terça-feira, 14 de maio de 2013

Trens Regionais

Fonte: Valor Econômico

O transporte de passageiros sobre trilhos poderá passar por uma revolução nesta década no Brasil. Além da iniciativa do governo federal de tentar viabilizar o Trem de Alta Velocidade (TAV), interligando as cidades de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro até 2020, o governo paulista está trabalhando no projeto de trens regionais, que poderá contemplar R$ 18,5 bilhões em investimentos na construção de uma malha que conectará a capital paulista às regiões de Santos, Sorocaba e Jundiaí. A ideia é oferecer mais uma opção de deslocamento na macro metrópole paulista, que reúne, em 0,5% do território nacional, 15% da população brasileira e 27% do PIB. "Queremos atrair a iniciativa privada nesses projetos de trens regionais, que têm complementariedade com o TAV", disse o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes. 

Em novembro, o BTG Pactual e a Estação da Luz Participações (EDLP) apresentaram a Manifestação de Interesse Privado (MIP) para o projeto, que poderá representar a implantação de 431 km de uma rede integrada de linhas ferroviárias de passageiros que abrangerá as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba. Os trens trafegariam com velocidade entre 120 km/h e 160 km/h e contariam com ampla gama de serviços, como internet sem fio, cafés, assentos confortáveis. 

Estimado inicialmente em R$ 3,2 bilhões, o trem expresso para Jundiaí teria 47 km de extensão e faria o percurso entre a capital paulista e o interior em 25 minutos. "Estamos na fase de contratação do projeto básico e executivo e dos licenciamentos ambientais", destacou o secretário. Já para o trecho entre São Paulo e Santos, de 58 km de extensão, com tempo de viagem previsto em 35 minutos, ainda falta definir a localização da estação central em São Paulo. O custo da obra está projetado entre R$ 3 bilhões e R$ 6 bilhões. "Essa diferença de valor é por conta da indefinição de alguns pontos, como a localização das estações e do traçado, além de estarmos vendo como o capital privado poderá participar", afirmou Fernandes. 

Outro trecho trabalhado é o de São Paulo a Sorocaba, com extensão de 87 km e tempo de percurso previsto em 52 minutos. O custo está entre R$ 3 bilhões a R$ 6 bilhões. "Ainda estamos analisando o trajeto, quantos túneis serão feitos, quantas obras de arte poderão ser feitas, por isso a diferença dos valores. Mas já estamos começando a nos preparar para a licitação dos projetos de engenharia", disse. 

Os estudos técnicos que embasam todo o projeto deverão ser entregues ao governo paulista em 26 de julho. Uma parte dos custos da implementação da rede deve ser paga pelo Estado e está estimada em R$ 4 bilhões, sendo que a maior parte deverá ficar com a iniciativa privada. Calcula-se que cerca de duas milhões de pessoas se deslocam diariamente entre as cidades envolvidas pelo projeto, o que proporciona escala para que as obras possam sair de fato. 

O sistema de trens regionais poderá transportar 465 mil passageiros por dia. "A frota paulista dobrou de 10,5 milhões de veículos para 20,5 milhões em 2010, o que abre perspectivas para a viabilidade de sistema de trens", frisou Guilherme Quintella, presidente da Adtrem. "Com esses investimentos, podemos retornar à década de 1960, quando se transportavam 100 milhões de passageiros por ano", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate.

