terça-feira, 30 de outubro de 2012

Edital do trem-bala vai atrasar

Fonte : Portal Terra


O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, anunciou nesta terça-feira um atraso de "pelo menos" 15 dias na publicação do edital de licitação para o Trem de Alta Velocidade (TAV), que vai ligar Rio de Janeiro a São Paulo e Campinas. O edital estava previsto para ser publicado amanhã, mas o cronograma sofreu atrasos, segundo Figueiredo explicou hoje numa audiência pública no Senado.

O presidente da EPL afirmou que a estatal criada para gerir os contratos de concessão de ferrovias e rodovias para a iniciativa privada precisa do prazo para fazer ajustes no edital, que recebeu mais de 150 sugestões dos investidores. Figueiredo disse, ainda, que o objetivo do atraso é garantir a participação da coreana Hyundai no processo, já que a empresa precisa de mais tempo para comprovar experiência na área. Com o atraso, a licitação também foi adiada. Está marcada para julho de 2013, em vez de maio.

"Amanhã temos uma reunião, mas acho que vamos adiar em 15 dias para que se possa fazer reformas. Mudanças são no sentido de mudar desde o prazo de apresentação da documentação (para a concorrência) até a qualificação das empresas. Como está, por exemplo, o grupo coreano que tem expertise estaria excluído. Queremos criar um ambiente de competitividade", disse.

Aeroportos
Figueiredo também anunciou que a segunda leva de privatizações de aeroportos será anunciada em novembro. O plano de concessões para a iniciativa privada, que também vai atingir portos, não ficou pronto a tempo para ser lançado ainda em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário