quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Embraer




Aviação Executiva
Fonte :  Reuters/Por Brad Ha
ynes Jornal A Cidade
(Reportagem adicional de Alberto Alerigi Jr.; Edição de Cesar Bianconi)


SÃO PAULO, 24 Jan (Reuters) - A Embraer selou nesta quinta-feira um acordo de até 4 bilhões de dólares para fornecer jatos à rede regional da American Airlines, motivando alta expressiva de suas ações com a esperança de que a fabricante conseguirá manter seus níveis de produção de aeronaves comerciais.

A Embraer e a norte-americana Republic Airways assinaram um contrato por 47 aviões modelo 175, com opções de compra de outras 47 aeronaves. Os novos jatos serão operados pela Republic sob a bandeira American Eagle da AMR.

A encomenda dá um alívio à carteira de pedidos (backlog) da fabricante brasileira, depois que a Embraer perdeu o primeiro grande contrato de uma companhia aérea norte-americana após acordos trabalhistas permitindo que elas operem aviões regionais maiores.

Em dezembro, a rival canadense Bombardier fechou com a Delta Air Lines um pedido de até 3,29 bilhões de dólares.

E a batalha por novas encomendas de grande porte nos Estados Unidos está apenas começando, de acordo com o presidente da divisão de aviação comercial da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva.

"A American ainda deve comprar mais aviões desse tamanho (de 76 passageiros). Temos aí a American, a United, a US Airways e as empresas regionais também", disse ele em entrevista à Reuters por telefone. "Eu continuo confiando que nos próximos 18 meses essas campanhas (de vendas) vão ser definidas com ordens de 250 a 400 aviões, aproximadamente."

As ações da Embraer chegaram a saltar quase 12 por cento na máxima dos negócios na Bovespa, no maior ganho diário em quase quatro anos. Às 16h47, a alta era de 7,59 por cento.

A venda da Embraer à Republic Airways depende da aprovação do tribunal de recuperação judicial da American Airlines, o que está previsto para ocorrer até o fim de março.

As entregas dos aviões configurados para 76 passageiros, em duas classes, deve começar em meados deste ano, com dois ou três jatos por mês, de acordo com a American Airlines.

O executivo da Embraer disse que o contrato da Republic não envolve a revenda de qualquer avião usado, que foi parte do acordo da Bombardier com a Delta.

A manutenção dos níveis de produção da Embraer em 2013 em patamar similar ao do ano passado foi colocada em dúvida diante da ausência de grandes encomendas por jatos regionais, fazendo com que a fabricante tivesse seu backlog --importante indicador da receita futura-- no menor nível em seis anos.

Alguns analistas já cortaram suas projeções de produção de aeronaves comerciais pela Embraer em 2013 e 2014.

"Estamos realmente comfortáveis que vamos manter nosso nível de produção neste ano", disse Silva.

A venda para a Republic foi fechada depois que a Embraer revelou na semana passada que a companhia aérea irlandesa Aldus Aviation é o cliente não informado na carteira de pedidos de dezembro da companhia. A Aldus assinou contrato de até 1,56 bilhão de dólares.

Também na semana passada, a Embraer informou que seu backlog no quarto trimestre teve a primeira alta em um ano, passando a 12,5 bilhões de dólares .

A Republic Airways é a maior operadora de jatos da regionais da Embraer no mundo e os novos aviões encomendados foram aprimorados pela fabricante brasileira. Segundo a Embraer, os modelos possuem novas pontas de asa e refinamentos aerodinâmicos que reduzirão o consumo de combustível em até 5 por cento.

Tarifa da energia elétrica

Creio que está faltando sintonia nas declarações de importantes setores e responsáveis do governo a respeito do assunto em questão. Se isso não for passado a limpo e se confirmar o que a Presidenta declarou em rede.
eufariassim

