Fonte: http://sustentabilidade.allianz.com.br/
O trem de levitação magnética de 1,2 bilhão de dólares chega à estação de Long Yang, em Xangai, após percorrer a 430 km/h o itinerário desde o aeroporto de Pudong até Xangai, na China. A maior velocidade já alcançada por um trem maglev foi de 581 km/h, registrado durante testes feitos no Japão em 2003. Atualmente, existem dois trens maglev de uso comercial em operação: o de Xangai, na China, e um trem menos veloz no Japão.
Os sistemas de levitação magnética utilizam magnetos (ímãs) tanto para levitar como para impulsionar à frente o trem que se desloca por uma curta distância acima de um trilho guia. A ausência de atrito entre o veículo e o trilho significa que a aceleração e a desaceleração são mais eficientes, segundo dizem os defensores do sistema maglev. Eles argumentam que os trens maglev se deslocarão de forma mais suave e silenciosa, exigindo menos manutenção e sofrendo menos desgaste do que os trens convencionais, que possuem mais partes móveis, como as rodas.
Os sistemas de levitação magnética utilizam magnetos (ímãs) tanto para levitar como para impulsionar à frente o trem que se desloca por uma curta distância acima de um trilho guia. A ausência de atrito entre o veículo e o trilho significa que a aceleração e a desaceleração são mais eficientes, segundo dizem os defensores do sistema maglev. Eles argumentam que os trens maglev se deslocarão de forma mais suave e silenciosa, exigindo menos manutenção e sofrendo menos desgaste do que os trens convencionais, que possuem mais partes móveis, como as rodas.