segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Rabo de saia na República

Se olharmos para os últimos 10, 20 caso de escândalos envolvendo políticos do legislativo e do executivo, existem algo em comum, para depois de muito tempo sem que ninguém conseguisse provar ou apresentar algo, de uma hora para outra, a casa caísse, como se diz. O ponto em comum é o famoso "rabo de saia", pelo jeito que está começando a andar a coisa, teremos mais um para a coleção.
eufariassim


Fonte : DM.com.br
WELLITON CARLOS

Corrupção e baixarias de O caso que envolve Rosemary e Lula deixam outros escândalos pequenos: quarenta volumes de inquérito policial e processo judicial podem revelar escárnio com opinião pública.


Esqueça o escândalo da mandioca, os anões do orçamento, mensalão, caso Cachoeira. Tudo fica pequeno frente a uma série de fatos que envolvem Rosemary Noronha (ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo), Lula e José Dirceu, além, claro, de inúmeros envolvidos (como Paulo Vieira, ex-diretor da Agência Nacional das Águas (ANA) e um dos interlocutores dos rolos tornados públicos por Rose).

Muito ainda deve ser divulgado nas próximas semanas, conforme a estratégia conta-gotas da Polícia Federal (PF) em revelar os bastidores do que pode ser o maior escândalo da história da República. É tudo cinematográfico: existem poucas gravações telefônicas, mas muitas fotos, e-mails e depoimentos que devem esquentar os bastidores da política brasileira. A fotonovela tem uma história de amor, drama político (se Dirceu será preso ou não) e potencialmente bandidos espalhados em diversos órgãos públicos. Cerca de 40 volumes de documentos foram entregues para a Justiça, que prepara os procedimentos iniciais para julgar o caso.

Os documentos emanados pela Operação Porto Seguro, que mantém completamente emudecidos os petistas, podem tornar pequenas as cifras e questões criminais referentes aos escarcéus que abalaram a República nas últimas décadas. Além de um suposto romance tórrido nos céus do Brasil e do mundo, inúmeras abordagens da corrupção realizada dentro da gestão de Lula e que ainda ecoavam na era Dilma Rouseff serão tema de um processo judicial que deve começar ainda este ano. O processo tornará público o que a Polícia Federal é obrigada a manter em sigilo, devido a característica de sigilo do inquérito policial.

Os novos desdobramentos devem lançar luzes ainda mais potentes na personagem central, a amiga ‘íntima’ de Lula e no próprio ex-presidente. Quem diria, Rose, que ninguém conhecia, era capaz de agendar encontros com ministros como José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luis Adans (ministro da Advocacia Geral da União), interferir em licitações, ajudar juiz a virar desembargador e mexer com a testosterona do presidente Lula.

Conforme Carlos Alberto Di Franco, diretor do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciência Sociais (IICS), a imprensa não costuma tratar das relações amorosas paralelas de políticos brasileiros. "O jornalismo brasileiro, ao contrário da imprensa norte-americana, por exemplo, tende a preservar a intimidade dos homens públicos. As escapulidas dos ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Figueiredo, conhecidas e comentadas nas rodas de jornalistas, nunca migraram para as manchetes dos jornais", afirma em artigo.

Contudo, ele diz que o "caso Lula" é diferente: "Segundo a Polícia Federal, Rose conseguiu, entre outras coisas, colocar, em postos estratégicos do governo, amigos corruptos, que vendiam pareceres jurídicos favoráveis a empresários."



Mundo privado no público

De acordo com o cientista político e doutor em política pela Universidade de São Paulo (USP), Itami Campos, o caso é mais uma demonstração da invasão da vida privada na pública: "O Estado mistura a vida privada com a pública, as relações familiares migram para dentro da administração. No Brasil, é forte a cultura política do clientelismo, entre as famílias", diz.

