Onze propostas para onze capitais
Durante a primeira quinzena de setembro, o Mobilize Brasil publicou diariamente reportagens com depoimentos dos candidatos à prefeitura de onze capitais brasileiras. A todos, foi pedido um depoimento sobre o plano de mobilidade urbana sustentável a ser implementado em sua cidade, caso o candidato fosse eleito.
Agora, já definidos os novos prefeitos, voltar a estas propostas é necessário para que não fiquem nas palavras. Além disso, a população tem um documento importante em mãos, para lembrar o prefeito, assim que empossado, de seus compromissos de campanha
Belo Horizonte
Marcio Lacerda (PSB)
"Os desafios da mobilidade urbana sempre foram enfrentados com planejamento e seriedade em minha gestão. O crescimento das grandes metrópoles, como é o caso de Belo Horizonte, exige comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Com este foco, já está em fase de implementação o BRT, sigla para Ônibus de Trânsito Rápido. As vantagens do BRT, que tem capacidade para transportar 750 mil pessoas por dia, incluem a redução do tempo de espera e de viagem, mais conforto, confiabilidade e segurança, facilidade de acesso e menores custos. Além disso, trata-se de veículos modernos, de menor consumo, o que auxilia a preservação do meio ambiente.
A retirada de ônibus das vias que passarão a ser atendidas pelo BRT também causará redução na emissão de gases poluentes. Essa é uma experiência bem sucedida em outros países. Também estão sendo implantadas ciclovias na cidade. A modernização do controle de tráfego e atividades de paisagismo compõem o meu programa de governo.
Ainda neste contexto, nós estabelecemos importantes parcerias e estamos realizando o maior programa de obras viárias da história de Belo Horizonte. Além do BRT, a conclusão da duplicação das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e a ampliação do Boulevard Arrudas são obras focadas na melhoria da qualidade de vida da população.
Também já asseguramos com o governo federal os recursos para ampliação do metrô de BH. São investimentos que darão a nossa cidade papel de protagonismo durante a realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, em um clima de confraternização."
Curitiba
Gustavo Fruet (PDT)
“Será um Projeto Urbano Integrado, tendo os pedestres, os ciclistas e os usuários do transporte público como prioridade. Construirei 300 km de ciclorrotas (ciclovias e ciclofaixas), 10 km de Ruas de Pedestres e garantirei transporte público de qualidade, a preço acessível e ambientalmente sustentável.
Investirei em Inteligência de Trânsito e atuarei fortemente em Acessibilidade”. A plataforma do candidato ainda prevê: a ampliação de ofertas de bicicletários/paraciclos, criando uma rede de bicicletas integrada com todos os modais; a equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros e circulação segura e confortável de passageiros do transporte coletivo, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas individuais; a criação de zonas de baixo impacto de carbono nos bairros, com ruas de pedestres e calçadas ampliadas para atividades de lazer e cultura, limitando a circulação de veículos motorizados.
Além disso, o candidato se propõe a "aperfeiçoar o projeto do Metrô, contemplando novas rotas, inclusive com uma pesquisa de origem-destino que privilegie o atendimento de uma maior demanda da população, servindo como indutor de desenvolvimento e integração metropolitana".
Fortaleza
Roberto Cláudio (PSB)
"A questão da mobilidade deve ser prioridade do próximo gestor da cidade de Fortaleza. Conforme está estabelecido nas diretrizes gerais do Plano de Governo da nossa candidatura, a mobilidade urbana sustentável será trabalhada em um sistema integrado que envolverá metrô, ônibus (com uso de combustíveis renováveis), Veículo Leve sobre Trilhos e BRTs. Vamos investir também em ciclovias e sistemas públicos de estacionamento e aluguel de bicicletas, incentivando a população a utilizar este meio de transporte que não polui e é saudável. Mas, para além da estrutura de transporte, vamos recompor o sistema produtivo da cidade, descentralizando e fortalecendo as economias locais, contribuindo para que as pessoas tenham que se deslocar menos pela cidade e não percam muito tempo no trânsito. Vamos aperfeiçoar a gestão do trânsito de Fortaleza, com estudos de otimização de fluxos e ações de educação."
