terça-feira, 30 de outubro de 2012

Veja o que eles prometeram. E cobre!




Mobilidade: as propostas dos eleitos

Onze propostas para onze capitais

Durante a primeira quinzena de setembro, o Mobilize Brasil publicou diariamente reportagens com depoimentos dos candidatos à prefeitura de onze capitais brasileiras. A todos, foi pedido um depoimento sobre o plano de mobilidade urbana sustentável a ser implementado em sua cidade, caso o candidato fosse eleito.

Agora, já definidos os novos prefeitos, voltar a estas propostas é necessário para que não fiquem nas palavras. Além disso, a população tem um documento importante em mãos, para lembrar o prefeito, assim que empossado, de seus compromissos de campanha


Belo Horizonte
Marcio Lacerda (PSB)




"Os desafios da mobilidade urbana sempre foram enfrentados com planejamento e seriedade em minha gestão. O crescimento das grandes metrópoles, como é o caso de Belo Horizonte, exige comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Com este foco, já está em fase de implementação o BRT, sigla para Ônibus de Trânsito Rápido. As vantagens do BRT, que tem capacidade para transportar 750 mil pessoas por dia, incluem a redução do tempo de espera e de viagem, mais conforto, confiabilidade e segurança, facilidade de acesso e menores custos. Além disso, trata-se de veículos modernos, de menor consumo, o que auxilia a preservação do meio ambiente.

A retirada de ônibus das vias que passarão a ser atendidas pelo BRT também causará redução na emissão de gases poluentes. Essa é uma experiência bem sucedida em outros países. Também estão sendo implantadas ciclovias na cidade. A modernização do controle de tráfego e atividades de paisagismo compõem o meu programa de governo.

Ainda neste contexto, nós estabelecemos importantes parcerias e estamos realizando o maior programa de obras viárias da história de Belo Horizonte. Além do BRT, a conclusão da duplicação das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e a ampliação do Boulevard Arrudas são obras focadas na melhoria da qualidade de vida da população.

Também já asseguramos com o governo federal os recursos para ampliação do metrô de BH. São investimentos que darão a nossa cidade papel de protagonismo durante a realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, em um clima de confraternização."


Curitiba
Gustavo Fruet (PDT)

“Será um Projeto Urbano Integrado, tendo os pedestres, os ciclistas e os usuários do transporte público como prioridade. Construirei 300 km de ciclorrotas (ciclovias e ciclofaixas), 10 km de Ruas de Pedestres e garantirei transporte público de qualidade, a preço acessível e ambientalmente sustentável.
 
Investirei em Inteligência de Trânsito e atuarei fortemente em Acessibilidade”. A plataforma do candidato ainda prevê: a ampliação de ofertas de bicicletários/paraciclos, criando uma rede de bicicletas integrada com todos os modais; a equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros e circulação segura e confortável de passageiros do transporte coletivo, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas individuais; a criação de zonas de baixo impacto de carbono nos bairros, com ruas de pedestres e calçadas ampliadas para atividades de lazer e cultura, limitando a circulação de veículos motorizados.
 
Além disso, o candidato se propõe a "aperfeiçoar o projeto do Metrô, contemplando novas rotas, inclusive com uma pesquisa de origem-destino que privilegie o atendimento de uma maior demanda da população, servindo como indutor de desenvolvimento e integração metropolitana". 

Fortaleza
Roberto Cláudio (PSB)

"A questão da mobilidade deve ser prioridade do próximo gestor da cidade de Fortaleza. Conforme está estabelecido nas diretrizes gerais do Plano de Governo da nossa candidatura, a mobilidade urbana sustentável será trabalhada em um sistema integrado que envolverá metrô, ônibus (com uso de combustíveis renováveis), Veículo Leve sobre Trilhos e BRTs. Vamos investir também em ciclovias e sistemas públicos de estacionamento e aluguel de bicicletas, incentivando a população a utilizar este meio de transporte que não polui e é saudável. Mas, para além da estrutura de transporte, vamos recompor o sistema produtivo da cidade, descentralizando e fortalecendo as economias locais, contribuindo para que as pessoas tenham que se deslocar menos pela cidade e não percam muito tempo no trânsito. Vamos aperfeiçoar a gestão do trânsito de Fortaleza, com estudos de otimização de fluxos e ações de educação." 
 