Itami diz que o caso é diferente da relação que Fernando Henrique Cardoso teve em pela gestão da presidência. "Naquele momento, a esposa do FHC exigiu que a repórter Miriam Dutra se mudasse para Europa. Foi diferente", disse.

Aqui foi realmente diferente. Lula é que adotou a estratégia de sair do Brasil, para evitar a pressão da imprensa quanto ao escândalo. Nesta semana, as revistas semanais voltaram a repercutir o episódio com força total. A Veja trata de "Poder Paralelo" o que se passa no Brasil, tendo uma descrição minuciosa de um esquema que envolve banhos na praia tendo ao lado José Dirceu e Rose, tentativas de intimidação e inúmeras promiscuidades públicas.

Oficialmente, Rose é considerada "amiga íntima" de Lula. Até certo ponto, a libertinagem seria organizada. Reportagens da Folha de S.Paulo identificam que ela não participou de nenhuma viagem, por exemplo, quando a mulher de Lula, Marise, estava na comitiva presidencial. No entanto, bastava Marise Letícia não estar no grupo para Rose ser convidada e ter livre acesso ao endereço presidencial no Aerolula. O relacionamento teria gerado extremo mal-estar entre Lula e Marise, incluindo toda a equipe que realizava o cerimonial do ex-presidente.

Procurado pela reportagem, a assessoria do Instituto Lula disse que ele não comentará assuntos particulares. Conforme Reinaldo Azevedo, em um dos blogs mais populares do Brasil, "Lula e Rosemary, no centro de novo escândalo, eram amantes desde 1993".

Conforme os analistas políticos, o poder de Rose se deve exatamente à relação ‘íntima’ que manteve com Lula por quase duas décadas. No governo, dizem que ela mandava e intrometia mais do que a esposa do ex-presidente – dona Marise.

Nesta semana, novos documentos revelam a capacidade dela se articular no grupo. Uma foto revela Rose na Bahia tomando banho com José Dirceu em plena explosão de penas do mensalão. A imprensa fez questão de computar o ‘custo’ da imagem: a bermuda de José Dirceu, da marca francesa Vilebrequim tem valor próximo a R$ 600. A namorada de Dirceu, por sua vez, usava óculos Prada, também de valor inacessível para integrantes de um partido que se diz dos 'trabalhadores'.

No grupo, Rose desempenha um papel peculiar: psicóloga amiga de criminoso. Em certo momento teria levado José Dirceu – tenso com o julgamento do mensalão – para comprar roupas. "Fiquei feliz. Levei ele ao Ricardo Almeida à tarde para fazer umas roupas que ele estava precisando, e achei ele melhor, porque ultimamente ele andava muito nervoso. Achei um astral melhor", disse Rosemary a Paulo Vieira, um dos agentes públicos envolvidos até a alma com as acusações apuradas pela Polícia Federal.

Um diálogo interceptado pela Justiça e Polícia Federal mostra que Rose se achava uma espécie de ideóloga do PT. No caso, ela conversava com Paulo Vieira.

Paulo – Esse pessoal da direita só quer ferrar com a gente. O certo agora sabe o que deveria ser? (...) Nós tínhamos que fazer um protesto pela transparência na Justiça, pelo tratamento uniforme (...). Está na hora de parar o Brasil. Isso o PT sabe fazer. O PT se intimidou (...).

Rose – Vou falar (com o Lula). Vou escrever um e-mail para ele.

No diálogo, Rose e Paulo tramam contra as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou inúmeros petistas históricos a penas de detenção e reclusão com o episódio de compra de apoio de parlamentares.

Não é à toa que logo após a divulgação das penas, um grupo de petistas começou a articular um possível protesto contra a prisão de aliados históricos, como José Dirceu.

Polícia investiga compras de pareceres

O centro das investigações da Polícia Federal é a venda de pareceres de órgãos federais para beneficiar empresas privadas. Tal negócio pode ter movimentado bilhões de dólares. Rosemary Noronha prestava serviços para um grupo que 'fabricava' esses pareceres. Estava na chefia de gabinete do presidente Lula à pedido de Lula. A ex-funcionária pública foi indiciada por tráfico de influência e corrupção passiva.