Goiânia
Paulo Garcia (PT)
"Os corredores preferenciais de ônibus e as ciclovias terão prioridade em nossa gestão. Construiremos 100 km de malha cicloviária até 2015, implantaremos a bicicleta pública até 2013 e executaremos a ligação entre a Praça Cívica ao Campus Samambaia da UFG já está em fase de projeto com 12 km de ciclovia. Vamos finalizar os 102 km dos corredores preferenciais e exclusivos para ônibus, todos construídos com recursos próprios da Prefeitura; construiremos mais 70 abrigos (pontos de ônibus cobertos) e reformaremos 116 pontos na região central da cidade. Elaboraremos o Plano Diretor de Mobilidade e uma nova pesquisa origem/destino até 2013 para redefinir nossa rota e orientar nossos trabalhadores da melhor maneira possível e implantaremos o Sistema de Informação Metropolitano (SIM) nos Pontos de Embarque/Desembarque, nos Pontos de Conexão e nos Corredores do Transporte Coletivo.
Finalizaremos o Eixo BRT Norte-Sul, um corredor de trânsito rápido, com 26 km de extensão no total, que desafogará o trânsito nas regiões sul, norte e noroeste até 2015.O projeto básico já está pronto e estamos iniciando a locação de recursos para a execução da obra. Investiremos cerca de R$ 284 milhões, sendo R$ 210 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 74 milhões do município. O BRT atenderá regiões sul, norte e noroeste, com 32 estações por sentido, 82 ônibus e capacidade para atender 12 mil passageiros por sentido nos horários de pico. Serão construídos quatro terminais e todas as estações e terminais terão monitoramento de segurança 24 horas."
Manaus
Arthur Virgílio (PSDB)
O candidato tem como proposta para a mobilidade urbana realizar grandes e pequenas intervenções viárias. Ele explica que pretende manter as grandes vias e ampliar as vias menores que podem virar atalhos para desafogar as grandes avenidas (sic). Propõe ainda a criação de um centro informatizado de controle do trânsito da cidade.
Para o transporte de massa, apresenta como solução a implantação do BRT: "Como já tem licitação feita, nós vamos dar continuidade, para construir os 22 quilômetros previstos".
Outro projeto do candidato é desativar o terminal de ônibus urbanos da Matriz, na área central da cidade, transferindo-o para outra localidade. No local, hoje tomado por vendedores ambulantes, pretende criar uma grande área comercial, ou, assumidamente "um camelódromo".
Arthur Neto garante que a transferência do terminal será acompanhada por uma modernização do sistema, melhoria na operação dos ônibus e no funcionamento do órgão fiscalizador.
Natal
Carlos Eduardo (PDT)
"A única forma de minimizar o caos no trânsito que está se tornando rotina em todas as médias e grandes cidades brasileiras é apostar no transporte de massa. No caso de Natal, a nossa proposta prevê a implantação do BRT de maneira integrada ao VLT que a CBTU está licitando para integrar os municípios da Grande Natal.
Além disso, temos que usar a tecnologia a favor da gestão do trânsito retomando o projeto da Central de monitoramento que começamos a operar e apostar em soluções alternativas. Outro problema grave em Natal é o estacionamento. Nossa proposta é buscar parcerias com a iniciativa privada para a implantação de estacionamentos onde a demanda de veículos é maior, tirando esses carros das ruas quando parados, para aumentar a fluidez no trânsito."
Porto Alegre
José Fortunati (PDT)
"Planejar a mobilidade urbana é um trabalho que está sendo feito pelo nosso governo em diversas frentes, integrando sistemas como os BRTs, que interligados à rede de sinaleiras da cidade diminuirão o tempo de deslocamento no trânsito. Porto Alegre vai iniciar a construção do metrô, para atender mais de 300 mil usuários por dia. Também estamos investindo na utilização do Guaíba, com o transporte hidroviário para a Zona Sul e ilhas e, ainda, nas ciclovias, que pela primeira vez na história da cidade tem um projeto consolidado para isso. O Plano Diretor Cicloviário potencializou 495 km de ciclovias e já estão projetados os primeiros 50 km até a Copa de 2014. Além disso, o mundial de futebol está oportunizando investimentos importantes na mobilidade da cidade. Avenidas estão sendo duplicadas, viadutos, passagens de nível, e ampliação de vias. São legados da Copa que ficarão para os moradores da capital."
Recife
Geraldo Júlio (PSB)
"Como linhas norteadoras do nosso programa de mobilidade, daremos prioridade ao transporte público coletivo, retomaremos o cuidado com as calçadas, investiremos em ciclovias e ciclofaixas e implantaremos um sistema de gestão do trânsito. O programa se baseia em conceitos modernos de sustentabilidade, que pressupõem transversalidade e integração entre as diversas políticas de mobilidade que devem existir em uma cidade metropolitana.