Goiânia
Paulo Garcia (PT) 

"Os corredores preferenciais de ônibus e as ciclovias terão prioridade em nossa gestão. Construiremos 100 km de malha cicloviária até 2015, implantaremos a bicicleta pública até 2013 e executaremos a ligação entre a Praça Cívica ao Campus Samambaia da UFG já está em fase de projeto com 12 km de ciclovia. Vamos finalizar os 102 km dos corredores preferenciais e exclusivos para ônibus, todos construídos com recursos próprios da Prefeitura; construiremos mais 70 abrigos (pontos de ônibus cobertos) e reformaremos 116 pontos na região central da cidade. Elaboraremos o Plano Diretor de Mobilidade e uma nova pesquisa origem/destino até 2013 para redefinir nossa rota e orientar nossos trabalhadores da melhor maneira possível e implantaremos o Sistema de Informação Metropolitano (SIM) nos Pontos de Embarque/Desembarque, nos Pontos de Conexão e nos Corredores do Transporte Coletivo.
 
Finalizaremos o Eixo BRT Norte-Sul, um corredor de trânsito rápido, com 26 km de extensão no total, que desafogará o trânsito nas regiões sul, norte e noroeste até 2015.O projeto básico já está pronto e estamos iniciando a locação de recursos para a execução da obra. Investiremos cerca de R$ 284 milhões, sendo R$ 210 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 74 milhões do município. O BRT atenderá regiões sul, norte e noroeste, com 32 estações por sentido, 82 ônibus e capacidade para atender 12 mil passageiros por sentido nos horários de pico. Serão construídos quatro terminais e todas as estações e terminais terão monitoramento de segurança 24 horas."
 
Manaus
Arthur Virgílio (PSDB) 

O candidato tem como proposta para a mobilidade urbana realizar grandes e pequenas intervenções viárias. Ele explica que pretende manter as grandes vias e ampliar as vias menores que podem virar atalhos para desafogar as grandes avenidas (sic). Propõe ainda a criação de um centro informatizado de controle do trânsito da cidade.
 
Para o transporte de massa, apresenta como solução a implantação do BRT: "Como já tem licitação feita, nós vamos dar continuidade, para construir os 22 quilômetros previstos". 
 
Outro projeto do candidato é desativar o terminal de ônibus urbanos da Matriz, na área central da cidade, transferindo-o para outra localidade. No local, hoje tomado por vendedores ambulantes, pretende criar uma grande área comercial, ou, assumidamente "um camelódromo".
 
Arthur Neto garante que a transferência do terminal será acompanhada por uma modernização do sistema, melhoria na operação dos ônibus e no funcionamento do órgão fiscalizador.  
 
Natal
Carlos Eduardo (PDT)

"A única forma de minimizar o caos no trânsito que está se tornando rotina em todas as médias e grandes cidades brasileiras é apostar no transporte de massa. No caso de Natal, a nossa proposta prevê a implantação do BRT de maneira integrada ao VLT que a CBTU está licitando para integrar os municípios da Grande Natal. 
 
Além disso, temos que usar a tecnologia a favor da gestão do trânsito retomando o projeto da Central de monitoramento que começamos a operar e apostar em soluções alternativas. Outro problema grave em Natal é o estacionamento. Nossa proposta é buscar parcerias com a iniciativa privada para a implantação de estacionamentos onde a demanda de veículos é maior, tirando esses carros das ruas quando parados, para aumentar a fluidez no trânsito."
 
Porto Alegre
José Fortunati (PDT)

"Planejar a mobilidade urbana é um trabalho que está sendo feito pelo nosso governo em diversas frentes, integrando sistemas como os BRTs, que interligados à rede de sinaleiras da cidade diminuirão o tempo de deslocamento no trânsito. Porto Alegre vai iniciar a construção do metrô, para atender mais de 300 mil usuários por dia. Também estamos investindo na utilização do Guaíba, com o transporte hidroviário para a Zona Sul e ilhas e, ainda, nas ciclovias, que pela primeira vez na história da cidade tem um projeto consolidado para isso. O Plano Diretor Cicloviário potencializou 495 km de ciclovias e já estão projetados os primeiros 50 km até a Copa de 2014. Além disso, o mundial de futebol está oportunizando investimentos importantes na mobilidade da cidade. Avenidas estão sendo duplicadas, viadutos, passagens de nível, e ampliação de vias. São legados da Copa que ficarão para os moradores da capital."
 
