terça-feira, 23 de julho de 2013

CPTM - Linha 13 - Jade Trem Guarulhos

Fonte: CPTM

Uma área de 43.116 m², localizada entre a região leste de São Paulo e o município de Guarulhos foi declarada como utilidade pública pelo Governo do Estado. O Decreto 59.370 foi publicado nesta terça-feira, 23, no Diário Oficial, e libera bens imóveis visando à implantação da Linha 13-Jade Trem de Guarulhos, pela CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos]. 

A licitação para execução das obras da Linha 13 está em processo final. No próximo dia 30, as empresas já pré-qualificadas entregarão os envelopes com as propostas comerciais e serão escolhidas as melhores ofertas. A obra está sendo licitada em quatro lotes. A previsão para conclusão é fim de 2014. 

A Linha 13 terá 11 quilômetros de extensão e oferecerá acesso rápido e econômico ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ela partirá da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira [Brás-Calmon Viana] em direção a Guarulhos, com mais duas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto. Engenheiro Goulart ganhará uma nova estação, para integrar as linhas 12 e 13. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo toda infraestrutura e trens. 

Com demanda prevista de 120 mil passageiros/dia, a Linha 13-Jade atenderá as necessidades de locomoção dos moradores das cidades de São Paulo e Guarulhos para trabalho, estudo, lazer e também passageiros com destino ao aeroporto. O valor da tarifa será o mesmo cobrado em todo o sistema ferroviário, que atualmente é de R$ 3. 

A implantação de transporte público sobre trilhos gera benefícios elevados com redução da emissão de poluentes, ganho no tempo de viagem e redução de trânsito.

Mudanças na paisagem

http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/revista/2013/07/19/interna_revista,756/mudancas-na-paisagem.shtml

Bombardier in world

Source: http://www.railway-technology.com/

Renfe clase 130
mage: Bombardier will equip two new EBI Lock 950 computer-based interlocking systems and also upgrade five existing systems on the San Vicente - Tarragona section of the Mediterranean Corridor by March 2015. Photo: courtesy of Santiago Martínez Aznar.

Bombardier Transportation has secured a contract from Spanish railway infrastructure manager Adif to provide its Interflo 200 mainline signalling system to the upgrade of the Mediterranean Corridor between Alicante and Barcelona.
Under the deal, Bombardier will install the equipment on the San Vicente - Tarragona section, which is part of a longer segment of the Mediterranean corridor currently being equipped by a consortium of Bombardier and other signalling equipment suppliers.
The company will complete the installation of two new EBI Lock 950 computer-based interlocking (CBI) systems, as well as the upgrade of five existing systems of the same type, by March 2015.
The total value of the contract is €61m, of which Bombardier will have a share of around €17m.
Upgrading the Mediterranean corridor will be carried out over three years and is part of Adif's infrastructure improvement plans to enhance links between Spanish ports and European freight corridors.
"The total value of the contract is €61m, of which Bombardier will have a share of around €17m."
The project will include the adoption of a dual-gauge solution and three rails that allow the passage of trains with Spanish or international gauge.
Bombardier's Interflo 200 signalling equipment is used for busy mainline networks, where headways are reduced and higher safety levels are required.
The system can be complemented with a national automatic train protection (ATP) system and can later be upgraded to European Rail Traffic Management System (ERTMS) operation.
The Interflo 200 system is currently in operation in Brazil, Russia and Thailand, as well as across Europe.

VLT de Cuiabá

Fonte: http://www.circuitomt.com.br/index.php

Foto: Reprodução/Thiago Bergamasco-MidiaNews

O tráfego de veículos na Capital deverá sofrer novas adequações nos próximos dias, tendo em vista que o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande iniciou as atividades para identificação, localização e remoção das interferências de telecomunicação (fibra ótica) e de rede água na avenida XV de Novembro.
 
De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) esses trabalhos de sondagem serão realizados num trecho de aproximadamente 2 km da avenida, nos períodos diurno e noturno, com objetivo de acelerar o processo e reduzir os impactos no trânsito.
 
Por conta da utilização de maquinários de grande porte, como retroescavadeiras, haverá interdições pontuais no trânsito. Segundo a Secopa, o número de faixas será reduzido enquanto os trabalhos estiverem sendo executados. 
 
A princípio, o acesso ao comércio e residências não sofrerá nenhum impacto. A obra será executada nas faixas centrais da avenida XV de Novembro e a via passará a operar no fluxo e contrafluxo (mão dupla).
 
A identificação e remoção das interferências são necessárias para que seja iniciada implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), naquele trecho.