O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, garantiu, na manhã desta quinta feira, 02, a operação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em João Pessoa para o próximo ano. “O VLT de João Pessoa será uma realidade em 2014. Não tem motivos para não ser”, explanou o ministro ao por um ponto final nas especulações de que o projeto estaria parado na Paraíba.
Aguinaldo Ribeiro esteve João Pessoa, para lançar a Oficina de Formação sobre Programas do Ministério das Cidades direcionada aos prefeitos paraibanos. O evento ocorreu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em entrevista exclusiva para jornal Via Férrea, da CBTU em João Pessoa, o ministro também assegurou a realização de uma reunião com representantes de outros ministérios, ainda neste mês, para definir o papel da Companhia Brasileira de Trens Urbanos a partir da implantação do novo trem nas diversas cidades em que opera. “Existem algumas particularidades no trecho da CBTU em João Pessoa que precisam ser definidas para a execução das obras complementares”, afirmou.
O superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, também participou do lançamento da Oficina de Formação sobre Programas do Ministério das Cidades e revelou que os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) de João Pessoa já se encontram em fase de montagem no Ceará. “Em visita técnica realizada às instalações da Bom Sinal Indústria e Comércio Ltda., em Barbalha, pudemos constatar que o novo trem já começou a ser fabricado e deverá está chegando ao nosso sistema em maio do ano que vem”, assegurou.
Cartaxo afirmou que o acompanhamento à fabricação dos VLTs será permanente para que a Companhia tenha noção do está sendo feito. “É uma forma de fiscalizar o contrato firmado com a Bom Sinal para que tudo saia dentro do previsto e possamos averiguar os avanços na montagem do trem que vai mudar o transporte na Região Metropolitana. Queremos assegurar a mobilidade e acessibilidade com trens modernos e confortáveis”, afirma.