A atuação da prefeitura será complementar e integrará as intervenções viárias executadas pelo governo estadual e previstas no PAC mobilidade. Os corredores Norte e Sul, Leste e Oeste e da BR 101 contarão com a modalidade BRT (Bus Rapid Transit ou TRO – Transporte Rápido por Ônibus), que pode ser considerado um metrô sobre rodas. Os BRTs terão estações e veículos climatizados, compra de passagem antecipada e embarque em nível (permitindo a acessibilidade).
Através do PAC Mobilidade, serão viabilizadas as obras dos corredores de transporte da segunda e terceira perimetrais, que vão da Estrada dos Remédios à Estrada Velha de Água Fria e da Av. Recife a Casa Forte, respectivamente. Caberá à prefeitura realizar intervenções na Av. Norte, Av. Domingos Ferreira e Av. Abdias de Carvalho, além de reestruturar o sistema viário e de transporte coletivo nos bairros.
Também investiremos em ciclovias e ciclofaixas, além da recuperação e implantação de calçadas, respeitando os padrões modernos de acessibilidade. Será criado ainda um amplo programa de sinalização para pedestres e veículos (sinalização horizontal e vertical e semáforos).
Um sistema de gestão para o trânsito do Recife e região metropolitana será estruturado, a partir da implantação de uma Central de Comando e Controle, com semáforos sincronizados, controle do fluxo de veículos, treinamento da guarda municipal e realização de campanhas educativas para pedestres e motoristas.
Complementares às propostas para o trânsito, investiremos em ações de saneamento, com o objetivo de erradicar os pontos críticos de alagamento, que comprometem o fluxo de pessoas e veículos na cidade."
Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PMDB)
"Nós estamos trabalhando muito no nosso governo para melhorar a mobilidade na cidade do Rio e oferecer transporte público de qualidade que signifique mais conforto para o trabalhador no seu deslocamento diário. E, quanto melhor a opção de transporte coletivo, mais gente que hoje tem carro vai deixar o veículo na garagem e contribuir para reduzir os engarrafamentos. Fizemos a primeira licitação de linhas de ônibus da história do Rio de Janeiro, exigindo qualidade no serviço e a renovação da frota. Implantamos o Bilhete Único Carioca, que garante ao trabalhador fazer até três viagens (duas de ônibus e uma de ligeirão) pelo preço de apenas uma.
Os ligeirões, corredores expressos de BRT (Bus Rapid Transit), que já começaram a ser implantados, vão integrar toda a cidade e promover uma revolução na área de transporte, reduzindo pela metade o tempo de deslocamento. Os BRTs Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, somados à Linha 4 do Metrô, parceria com o Governo do Estado, e ao VLT do Centro, vão permitir que, em 2015, 63% dos cariocas tenham acesso a ir e vir todo dia em meios de transporte de alta capacidade. Hoje, somente 18% da população têm acesso a esse tipo de transporte. O Ligeirão Transoeste, que já funciona do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca até Santa Cruz, vai ser capaz de beneficiar até 220 mil moradores da Zona Oeste. Projetos que nas outras gestões ficaram apenas no discurso, como o Túnel da Grota Funda e o antigo corredor T5 (Barra-Galeão, atual Transcarioca), hoje são realidade.
O Veículo Leve sobre Trilhos vai aumentar em 50% a capacidade de trânsito no Centro da cidade, tirando carros e linhas de ônibus da região. As mudanças no transporte vão ajudar a cidade otimizar a frota de ônibus na cidade, organizando melhor o tráfego. Além disso, contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Definimos uma meta de redução de 16% sobre as emissões verificadas em 2005.
Outro ponto importante é garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ao transporte público. Em 2009, a cidade dispunha de apenas 310 ônibus adaptados, o equivalente a menos de 5% da frota do município. Hoje, são 5.150 ônibus, chegando a 60% da frota. Nossa meta é chegar a 100% até 2014. Além disso, todos os ônibus do BRT Transoeste, por exemplo, já nasceram acessíveis.
