Fonte:
A empresa ERMA Electronique, que pertence ao Grupo Charbonnier de Gestão, localizada na região de Bordeaux na França, chegou ao Brasil para instalar-se em Jacareí, onde fabricará cablagens elétricas e equipamentos elétricos e eletrônicos para os setores Aeronáutico, Defesa, Espacial, Ferroviário, Naval e Offshore, realizando a concepção, fabricação, instalação, manutenção e SAV de seus produtos. A ERMA Electronique é fornecedora de cablagem elétrica e equipamentos na Europa para empresas como: AIRBUS, ALSTOM, DASSAULT, DCNS, EUROCOPTER, STX e THALES.
ERMA BRASIL, como é chamada no país, instalou-se em maio no Centro Industrial Lavalpa em Jacareí, e iniciará suas operações de produção no início de Setembro. A empresa possui uma forte estratégia de desenvolvimento que poderá alavancar a produção em um curto espaço de tempo. Investimentos de $5,1milhões de dólares de 2013 à 2016 estão previstos, considerando a aquisição de maquinário, ferramentas de produção, infraestrutura interna do galpão industrial e treinamento dos operadores.
Segundo Leonardo Contini, diretor da empresa no Brasil, o que mais atraiu a empresa à instalar-se no país, foram as ótimas oportunidades de negócios e investimentos existentes nos ramos de atividade que a ERMA atua: “Hoje somos um dos principais fornecedores de cablagem elétrica para Airbus e Alstom na Europa, queremos trazer nosso know-how ao Brasil para ajudar as empresas dos setores que atuamos na obtenção de novas tecnologias e produtos de qualidade em seus projetos”, enfatizou Leonardo. “Os setores de transporte aeronáutico, ferroviário e naval, estão em forte crescimento no país. Existem investimentos em infraestrutura para mobilidade urbana através dos VLT’s (veículo leve sobre trilhos) e do TAV (trem alta velocidade), programas de segurança das fronteiras com satélites para monitoramento, programas de armamento terrestre militar, programas da aviação civil, militar e comercial, e temos o know-how para apresentar soluções para todas essas áreas”, conclui Leonardo.
A empresa ERMA é reconhecida pelo Governo Francês como Organismo de Formação Técnica, formando todos os seus operadores e prestando serviço de formação à seus clientes. Assim, utilizará esse conhecimento e deslocará ao Brasil 6 técnicos franceses que realizarão, além do começo da produção, a transferência de competência aos operadores locais.
Na América Latina, outros 2 países já estão nos planos de prospecções da empresa, o Chile, que realiza fortes investimentos na área ferroviária e aeronáutica e a Argentina, que possui projetos ligados ao setor espacial. Além disso, o Canadá também está nos planos futuros da empresa para os setores Ferroviário e Aeronáutico.
Com o intuito de se implantar no Brasil, a ERMA Electronique já participa há 4 anos de salões de negócios no país. Contratou um brasileiro, Leonardo Contini, formado em Engenharia Elétrica pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com mestrado na França em Engenharia de Produção Eletrônica e MBA em gestão empresarial, e que permaneceu 1 ano na França em treinamento a fim de adquirir o know-how da empresa ERMA Electronique em todos os setores de atividades que ela atua. Ele está sendo o responsável pelo start-up da empresa e desenvolvimento no país.
EMPRESA: ERMA Electronique
RAMO DE ATIVIDADE: CABLAGEM ELÉTRICA
FATURAMENTO ANUAL: R$ 68 milhões
EFETIVO: 400 pessoas
PREVISÃO DE EFETIVOS NO BRASIL EM 2014: 45 pessoas
SETORES DE ATUAÇÃO: AERONÁUTICO, DEFESA, ESPAÇO, FERROVIÁRIO, NAVAL E OFFSHORE
PRINCIPAIS CLIENTES: AIRBUS, ALSTOM, DASSAULT, DCNS, EUROCOPTER , STX e THALES
PRINCIPAIS PROJETOS:
A340, A350, A380, A400M para AIRBUS
VIP, RAFALE, MIRAGE F1, MIRAGE 2000 para DASSAULT
NTV, RGV, Citadis para ALSTOM
U32 e H33 para STX
Barracuda para DCNS
LOCALIZAÇÃO:
SITE DE PRODUÇÃO E DIREÇÃO: LA TESTE DE BUCH, FRANÇA