sábado, 13 de outubro de 2012

Após 40 anos de abandono, País pode ganhar 21 linhas de trens de passageiro



Fonte: ESTADAO.COM.BR
Menino espera na estação de Campinas em 1966 - Arquivo AE




Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em estudo pelo poder público a construção de 21 ramais ferroviários para passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para transporte em 14 Estados até 2020.
O número é mais que o dobro do que está em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam hoje no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra, São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale.
O atual cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano.
Para Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro, confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150 km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje está um desastre."
Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis (GO), e cerca de 500 km de trilhos em Minas Gerais que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.

Produção de petróleo no Brasil crescerá 40% em cinco anos

ONTE : Agência Estado
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A produção brasileira de petróleo deve crescer 800 mil barris por dia até 2017. A projeção foi anunciada na sexta-feira em Paris pela Agência Internacional de Energia (AIE). Segundo o "Relatório de Mercado de Médio Prazo 2012", o avanço do Brasil será o terceiro mais expressivo entre os países de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).
"O Brasil vai adicionar 0,8 milhão de barris por dia, em sua maioria em águas profundas", disse o diretor de mercados energéticos da AIE, Keisuke Sadamori, ao apresentar o documento por teleconferência. Em agosto, segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Brasil produziu 2,006 milhões de barris por dia. Pelas projeções da AIE, a extração diária deve crescer cerca de 40% em cinco anos.
Fora da Opep, o aumento da extração no Brasil está atrás do Canadá (produção adicional de 1,1 milhão de barris/dia) e dos Estados Unidos (3,3 milhões de barris/dia até 2017). A entidade diz que essa recuperação dos EUA e do Canadá e o avanço brasileiro compõem um cenário de mudança no jogo de forças na oferta de petróleo.
"Para os próximos cinco anos, haverá importante reequilíbrio no aumento de produção dos países de fora da Opep, com as Américas responsáveis pela vasta maioria desse incremento", cita o documento. "Além dos EUA e do Canadá, o pré-sal brasileiro e a Colômbia devem contribuir", diz o texto, ao comentar que países da antiga União Soviética devem perder fôlego na alta de produção.
Entre os tradicionais fornecedores de petróleo, a agência prevê que o Iraque deve liderar o aumento da extração com cerca de 2 milhões de novos barris por dia até 2017. Líbia e Emirados Árabes vão contribuir com cerca de 1,3 milhão de barris e 900 mil barris/dia, respectivamente. De volta às Américas, a AIE cita que a Venezuela, país que faz parte da OPEP, deve apresentar "crescimento marginal na produção".
"O País não deve superar os desafios no período, mesmo com eventual mudança no poder político", cita o documento. No domingo, a Venezuela reelegeu o presidente Hugo Chávez. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Obras do VLT MPF pede nova suspensão

Fonte : 


Procurador alega "danos irreparáveis" a Mato Grosso, obras estão aceleradas.MPF quer paralisar novamente as obras do VLT, que estão em ritmo acelerado em Cuiabá e VG

O Ministério Público Federal entrou com um novo recurso, no Tribunal Regional Federal/1ª Região, nesta semana, pedindo a paralisação, pela terceira vez, das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Cuiabá e Várzea Grande.
O recurso foi ajuizado pela Procuradoria Regional da República - órgão de segunda instância do MPF - na segunda-feira (8) e deve ser julgado na próxima sessão da Corte Especial do TRF, prevista para o próximo dia 18 (quinta-feira).
Segundo o procurador Carlos Frederico Santos, autor do recurso, não é a liminar que ordenou a paralisação das obras que irá prejudicar a ordem e a economia públicas, e sim a implantação do VLT. 
Além do comprovado custo absurdamente elevado do VLT, há evidências de possibilidade real do seu não aproveitamento para a Copa de 2014, visto que sua conclusão ocorrerá após o evento. É certo que uma obra deste porte causará danos irreparáveis à economia do Estado”, disse Santos, em sua justificativa.
O procurador ingressou também com mandado de segurança contra a decisão do presidente do TRF1, desembargador federal Mário César Ribeiro, alegando que o caso não pode ser objeto de pedido de suspensão de liminar, diante da inexistência de lesão à ordem e economia públicas. 
Segundo Carlos Santos, a questão só poderia ser impugnada por agravo de instrumento, cuja decisão compete a uma das turmas do Tribunal.
Para o representante do MPF, uma solução plausível seria a substituição do Veículo Leve sobre Trilhos por outro, como o BRT (Bus Rapid Transport), que, segundo ele, "possui o custo de investimento aproximadamente cinco vezes menor em relação ao VLT".
Polêmica na Justiça

O VLT foi escolhido pelo Governo do Estado como opção para a modernização do sistema de transporte público urbano, no contexto das obras da Copa do Mundo de 2014.
A obra é motivo de grande controvérsia entre a Justiça, o Ministério Público, o Estado do Mato Grosso e a União.
 
