O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será implantado na Capital em 2014 será um dos temas a ser discutido no encontro internacional de manutenção ferroviária que acontecerá no período de 14 a 16 deste mês, no Ouro Branco Praia Hotel, em João Pessoa. A 35ª reunião do Grupo Permanente de Auto-ajuda em Manutenção Metroferroviária (GPAA) contará com a participação de mais de 70 técnicos, representantes de 15 operadoras metroferroviárias do Brasil, bem como da Latinoamericana, Metrovia Buenos Aires, que opera cinco linhas capital Argentina, e Metrô de Lisboa, de Portugal.
Os técnicos e especialistas em ferrovia vão discutir ainda em João Pessoa a ferroLogística da Manutenção; Oficinasde Manutenção; Manutenção da Construção Civil e Rede Aérea. Esse evento tem como objetivo abrir o leque de informações e ações que já foram ou estão sendo implementados em alguns metrôs e expandir a sua utilização com a finalidade de melhorar o desempenho dos trens no país e em países parceiros.
De acordo com um dos idealizadores do GPAA, o engenheiro Ricardo Torsani, da CBTU em Belo Horizonte, todo esse trabalho é voltado para otimizar a logística da ferrovia e proporcionar melhorias para os usuários. “A finalidade das nossas reuniões é proporcionar para a população mais segurança nos deslocamentos, maior disponibilidade e oferta de trens, maior regularidade nos intervalos entre viagens, padronização das rotinas de manutenção, entre outros resultados positivos que impactam diretamente na rotina das pessoas, embora passem despercebidos no dia a dia”, afirma.
Em 13 anos de existência, o GPAA tem avançado e consolidado o fórum de debates onde se promove em tempo real a troca de experiências e conhecimentos técnicos. “Acredito também que o GPAA tem hoje um papel importante na busca de ampliar a integração entre todas as operadoras e seus fornecedores, compartilhando soluções de problemas e dificuldades no âmbito da manutenção metroferroviária. Vale destacar ainda que o GPAA é recorrentemente consultado por grandes operadoras nacionais e internacionais como o Metrô de São Paulo, Metrô Rio, Via Quatro, Metrô de Santiago, Metrovias Buenos Aires, entre outras, o que reforça a posição que este grupo ocupa no cenário metroferroviário nacional e até no exterior”, revela.
Segundo Torsani, sempre que consultado, o GPAA procura viabilizar soluções que são prontamente compartilhadas, e isso é o que torna esse fórum um espaço de conhecimento importante para o dia a dia tanto das operadoras quanto dos usuários de sistemas metroferroviários.
Participam da reunião, técnicos da CBTU por intermédio da Administração Central, do Rio de Janeiro, e das Superintendências em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Maceió e Natal; Central (Rio de Janeiro); CTS (Salvador); CMTP (Teresina); CPTM (São Paulo); Metrô DF (Brasília), Metrô For (Fortaleza), Metrô Rio (Rio De Janeiro), Metrô SP (São Paulo), Supervia (Rio De Janeiro), Via Quatro (São Paulo) e Metrovias (Buenos Aires). Patrocinam o encontro, as empresas Alstom, Euroar, Empretec, Emme2, Technomaster, Orbe Brasil, Iasa, Sergomel.
VLT na Capital
Oito composições de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) formadas por três carros de passageiros já estão sendo fabricados na cidade de Barbalha, no interior do Ceará, pela Bom Sinal, empresa vencedora da licitação realizada pela CBTU. Esses trens novos – a melhor alternativa já comprovada para resolver os problemas de mobilidade da população no mundo – chegam para colocar a capital paraibana na modernidade do transporte público.
O VLT de João Pessoa terá facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes (ônibus e Vans), atende às normas internacionais de veículos ferroviários, possui ar condicionado total, duas cabines de comando permitindo operar em monovia, baixo potencial poluidor e baixo consumo de biodiesel e com capacidade para transportar 562 passageiros por viagem. Ele vai substituir os atuais trens antigos que funcionam há cerca de 60 anos.
Foram investidos cerca de R$ 30 milhões em diversas obras. Na fabricação do VLT, o a CBTU através do Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC - Equipamentos) está investindo cerca de R$ 96 milhões. A meta é que até a realização da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, o VLT esteja em plena atividade.
O estudo técnico da CBTU projeta um crescimento no número de usuários transportados com a chegada do VLT. Estima-se um salto dos atuais 8 mil/dia para aproximadamente 30 mil/dia. Os intervalos entre as viagens também diminuirão de uma hora para 20 minutos a 30 minutos.
A CBTU, com investimentos do Governo Federal, já implantou o VLT no Recife (PE) e Maceió (AL) e quer implantar até o ano que vem os trens de Natal (RN) e de João Pessoa (PB). A direção da Companhia, ligada Ministério das Cidades, busca fortalecer todos os sistemas para dar continuidade à política de mobilidade social. Atualmente a CBTU também presta assessoria técnica à implantação dos metrôs de Salvador e Fortaleza.