sexta-feira, 1 de março de 2013

VLT do DF

Fonte: Portal G1

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (28) a pré-qualificação de empresas interessadas na obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O governo anunciou a retirada do projeto da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo em setembro do ano passado, alegando que a obra não ficaria pronta a tempo do evento. Na época, Metrô disse que cancelamento possibilitaria nova licitação. 

Considerado o principal projeto para melhorar a mobilidade urbana em Brasília para o torneio, o VLT teve as obras suspensas pela Justiça e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) cinco vezes antes da anulação do contrato pela 7ª Vara de Fazenda Pública do DF, em abril de 2011. 

Na avaliação do juiz José Eustáquio de Castro Teixeira, havia também indícios de fraude no processo licitatório, que teria sido direcionado para privilegiar empresas ligadas a um ex-presidente do Metrô/DF. 

Além disso, o Iphan alegou que havia indícios de que não foi realizado um estudo de impacto ambiental do projeto, que prevê a derrubada das árvores da W3 e a passagem de trens nas proximidades do zoológico. 

Em maio do mesmo ano, o governador Agnelo Queiroz chegou a afirmar que uma nova licitação seria feita ainda em 2011, mas isso não ocorreu. 

Em nota enviada nesta quinta, o GDF disse que “tem consciência de que o DF não pode mais prescindir de um modal de transporte como esse [o VLT]”. O governo disse ainda que vai dar prioridade à construção do trecho que liga o Aeroporto JK ao Terminal Asa Sul. 

Projeto 
Orçado inicialmente em R$ 1,55 bilhão, o projeto completo do VLT liga o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ao final da Asa Norte, em um percurso de 22,6 quilômetros e 25 estações. A expectativa é que o veículo atenda 12 mil pessoas por dia.

KATHREIN-Werke


Source: http://www.railway-technology.com/

Taiwan ferroviária de alta velocidade equipado com antenas




Estação base antena em um trilho de trem

s antenas Kathrein estão em uso diário de bondes e ônibu

KATHREIN-Werke is one of the world's largest and oldest antenna manufacturers. The KATHREIN Group currently employs more than 6,600 individuals at 24 production facilities and 61 subsidiaries, as well as affiliates worldwide.

Antenna systems and electronic products

For more than 90 years, KATHREIN-Werke has been developing, producing and marketing a wide-range of antenna systems and electronic products. KATHREIN's technological edge has made it one of the leaders in its field. KATHREIN-Werke offers a full portfolio, which includes:
  • Mobile communication systems
  • Satellite and terrestrial antenna products and systems
  • Hybrid fibre coax networks
  • Radio frequency identification
  • Broadcast antenna systems
  • Car antennas and automotive systems

Base-station antennas for mobile networks

KATHREIN-Werke is the market-leader in the field of base-station antennas for mobile communication networks, with a monthly production output of over 100,000 antennas. Its customers include all the major system suppliers, as well as more than 250 single network operators worldwide.
The current product portfolio in the field of mobile communications ranges from 25 - 6,000MHz and includes products for all cellular networks, as well as antennas for bus, rail and ground-to-air communications.

Antennas for trains and buses

Train and bus antennas are required for a variety of different applications. KATHREIN, as an innovative manufacturer, provides mobile access for both passengers and train operators.
KATHREIN develops base-station antennas, which provide future-proof network capabilities, along train tracks for safety applications and all common mobile communication frequencies.
On top of this, KATHREIN equips train operators with a large variety of antennas for train connectivity.
The company portfolio covers frequency ranges from 68MHz up to 3800MHz, including integrated GPS solutions.

Voice and data communication for security systems

The most important field is certainly voice and data communication for security systems. KATHREIN offers different antennas for this sector, including:
  • 4m-band (80MHz): used in shunting operations (arranging single carriages to a complete train) for voice communication between the shunter and the engine-driver
  • 2m-band (160MHz): used in running train operation for voice communication between the engine-driver and the central office. This band is mostly used by trams and buses.
  • 70cm-band (450MHz): main band for voice communication on the railways, including safety system
  • GSM-R (900MHz): pan-European standard for digital railway communications
KATHREIN offers further applications in the area of train antennas, including:
  • Global positioning GPS (1575MHz)
  • Mobile communications (GSM, UMTS, LTE)
  • Data transmission WLAN, WiMAX (2500MHz)
  • Radio networks (UKW frequencies)

Grounding elements for voltage protection

Train antennas made by KATHREIN are well-known as reliable and highly sophisticated products. Our antennas are distinguished by excellent voltage protection against accidental high voltage contacts, thanks to diligently conceived grounding elements implemented in their overall design. In addition, train antennas face extremely harsh environmental and operational conditions.
KATHREIN train antennas have not only a proven history in the field, bur are also all tested according to the standard EN50155, which was initialised by Deutsche Bahn AG.
For multi-band antennas, several combiners to interconnect the corresponding frequency bands are available. All devices undergo vibration and shock tests, according to ETS-300019-1-4.

Quality and service

KATHREIN has a high level of knowledge in the area of train antennas, having worked in field for more than 50 years.
The slogan 'quality leads the way' is KATHREIN's company philosophy and its key to success. Customer satisfaction is one of the governing principles within KATHREIN and we are pleased to help you with all your upcoming requests.


Vencedores Prêmio Revista Ferroviária 2012

Fonte: 


Alstom, AmstedMaxion, IAT , Odebrecht, OnixSat, Progen, Randon, Rumo e Siemens consagraram-se como as grandes vencedoras do Prêmio Revista Ferroviária 2013. As empresas foram escolhidas pelos assinantes e leitores cadastrados para receber a newsletter da Revista Ferroviária e, através de votação online.  A escolha da Melhor Operadora de Carga foi diferente. A MRS Logística foi escolhida através de votação dos clientes.
OxiSat, Progen e Siemens receberão pela primeira o troféu do Prêmio RF. A OnixSat foi escolhida a Melhor Criador de TI; a Progen como Melhor Consultora; e a Siemens como Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas.

A Rumo Logística venceu na categoria Melhor Cliente. Essa é a segunda vez que a empresa vence o Prêmio RF.   A Randon e IAT foram escolhidas como as melhores fabricantes de Veículos de Carga e Componentes para Via Permanente, respectivamente.

Algumas empresas já são colecionadoras da premiação. A Alstom receberá no dia 26 de março seu décimo troféu. A empresa foi escolhida como Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros. A AmstedMaxion foi eleita a Melhor Fabricante de Componentes para Material Rodante e somará oito premiações. Enquanto a Odebrecht venceu pela quarta vez consecutiva como Melhor Construtora.

A MRS Logística também coleciona o título de Melhor Operadora de Carga. A concessionária foi escolhida pela nona vez nesta categoria. Desta vez, não foram os indicadores de produtividade que definirem seu título, mas quem utiliza a sua malha: os clientes.

Os 10 principais clientes de cada ferrovia receberam um questionário onde avaliaram quesitos como o transit time da carga, programação, cumprimento de contrato, integridade da carga e custo do serviço, atribuindo notas de 1 a 10 para cada item.  Os clientes que utilizam mais de uma operadora avaliaram os serviços de cada uma delas separadamente. Os pontos foram somados e a que recebeu as melhores notas foi a MRS Logística, a vencedora.

Todas as empresas serão homenageadas durante um jantar no dia 26 de março, em São Paulo. Os convites estão à venda e podem ser adquiridos através do