PIB de 1,54% para 1,52%, segundo o levantamento semanal do Banco Central, o boletim Focus, divulgado hoje.

Trata-se da primeira queda na projeção após quatro semanas. Os sinais de que o ritmo da retomada é motivo de dúvida para os analistas se expressam também em outras duas estimativas: a de inflação e a do PIB de 2013.

A expectativa para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2012 voltou a ser reduzida para 5,45% após a elevação da semana passada. O número está em linha com o nível registrado até agora.

Em setembro, o IPCA acumulado em 12 meses fechou o mês em 5,45%. A meta do governo para a inflação este ano é de 4,5%, com banda de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A projeção para o crescimento no próximo ano também foi ajustada para um resultado menor: 3,96%, ante os 4% esperados nas últimas quatro semanas.

As novas previsões seguem o fraco resultado, em setembro, do indicador da atividade econômica do Banco Central, o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB. O índice recuou 0,52% afetado pelo tombo da indústria e pelo desempenho mais tímido do varejo no mês.

Os ajustes sugerem que a recuperação esperada para novembro e dezembro pode não ser suficiente para compensar o soluço de setembro na trajetória da recuperação do crescimento no segundo semestre.

O cenário negativo para a indústria neste ano foi acentuado. A estimativa para a produção industrial foi rebaixada pela oitava semana consecutiva, para 2,39%.

Parte da perda deve ser compensada no próximo ano, segundo o mercado. A projeção para o resultado da indústria foi elevada para um avanço de 4,15%.

As expectativas para os juros ficaram estáveis em 7,25% tanto para este ano como para 2013.

Vale do Rio Doce



Fonte : 

Vale recebe licença ambiental para expansão da EFC


A Vale recebeu do Ibama a Licença de Instalação (LI) para a expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC), entre a área de mineração no Pará ao terminal marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão. O projeto contempla obras em 786 km da ferrovia, incluindo a duplicação de 559,7 km da EFC. A conclusão da obra está prevista para 2017.

Em setembro de 2011, a Vale iniciou os serviços e obras de terraplanagem, drenagem, construção de obras de arte especiais (bueiros, passagens de gado, passagens de veículos, etc), instalação de rabichos ferroviários, infraestrutura de sinalização, energia e telecomunicações nos trechos das cidades maranhenses de Santa Rita, Itapecuru Mirim, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e Cidelândia; e na paraense, Marabá. Os trechos receberam a liberação do Ibama em dezembro de 2010 e os demais estavam aguardando os licenciamentos.

A licença permitirá o início das obras de expansão de capacidade da EFC para 230 milhões de toneladas métricas por ano (Mtpa), fator importante para a logística do projeto de Serra Sul S11D, com capacidade estimada em 90 Mtpa de minério de ferro. O projeto envolve investimentos de US$ 19,5 bilhões, sendo US$ 8,1 bilhões na mina de minério de ferro e planta de processamento em três módulos, e US$ 11,4 bilhões na ampliação da infraestrutura de logística, ferrovia e terminal marítimo.