Recife
Geraldo Júlio (PSB)

"Como linhas norteadoras do nosso programa de mobilidade, daremos prioridade ao transporte público coletivo, retomaremos o cuidado com as calçadas, investiremos em ciclovias e ciclofaixas e implantaremos um sistema de gestão do trânsito. O programa se baseia em conceitos modernos de sustentabilidade, que pressupõem transversalidade e integração entre as diversas políticas de mobilidade que devem existir em uma cidade metropolitana.
 
A atuação da prefeitura será complementar e integrará as intervenções viárias executadas pelo governo estadual e previstas no PAC mobilidade. Os corredores Norte e Sul, Leste e Oeste e da BR 101 contarão com a modalidade BRT (Bus Rapid Transit ou TRO – Transporte Rápido por Ônibus), que pode ser considerado um metrô sobre rodas. Os BRTs terão estações e veículos climatizados, compra de passagem antecipada e embarque em nível (permitindo a acessibilidade).
 
Através do PAC Mobilidade, serão viabilizadas as obras dos corredores de transporte da segunda e terceira perimetrais, que vão da Estrada dos Remédios à Estrada Velha de Água Fria e da Av. Recife a Casa Forte, respectivamente. Caberá à prefeitura realizar intervenções na Av. Norte, Av. Domingos Ferreira e Av. Abdias de Carvalho, além de reestruturar o sistema viário e de transporte coletivo nos bairros.
 
Também investiremos em ciclovias e ciclofaixas, além da recuperação e implantação de calçadas, respeitando os padrões modernos de acessibilidade. Será criado ainda um amplo programa de sinalização para pedestres e veículos (sinalização horizontal e vertical e semáforos). 
 
Um sistema de gestão para o trânsito do Recife e região metropolitana será estruturado, a partir da implantação de uma Central de Comando e Controle, com semáforos sincronizados, controle do fluxo de veículos, treinamento da guarda municipal e realização de campanhas educativas para pedestres e motoristas.
 
Complementares às propostas para o trânsito, investiremos em ações de saneamento, com o objetivo de erradicar os pontos críticos de alagamento, que comprometem o fluxo de pessoas e veículos na cidade."
 
Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PMDB)

"Nós estamos trabalhando muito no nosso governo para melhorar a mobilidade na cidade do Rio e oferecer transporte público de qualidade que signifique mais conforto para o trabalhador no seu deslocamento diário. E, quanto melhor a opção de transporte coletivo, mais gente que hoje tem carro vai deixar o veículo na garagem e contribuir para reduzir os engarrafamentos. Fizemos a primeira licitação de linhas de ônibus da história do Rio de Janeiro, exigindo qualidade no serviço e a renovação da frota. Implantamos o Bilhete Único Carioca, que garante ao trabalhador fazer até três viagens (duas de ônibus e uma de ligeirão) pelo preço de apenas uma. 
 
Os ligeirões, corredores expressos de BRT (Bus Rapid Transit), que já começaram a ser implantados, vão integrar toda a cidade e promover uma revolução na área de transporte, reduzindo pela metade o tempo de deslocamento. Os BRTs Transoeste, Transcarioca, Transolímpica e Transbrasil, somados à Linha 4 do Metrô, parceria com o Governo do Estado, e ao VLT do Centro, vão permitir que, em 2015, 63% dos cariocas tenham acesso a ir e vir todo dia em meios de transporte de alta capacidade. Hoje, somente 18% da população têm acesso a esse tipo de transporte. O Ligeirão Transoeste, que já funciona do Terminal Alvorada na Barra da Tijuca até Santa Cruz, vai ser capaz de beneficiar até 220 mil moradores da Zona Oeste. Projetos que nas outras gestões ficaram apenas no discurso, como o Túnel da Grota Funda e o antigo corredor T5 (Barra-Galeão, atual Transcarioca), hoje são realidade.  
 
O Veículo Leve sobre Trilhos vai aumentar em 50% a capacidade de trânsito no Centro da cidade, tirando carros e linhas de ônibus da região. As mudanças no transporte vão ajudar a cidade otimizar a frota de ônibus na cidade, organizando melhor o tráfego. Além disso, contribuem para reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Definimos uma meta de redução de 16% sobre as emissões verificadas em 2005.
 