Uma ação civil pública foi proposta pelo MPE/MT e pelo MPF/MT, pedindo a suspensão das obras, em razão de supostas irregularidades, entre elas, um suposto prejuízo aos cofres públicos em quantia que seria superior a R$ 1 bilhão.
No mês passado,  juiz federal Marllon Souza, da 1ª Vara da Seção Judiciária do Mato Grosso concedeu uma liminar que ordenou a paralisação das obras e fixou multa diária de R$ 30 mil, caso a ordem fosse descumprida. 
Contra essa decisão, o Estado recorreu ao TRF1, para que o empreendimento fosse retomado, alegando que a sua suspensão pode prejudicar a Copa do Mundo, em Cuiabá. 
Ao analisar o pedido, o presidente do Tribunal suspendeu a liminar, o que resultou na retomada das obras.
 

Na decisão, o magistrado argumentou que a sentença anterior não apresenta elementos suficientes para justificar a suspensão das obras.
 
Além disso, afirmou que paralisação das obras poderia ser prejudicial à economia pública e à ordem pública, bem como à sociedade.






Lá como cá é a mesma coisa.




http://www.estrellavalpo.cl/impresa/2012/10/13/full/6/

Ataque suicida mata 14 em mercado no Paquistão




Fonte : Reuters Brasil
a.a:  Jibran Ahmad


PESHAWAR, Paquistão, 13 Out (Reuters) - Um suicida detonou um carro-bomba em um mercado no noroeste do Paquistão neste sábado, matando pelo menos 14 pessoas, segundo autoridades.

O alvo do ataque na cidade de Darra Adam Khel parece ter sido membros de uma milícia pró-governo criada para combater os militantes talebãs, afirmaram as autoridades, adicionando que o número de mortos pode subir porque 25 pessoas foram feridas e várias estavam em condições críticas.

O exército paquistanês, um dos maiores do mundo, lançou diversas ofensivas contra o Talebã e outros grupos militantes que buscam derrubar o governo apoiado pelos Estados Unidos.

Mas as operações falharam em derrubar o suporte das redes militantes.

Bruxo Carlos Santana

O mágico bruxo Santana
eufariassim


https://www.youtube.com/watch?v=frcA6Hk7Mfo&feature=related

Pablo Neruda

Talvez um dos mais recorrentes sentimentos que assolam o ser humano e só o deixa de o atormentar quando pela análise de tudo que viveu, , observou; compreender que no fim da jornada terá a certeza que aqui nessa vida o aprendizado é constante e interminável, que a mudança total não se dá ou dará aqui.
eufariassim






NÃO ME SINTO MUDAR

Não me sinto mudar. Ontem eu era o mesmo.
O tempo passa lento sobre os meus entusiasmos
cada dia mais raros são os meus cepticismos,
nunca fui vítima sequer de um pequeno orgasmo

mental que derrubasse a canção dos meus dias
que rompesse as minhas dúvidas que apagasse o meu nome.
Não mudei. É um pouco mais de melancolia,
um pouco de tédio que me deram os homens.

Não mudei. Não mudo. O meu pai está muito velho.

As roseiras florescem, as mulheres partem
cada dia há mais meninas para cada conselho
para cada cansaço para cada bondade.

Por isso continuo o mesmo. Nas sepulturas antigas
os vermes raivosos desfazem a dor,
todos os homens pedem de mais para amanhã
eu não peço nada nem um pouco de mundo.

Mas num dia amargo, num dia distante
sentirei a raiva de não estender as mãos
de não erguer as asas da renovação.

Será talvez um pouco mais de melancolia
mas na certeza da crise tardia
farei uma primavera para o meu coração.


Fonte : Cadernos de Tenuco - Pablo Neruda
            Tradução de Albano Martins