VLT Guarulhos - Santo André

Fonte:  Do Diário do Grande ABC

Santo André finaliza ainda neste primeiro semestre o projeto funcional de mais um corredor sobre trilhos para a região, desta vez ligando a cidade a Guarulhos, cortando a Zona Leste da Capital. Um dos possíveis modelos a serem adotados é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), espécie de metrô de média capacidade.
A ligação teria 30 quilômetros de extensão, saindo da região de Bom Sucesso/Cumbica, em Guarulhos, e passando pela Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, próxima ao futuro estádio do Corinthians e possível sede da Copa de 2014. A partir daí o traçado seguiria até Santo André.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município, Frederico Muraro, cerca de 180 mil moradores seriam beneficiados. "Nossa ideia é integrar o VLT com o Expresso Guarará e construir mais sete quilômetros de corredor de ônibus até o Terminal da Vila Luzita", destacou.
A integração seria feita na Estação Pirelli, uma das cinco previstas em solo andreense. Por ela, estima-se que circularão 32 mil passageiros por dia. Em toda a sua extensão, a linha atenderia 450 mil pessoas diariamente, de um total de 1,8 milhão de habitantes.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo será responsável pela execução da obra, que ainda não tem data para começar porque depende de captação de recursos. Procurada, a Secretaria afirmou que vê "com bons olhos" o projeto e acredita em sua viabilização.
O Grande ABC receberá outro corredor sobre trilhos, cujas obras devem começar em 2012. O projeto foi elaborado por São Bernardo e está orçado em R$ 3 bilhões. Terá 20 quilômetros de extensão e ligará a cidade a São Paulo, passando pelas divisas de São Caetano e Santo André.

Eufariassim: ASC - Advanced Sensors Calibration

Eufariassim: ASC - Advanced Sensors Calibration: Source: http://www.railway-technology.com/ Advanced Sensors Calibration (ASC), one of the world's leading manufacturers of acceler...

Eufariassim: Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL

Eufariassim: Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL: Fonte: http://www.valec.gov.br/index.php http://www.valec.gov.br/Licitacoes/concorrencia00313.php

Siemens in world

Source: http://www.railway-technology.com/

Amtrak electric locomotive
Image: Amtrak president and CEO Joseph Boardman and Siemens Rail Systems Division in the US president Michael Cahill with one of the new advanced technology locomotives. Photo: courtesy of Siemens.

Siemens has rolled out the first of 70 advanced technology electric locomotives from its California assembly line to be used by US rail operator Amtrak for its Northeast intercity rail passenger service.
The first locomotives from the $466m order will be field tested in summer 2013 with revenue service scheduled to commence in the fall of this year.
Amtrak president and CEO Joseph Boardman said that the new locomotives will help power the economic future of the northeast region, offer more reliable and efficient service for passengers and support the rebirth of rail manufacturing in the US.
"Built on the west coast for service in the northeast with suppliers from many states, businesses and workers from across the country are helping to modernise the locomotive fleet of America's Railroad," Boardman said.
Assembly of the new Amtrak Cities Sprinter (ACS-64) is being carried out at Siemens' existing unit in Sacramento, California, while parts are being built at its plants in Norwood in Ohio, Alpharetta in Georgia and Richland, Mississippi.
Following complete delivery, the new locomotives will be run on Northeast Regional trains at speeds up to 125mph on the Northeast Corridor (NEC) along the Washington-New York-Boston route and on Keystone Service trains at speeds up to 110mph on the Keystone Corridor from Philadelphia to Harrisburg, Pennsylvania.
"The first locomotives from the $466m order will be field tested in summer 2013 with revenue service scheduled to commence in the fall of this year."
Additionally, all long-distance trains operating on the NEC will be powered by the new locomotives.
Siemens Rail Systems division in the US president Michael Cahill said: "From downtown streetcar systems to regional, passenger rail lines, Siemens' transportation solutions like the next-generation Amtrak locomotives enhance safety, boost efficiency and performance, and are built in America leveraging Siemens' US manufacturing hubs and supply chain."
Designed for easier maintenance, the new locomotives will enhance energy efficiency by using a regenerative braking system that will feed energy back into the power grid.
The new locomotives will also meet the latest Federal Railroad Administration requirements and improve mobility for the people, businesses and economy of the entire northeast region.
Testing will be carried out on the first three locomotives in summer 2013, including two at a US Department of Transportation facility in Pueblo, Colorado, and one on the NEC.
Following the testing, production of the remaining locos will be carried out for monthly delivery through 2016.