Outro ponto importante é garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência ao transporte público. Em 2009, a cidade dispunha de apenas 310 ônibus adaptados, o equivalente a menos de 5% da frota do município. Hoje, são 5.150 ônibus, chegando a 60% da frota. Nossa meta é chegar a 100% até 2014. Além disso, todos os ônibus do BRT Transoeste, por exemplo, já nasceram acessíveis.  
 
Além das obras viárias, implantamos soluções inteligentes e práticas que facilitam o dia a dia na cidade e nossa proposta é ampliá-las ainda mais. Criamos os corredores exclusivos de ônibus - BRS - do Centro e da Zona Sul, que já diminuíram em média 30% o tempo de viagem dos passageiros e serão estendidos para outras regiões. Construímos um dos mais modernos centros de operações do mundo, com cerca de 900 câmeras e monitoramento da cidade 24 horas. Multiplicamos em vinte vezes o número de agentes da CET-Rio e ampliamos os painéis informativos nas principais vias, que indicam o tempo médio de percurso por diferentes opções. Também estamos dobrando a malha cicloviária do Rio, passando de 150 km para 300 km – a maior do Brasil. A proposta é chegar a 450 km em 2016 e tornar o Rio a cidade com mais ciclovias da América Latina. Estamos trabalhando para deixar o Rio cada vez mais no caminho certo.
 
Outra iniciativa é o sistema de aluguel de bicicletas - bikerio, que incentiva o compartilhamento do meio de transporte saudável, não poluente e que reduz engarrafamentos. A Prefeitura pretende desenvolver para estímulo ao uso do veículo elétrico (táxi e compartilhamento de veículos)." 
 
Salvador
ACM Neto (DEM)

“Vou fazer uma licitação (atualmente as empresas têm concessão) para redefinir o sistema em Salvador. Nesta licitação, além da contrapartida para a realização de obras de mobilidade, as empresas também terão de assumir o compromisso de renovar toda a frota até o final do mandato e colocar ônibus novos para rodar. Com isso, há uma sensível redução da emissão de poluentes. Outro ponto do programa é a construção de ciclovias nos principais corredores da cidade, de forma a dar segurança ao ciclista e incentivar o uso desse meio de transporte.”
 
São Paulo
Fernando Haddad (PT)

"Nossa gestão colocará em prática um plano integrado de mobilidade urbana sustentável e transporte público de qualidade, baseado na criação do Arco do Futuro, que tem por objetivo descentralizar a distribuição dos postos de trabalho em São Paulo, evitando longos deslocamentos e diminuindo o trânsito em direção ao centro expandido.
 
O Arco do Futuro começa na avenida Cupecê e segue pelas Marginais dos rios Pinheiros e Tietê e pela avenida Jacu-Pêssego. Nosso compromisso é reduzir de 5% para 2% o ISS das empresas que se instalarem ao longo e no entorno do arco, além de diminuir o IPTU (podendo até zerar) das companhias que investirem na região e de investir cerca de R$ 20 bilhões em obras viárias com a ajuda do governo federal. 
 
Além disso, vamos criar 150 km de novos corredores e outros 150 km de faixas exclusivas para ônibus, diminuindo a circulação de carros nas grandes avenidas e estimulando o uso do transporte coletivo. Os corredores de ônibus existentes serão recuperados, e a SPTrans e a CET passarão a gerenciar de maneira efetiva o trânsito, poupando os ônibus de congestionamentos e informando o usuário. Ao mesmo tempo, vamos promover o uso de energias renováveis, substituindo gradualmente o uso de combustíveis fósseis por outros com menor potencial poluente. Vamos ainda disponibilizar recursos da prefeitura para que o metrô acelere suas obras de expansão, mediante a negociação de prazos e metas com o governo estadual, que é o ente federativo responsável pelos investimentos nesse modal. Nossa gestão apoiará, sobretudo, a antecipação da entrega das estações Jardim Ângela, Pirituba, Lapa e Cerro Corá. 
 