Fonte : G1


Um dia após a presidente da República, Dilma Rousseff, anunciar em cadeia nacional de rádio e televisão que o corte no preço da energia elétrica para residências será de 18% e para a indústria, de até 32%, o Banco Central informou, por meio da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), colegiado responsável pela fixação da taxa básica de juros, que espera uma redução menor: de 11% em 2013.
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"A projeção aponta recuo de aproximadamente 11% na tarifa residencial de eletricidade (essa estimativa leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais recentemente anunciadas, bem como de revisões tarifárias ordinárias programadas para este ano)", informou a autoridade monetária.
O corte de 18% no preço da energia elétrica residencial, e de 32% para as grandes indústrias, também já havia sido confirmado pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.
O plano de barateamento da energia é uma das principais bandeiras do governo Dilma. Com a medida, o governo espera reduzir os custos das empresas brasileiras, que ganham mais competitividade num momento em que a crise econômica internacional se agrava.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a redução média do preço da energia elétrica será de 20%. "É uma redução estrutural. Não é conjuntural. O que o BC quis dizer é que, para efeitos de cálculo na inflação, há essa redução que é definitiva de 20%, mas quando houver, se houver revisão tarifária, e os custos de utilização das térmicas poderia ter o efeito que equivaleria aquela redução [menor de 11%]. Só nestas hipóteses", declarou ele.
Pronunciamento da presidente Dilma
Durante seu pronunciamento, na noite desta quarta-feira (23), a presidente Dilma Rousseff chegou a criticar as previsões de que o corte na tarifa a ser anunciado seria menor do que o pretendido pelo governo.  “Como era de se esperar, essas previsões fracassaram”, afirmou. Para Dilma, “aqueles que são do contra estão ficando para trás”.
Segundo a presidente, “cometeram o mesmo erro de previsão os que diziam, primeiro, que o governo não conseguiria baixar a conta de luz. Depois, passaram a dizer que a redução iria tardar. Por último, que ela seria menor que o índice que havíamos anunciado”, afirmou no pronunciamento.
Dilma esclareceu que mesmo a população dos estados cujas concessionárias de energia se recusaram a aderir ao plano terão suas contas de energia reduzidas. “Espero que em breve, até mesmo aqueles que foram contrários à redução da tarifa, venham a concordar com o que eu estou dizendo”, declarou.
Sanção da lei
No dia 14 de janeiro foi publicada a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da lei 12.783, que renova concessões do setor de energia e permite o barateamento da conta de luz dos brasileiros.
Na época, cálculos do governo federal apontavam que as medidas previstas na lei levariam a uma redução média de 20,2% na tarifa de energia a partir de fevereiro (16% para residências e até 28% para a indústria).
A lei permite ao governo prorrogar, por até 30 anos, concessões de geração (usinas hidrelétricas e térmicas), transmissão e distribuição de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca, esses concessionários tiveram que aceitar receber, já a partir de 2013, uma remuneração até 70% inferior pelo serviço prestado.
Uma parte da redução na conta de luz vem através dessa medida. A outra vem da eliminação, da conta de luz, de dois dos encargos setoriais incidentes: a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e a Reserva Geral de Reversão (RGR). Já a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) será reduzida a 25% de seu valor atual, e assume o custeio de programas contidos nos outros dois.
A energia produzida pelas usinas cujas concessões estão sendo prorrogadas, mais barata por conta do corte na remuneração desses agentes, será transformada em cotas e repartida entre todas as distribuidoras do país. Dessa maneira, segundo o plano do governo, o barateamento na conta de luz vai poder chegar a todos os brasileiros.

VLT de Santos





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Os VLTs projetados pela Vossloh, terão 44 metros de comprimento cada um e capacidade para 400 passageiros

O consórcio Tremvia Santos, formado pela Vossloh España e T’Trans, fabricará 22 VLT´s modelo Tramlink V4 para o sistema de VLT da Baixada Santista. Os três primeiros trens virão de Valência, na Espanha, e os outros 19 serão produzidos na fábrica da T’Trans, em Três Rios (RJ).

Os VLTs bidirecionais, projetados pela Vossloh, terão 44 metros de comprimento cada um e capacidade para transportar 400 passageiros. Com piso totalmente rebaixado, o Tramlink V4, que pode ter de cinco a sete carros, já é utilizado na Espanha e Alemanha. Segundo o consórcio Tremvia Santos, os veículos estarão prontos para entrega em 2014 e 2015.

Os trens serão utilizados na linha de 11 quilômetros que ligará Barreiros, em São Vicente, ao Porto, em Santos.  O consórcio foi selecionado no final do ano passado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), responsável pelo projeto.

AnsaldoBreda

Fonte : http://www.railway-technology.com/

bologna_FLIRT train
mage: FER's new FLIRT train can be operated in double traction to provide high levels of capacity at peak times. Photo: courtesy of Stadler.

A consortium formed by Stadler Rail and AnsaldoBreda has delivered five fast light innovative regional train (FLIRT) multiple-units to Ferrovie Emilia Romagna (FER) in Bologna, Italy.

The consortium was formed to build 32 electric and two diesel multiple-unit trains under a €200m order from two operators, FER and Sistemi Territoriali, which also includes options for an additional 20 FLIRTs and more Stadler GTW articulated railcars.

Under the order, FER is set to receive 12 five-car EMUs, while Sistemi Territoriali will receive four six-car EMUs, 16 four-car EMUs and two GTW DMUs.

"FER is set to receive 12 five-car EMUs, while Sistemi Territoriali will receive four six-car EMUs, 16 four-car EMUs and two GTW DMUs."

The lightweight, energy-efficient aluminium trains will be capable of travelling at a top speed of 160km/h, and they can be operated in double traction to provide high levels of capacity at peak times.

The trains have been approved for operations on various routes in the Emilia Romagna region and over the next few weeks, they are expected to be approved by Agenzia Nazionale per la Sicurezza delle Ferrovie (ANSF) for the entire RFI network.

As part of the consortium, Stadler provides engineering, production of power cars, traction equipment, driver's cabs and manufacturing of the trailer and drive bogies.

AnsaldoBreda is responsible for producing the intermediate cars, assembling the multiple-unit trains and commissioning them before final delivery from its Pistoia site in Italy.