quinta-feira, 23 de maio de 2013

Dicionário de Logística

Fonte: http://www.tecnologistica.com.br/

http://www.tecnologistica.com.br/dicionario/

Bombardier in world

Source: http://www.railway-technology.com/

LKAB
Image: Bombardier's Interflo 150 train control technology has been installed on the Kiruna iron ore mine's 12km, standard-gauge underground automatic railway line. Photo courtesy of RÚNAR GUDMUNDSSON, FREDRIC ALM.

Canadian rail technology provider Bombardier Transportation has provided its Interflo 150 train control technology for the newly-expanded Kiruna iron ore mine in northern Sweden, owned by Luossavaara-Kiirunavaara (LKAB).
The train control system has been installed on the 12km, standard-gauge underground automatic railway line, located 1,365m below the surface of the mine.
The system will facilitate smooth operations and increase production during the next 15 to 20 years.
Bombardier served as a subcontractor to Midroc Electro, which was delivering a fully-automatic process control and train transportation system to Swedish mining firm LKAB.
The first stage of operations will be followed by four more stages to provide additional process areas, rolling stock equipment and further signalling, to be completed by 2017.
"The system will facilitate smooth operations and increase production during the next 15 to 20 years."
The Interflo 150 train control system, which is specialised for industrial and underground mining railways, will improve operations and capacity while enhancing safety, according to Bombardier.
Bombardier's driverless computer-based system is fully integrated with a mine's loading and logistics systems, which allows automatic route setting and dispatching.
Interflo 150's moving block technology enables trains to run safely with shorter headways and enhances the use of track and rolling stock, as well as energy efficiency and production capacity.
Bombardier will be responsible for providing its EBI Screen traffic control centre systems, as well as wayside equipment controlling 57 EBI Switch point machines and 180 balises for the new mining level at Kiruna.
The company has already delivered EBI Cab automatic train protection / operation (ATP/ATO) onboard equipment for nine production (ATO only) and four service locomotives.

CPTM - Licitação de 65 trens

Fonte: 

Fabricantes nacionais de trens e de equipamentos ferroviários estão preocupados com as consequências do adiamento da licitação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que envolve 65 trens, com 520 carros, e valor da ordem de R$ 2 bilhões. Empresas ouvidas pelo Valor avaliam que o edital, da forma que foi publicado, vai beneficiar empresas estrangeiras, principalmente chinesas. Por ser um contrato desse porte, trará impactos negativos para a indústria como um todo.

"Essa licitação é fundamental para a indústria nacional", disse o diretor-geral da CAF no Brasil, Agenor Marinho. "Não tenho dúvidas que [da forma que está o edital], as consequências para a indústria local serão danosas", disse outro executivo do setor que prefere não ser identificado. Os executivos acreditam até em fechamento de empresas locais se estrangeiras ganharem a concorrência.

Posição idêntica foi colocada pela Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). "A indústria vai perder empregos e esse é o grande risco", disse o presidente, Vicente Abate. A Abifer estima que, direta e indiretamente, o setor de equipamentos ferroviários empregue 40 mil trabalhadores.

Segundo Abate, a Abifer enviou uma carta à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, dias antes da data prevista para abertura dos envelopes, que era 20 de maio. Essa carta dizia que a margem de preferência de 20% dada aos fabricantes nacionais (que permite que a proposta de uma companhia nacional vença mesmo com preço até 20% superior ao do concorrente do exterior) não seria suficiente para garantir a isonomia tributária entre nacionais e estrangeiros.

De acordo com o presidente da associação, essa margem compensa só o chamado "custo Brasil", mas entes públicos, quando compram produto importado, têm isenção dos impostos de importação.

Segundo os executivos, o importado fica isento enquanto as fabricantes nacionais pagam imposto sobre os componentes importados que chegam a responder por 40% do produto nacional.

A Abifer disse que não recebeu resposta da secretaria. A entidade espera que a decisão judicial enxergue essa desvantagem e corrija o desequilíbrio. Já os empresários se mostraram pouco otimistas, sem sinalização do governo estadual em direção favorável aos fabricantes nacionais. "A perspectiva é negativa, estamos muito preocupados", disse um executivo.

O adiamento, na segunda-feira, aconteceu por causa de um embate jurídico entre governo e a CAF. A empresa tinha uma medida judicial para que fosse considerada uma condição de isonomia tributária entre as ofertas nacionais e estrangeiras, além da margem de 20%. A CPTM, contudo, recorreu dessa medida, o que causou a suspensão da abertura dos envelopes.

A CPTM disse lamentar que "argumentações sem fundamento legal acabem por atrasar o processo licitatório". Segundo a companhia, o argumento do efeito da imunidade recíproca de tarifas de importação pela secretaria está sendo usado indevidamente por algumas empresas "para difundir a falsa impressão de que a licitação está sendo direcionada para beneficiar as empresas estrangeiras".