O uso da bicicleta também ganhará espaço: a prefeitura vai incentivar seu uso, explorando seu potencial como meio de transporte em campanhas educativas de trânsito. Criaremos um sistema cicloviário com vias conexas e contínuas para a circulação segura das bicicletas, com a redução da velocidade máxima nas vias arteriais, de modo a diminuir riscos para os ciclistas. Haverá sinalização viária específica, normas de prioridade e circulação, infraestrutura e equipamentos para o estacionamento e guarda de bicicletas junto aos principais centros de destino das viagens, às estações e terminais de transporte público.
 
A bicicleta, porém, é apenas um dos modais disponíveis. Para que possa ter seu uso ampliado, é preciso que ela dialogue com o sistema público de transporte como um todo. Nesse sentido, o Bilhete Único é fundamental: por meio dele, a prefeitura criará um sistema pelo qual o usuário poderá pagar o empréstimo e o compartilhamento de bicicletas com os créditos do seu próprio bilhete. Também haverá postos de venda da Zona Azul onde será possível usar o Bilhete Único para pagar o estacionamento integrado com o transporte coletivo. E não é só: vamos criar o Bilhete Único diário, semanal e mensal, com validade temporal definida, para que o usuário realize tantas viagens quantas deseje no período de tempo escolhido, obtendo descontos maiores quanto mais longo for o período adquirido." 

Fonte : http://www.mobilize.org.br/




Projeto dos royalties pode não ser votado nesta semana


Fonte: Portal G1

Ministra compareceu a reunião de líderes da base aliada na Câmara.
Presidente da Câmara, Marco Maia, disse que colocará projeto em votação.


A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou nesta terça-feira (30) que o projeto que redefine a distribuição dos recursos provenientes da exploração do petróleo pode não ser votado nesta semana devido à falta de entendimento em relação à proposta.

O projeto está previsto na pauta de votações da Câmara desta quarta (31), mas ainda não há acordo entre os líderes.

“Pelo que eu pude sentir na breve passada que dei na reunião dos líderes, o assunto tem muitas controvérsias, muita polêmica. Eu acredito que, mesmo iniciando debate, talvez não seja possível encerrar [a discussão] para votação esta semana”, disse a ministra, que esteve reunida com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

Maia afirmou que a votação do projeto será colocada em pauta esta semana, mesmo sem consenso sobre a proposta. "Se algum partido quiser mais prazo para continuar a discussão, isso vai ter que acontecer no plenário”, disse.

O texto a ser analisado pela Câmara já foi aprovado pelo Senado. A nova lei altera a distribuição dos recursos arrecadados com a exploração da commodity, incluindo os royalties e participação especial, reduzindo as fatias da União, Estados e municípios produtores, com a diferença repassada a unidades não produtoras. Devido às divergências, o texto deve sofrer alterações na Câmara. Se isso ocorrer, o projeto precisa novamente ser analisado pelo Senado.
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Segundo Ideli, a presidente Dilma Rousseff já manifestou preocupação com a possibilidade de a discussão em torno da proposta de redistribuição dos recursos ir parar na Justiça.

“A posição da presidenta é pública, no sentido de nós não termos o risco da judicialização da questão dos royalties. Portanto, mexer em áreas já licitadas tem um altíssimo risco, pode ser tudo levado para a Justiça, e portanto, ela [Dilma] já manifestou a necessidade de discutir o daqui para a frente, talvez com uma distribuição mais equitativa entre os estados”, afirmou.

O líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), afirmou que, devido à complexidade do projeto, alguns pontos ainda precisam ser acertados até que se torne ideal. "O que importa, não é quando vai começar a discussão, mas sim como ela vai terminar, pois é de suma importância para o país," disse.

Fator previdenciário
Além do projeto dos royalties, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, afirmou que pretende colocar em votação até o final do ano o projeto que extingue o fator previdenciário. O governo, segundo Ideli, é contra a votação da matéria.

“Da parte do governo, há uma sitiuação de não concordância de que este tema entre na pauta, mas a Casa tem sua autonomia e tem de ser pautado ou não dependendo da deliberação da própria Casa”, afirmou a ministra.

O fator previdenciário é uma fórmula criada em 1999 que leva em consideração a idade, o tempo de contribuição para o INSS e a expectativa de vida do funcionário para o cálculo do valor da aposentadoria.

O instrumento tem o objetivo de reduzir o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos, no caso de homens, ou 60, no caso das mulheres. O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 para mulheres. A proposta tramita em regime de urgência na casa, e poderá ser levada para apreciação do plenário sem que passe por comissões.