Além das obras viárias, implantamos soluções inteligentes e práticas que facilitam o dia a dia na cidade e nossa proposta é ampliá-las ainda mais. Criamos os corredores exclusivos de ônibus - BRS - do Centro e da Zona Sul, que já diminuíram em média 30% o tempo de viagem dos passageiros e serão estendidos para outras regiões. Construímos um dos mais modernos centros de operações do mundo, com cerca de 900 câmeras e monitoramento da cidade 24 horas. Multiplicamos em vinte vezes o número de agentes da CET-Rio e ampliamos os painéis informativos nas principais vias, que indicam o tempo médio de percurso por diferentes opções. Também estamos dobrando a malha cicloviária do Rio, passando de 150 km para 300 km – a maior do Brasil. A proposta é chegar a 450 km em 2016 e tornar o Rio a cidade com mais ciclovias da América Latina. Estamos trabalhando para deixar o Rio cada vez mais no caminho certo.
Outra iniciativa é o sistema de aluguel de bicicletas - bikerio, que incentiva o compartilhamento do meio de transporte saudável, não poluente e que reduz engarrafamentos. A Prefeitura pretende desenvolver para estímulo ao uso do veículo elétrico (táxi e compartilhamento de veículos)."
Salvador
ACM Neto (DEM)
“Vou fazer uma licitação (atualmente as empresas têm concessão) para redefinir o sistema em Salvador. Nesta licitação, além da contrapartida para a realização de obras de mobilidade, as empresas também terão de assumir o compromisso de renovar toda a frota até o final do mandato e colocar ônibus novos para rodar. Com isso, há uma sensível redução da emissão de poluentes. Outro ponto do programa é a construção de ciclovias nos principais corredores da cidade, de forma a dar segurança ao ciclista e incentivar o uso desse meio de transporte.”
São Paulo
Fernando Haddad (PT)
"Nossa gestão colocará em prática um plano integrado de mobilidade urbana sustentável e transporte público de qualidade, baseado na criação do Arco do Futuro, que tem por objetivo descentralizar a distribuição dos postos de trabalho em São Paulo, evitando longos deslocamentos e diminuindo o trânsito em direção ao centro expandido.
O Arco do Futuro começa na avenida Cupecê e segue pelas Marginais dos rios Pinheiros e Tietê e pela avenida Jacu-Pêssego. Nosso compromisso é reduzir de 5% para 2% o ISS das empresas que se instalarem ao longo e no entorno do arco, além de diminuir o IPTU (podendo até zerar) das companhias que investirem na região e de investir cerca de R$ 20 bilhões em obras viárias com a ajuda do governo federal.
Além disso, vamos criar 150 km de novos corredores e outros 150 km de faixas exclusivas para ônibus, diminuindo a circulação de carros nas grandes avenidas e estimulando o uso do transporte coletivo. Os corredores de ônibus existentes serão recuperados, e a SPTrans e a CET passarão a gerenciar de maneira efetiva o trânsito, poupando os ônibus de congestionamentos e informando o usuário. Ao mesmo tempo, vamos promover o uso de energias renováveis, substituindo gradualmente o uso de combustíveis fósseis por outros com menor potencial poluente. Vamos ainda disponibilizar recursos da prefeitura para que o metrô acelere suas obras de expansão, mediante a negociação de prazos e metas com o governo estadual, que é o ente federativo responsável pelos investimentos nesse modal. Nossa gestão apoiará, sobretudo, a antecipação da entrega das estações Jardim Ângela, Pirituba, Lapa e Cerro Corá.
O uso da bicicleta também ganhará espaço: a prefeitura vai incentivar seu uso, explorando seu potencial como meio de transporte em campanhas educativas de trânsito. Criaremos um sistema cicloviário com vias conexas e contínuas para a circulação segura das bicicletas, com a redução da velocidade máxima nas vias arteriais, de modo a diminuir riscos para os ciclistas. Haverá sinalização viária específica, normas de prioridade e circulação, infraestrutura e equipamentos para o estacionamento e guarda de bicicletas junto aos principais centros de destino das viagens, às estações e terminais de transporte público.
A bicicleta, porém, é apenas um dos modais disponíveis. Para que possa ter seu uso ampliado, é preciso que ela dialogue com o sistema público de transporte como um todo. Nesse sentido, o Bilhete Único é fundamental: por meio dele, a prefeitura criará um sistema pelo qual o usuário poderá pagar o empréstimo e o compartilhamento de bicicletas com os créditos do seu próprio bilhete. Também haverá postos de venda da Zona Azul onde será possível usar o Bilhete Único para pagar o estacionamento integrado com o transporte coletivo. E não é só: vamos criar o Bilhete Único diário, semanal e mensal, com validade temporal definida, para que o usuário realize tantas viagens quantas deseje no período de tempo escolhido, obtendo descontos maiores quanto mais longo for o período adquirido."
Fonte : http://www.mobilize.org.br/