Edital do trem-bala vai atrasar

Fonte : Portal Terra


O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, anunciou nesta terça-feira um atraso de "pelo menos" 15 dias na publicação do edital de licitação para o Trem de Alta Velocidade (TAV), que vai ligar Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. O edital estava previsto para ser publicado amanhã, mas o cronograma sofreu atrasos, segundo Figueiredo explicou hoje numa audiência pública no Senado.

O presidente da EPL afirmou que a estatal criada para gerir os contratos de concessão de ferrovias e rodovias para a iniciativa privada precisa do prazo para fazer ajustes no edital, que recebeu mais de 150 sugestões dos investidores. Figueiredo disse, ainda, que o objetivo do atraso é garantir a participação da coreana Hyundai no processo, já que a empresa precisa de mais tempo para comprovar experiência na área. Com o atraso, a licitação também foi adiada. Está marcada para julho de 2013, em vez de maio.

"Amanhã temos uma reunião, mas acho que vamos adiar em 15 dias para que se possa fazer reformas. Mudanças são no sentido de mudar desde o prazo de apresentação da documentação (para a concorrência) até a qualificação das empresas. Como está, por exemplo, o grupo coreano que tem expertise estaria excluído. Queremos criar um ambiente de competitividade", disse.

Aeroportos
Figueiredo também anunciou que a segunda leva de privatizações de aeroportos será anunciada em novembro. O plano de concessões para a iniciativa privada, que também vai atingir portos, não ficou pronto a tempo para ser lançado ainda em outubro.

Estado de emergência - Rochester EEUU

A fallen tree across Five Mile Line Road, near Whalen Road.

State of emergency lifted as damage assessment continues

Monroe County and Rochester officials have ended the state of emergency for the county and city and also announced that the emergency operations center will close around 10 a.m.

http://www.democratandchronicle.com/viewart/20121029/NEWS01/121029001/Live-video-Superstorm-Sandy?odyssey=tab|topnews|text|Storm%20Center

Logistel propões transporte de passageiros para FTC

Fonte : Revist Ferroviária

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=6921&InCdUsuario=25827&InCdMateria=17003&InCdEditoria=1

Genoino quer assumir vaga de deputado

Todos nós temos o direito de sempre estar lutando para provar o que achamos o correto para nós. Cabe a população também o direito de analisar o caso e se perguntar, então para que serve o STF e mais, pensar se no caso de cidadãos "normais" ou seja, nós, se por acaso tivermos alguma pendência junto ao judiciário conseguiríamos algum emprego e mais ainda, público.
eufariassim

Mesmo condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha no julgamento do mensalão, o ex-presidente do PT José Genoino ganhou apoio do partido para reassumir uma vaga na Câmara dos Deputados a partir do início de 2013. Ele herdaria a cadeira do petista Carlinhos Almeida, eleito para a prefeitura de São José dos Campos, no interior paulista.

Na eleição de 2010, Genoino foi candidato a deputado federal, mas não teve votos suficientes e ficou como suplente. "O Genoino é o suplente e vai assumir. Sem problema nenhum", disse o presidente do PT, Rui Falcão, na festa da vitória do prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Cotado para assumir a vice-presidência da Câmara em 2013, Paulo Teixeira (PT-SP) diz que "Genoino precisa recuperar a sua cidadania política". Com a eleição de Haddad garantida, a defesa dos condenados no mensalão volta à pauta do PT, que divulgará uma nota sobre o resultado do julgamento nos próximos dias.

Mesmo com a vontade do partido, é preciso aguardar o fim do julgamento para saber se a pena de perda de função pública, aplicada a réus do processo, pode impedir a posse do ex-presidente da sigla. A defesa dele sustenta que as punições só valerão a partir da publicação do acórdão do STF, que pode demorar até seis meses.

O advogado do petista, Luiz Fernando Pacheco, diz que ele ainda não teria decidido se assume a vaga na Câmara, mas afirmou não ver qualquer obstáculo para que ele tome posse. Como a Lei da Ficha Limpa não se aplicou às eleições de 2010, os petistas sustentam que o texto também não poderá ser evocado para impedir a posse do ex-deputado.

Fonte : Jornal do Brasil