Os parlamentares querem que ela seja inquirida no Congresso Nacional, onde pode falar mais sobre sua relação com os petistas históricos. Já é fato público que o mentor do esquema seria , na verdade, Paulo Vieira, que atuava na ANA. O grupo fazia de tudo, inclusive, segundo a Veja, tentar promover uma juíza federal ao cargo de desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF), da 4ª Região.

O fato mais marcante até agora é que a promoção realmente aconteceu, em outubro deste ano. A presidenta Dilma Rouseff teria assinado a promoção da magistrada após o trabalho realizado por Paulo e Rose. Em um e-mail, a amiga íntima de Lula diz: "Caro Paulo, tarefa cumprida."

Paulo é suspeito, por exemplo, de facilitar um negócio do ex-senador Gilberto Miranda (PMDB-AM), que adquiriu duas ilhas no litoral paulista. Na ocasião, Paulo era presidente do Conselho Fiscal da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Metrô de São Paulo


Fonte : http://metroemfoco.blogspot.com.br/


Estação Santa Cecília completa 29 anos

Inaugurada em 10 de dezembro de 1983, a estação Santa Cecília completa hoje seus 29 anos de fundação. Localizada junto ao Largo de Santa Cecília, está próxima do terminal rodoviário Amaral Gurgel, do Elevado Costa e Silva, além de estar a cinco minutos da Avenida São João, a dez minutos da Santa Efigênia e a pouco mais de quinze das estações Júlio Prestes e Luz.

Inno Trans 2012



Innotrans 2012


InnoTrans é a vitrine internacional para o setor ferroviário. Realizada em Berlim a cada dois anos, a feira atrai compradores e vendedores de passageiros e de tecnologia de transporte de carga.

Siga a exposição que se desenrola nesta seção do site e em nossas páginas de mídia social, com as últimas novidades da vitrine Alstom (Booth 101, Hall 3.2) .

Durante a conferência de imprensa da Alstom, Henri Poupart-Lafarge, Presidente da Alstom Transport, anunciou o novo posicionamento da empresa: . Fluidez Projetando Mais informações sobre a nossa nova visão do transporte ferroviário está disponível abaixo.

Para maiores detalhes :

http://www.alstom.com/transport/news-and-events/events/innotrans-2012/designing-fluidity/

Fonte : Liga de volta para a página inicial

Resgatando um pouco da Inno Trans 2012

Fonte: http://www.webtranspo.com.br/

Segundo a Siemens, nosso futuro está em nossas cidades

As cidades estão enfrentando o enorme desafio de conciliar crescimento com qualidade de vida e uma mobilidade sustentável, eficiente em termos energéticos e que seja atraente para os passageiros, tem sido um fator importante em seu planejamento. Por isso, a mobilidade dentro das cidades e entre elas é o tema principal da Siemens na InnoTrans, maior feira de tecnologia de transporte do mundo, realizada em Berlim, até 21 de setembro.

A empresa exibirá soluções e produtos de um único fornecedor: material rodante, especialmente projetado para ter máxima eficiência energética; automação ferroviária que assegura a utilização máxima da capacidade de linhas e veículos; tecnologia para otimizar processos operacionais completos e reduzir os tempos de inatividade e os custos operacionais; e, também, soluções Smat Grid para sistemas de eletrificação inteligentes.

Nosso futuro está em nossas cidades. No ano de 2010, 51% de toda a população mundial estava vivendo em áreas urbanas. Estimativas apontam que essa parcela da população subirá para mais de 60% até 2030 e para 70% dos 9,2 bilhões de pessoas que, provavelmente, haverá em 2050. Os especialistas acreditam que, em termos do número anual de passageiros-quilômetros transportados, a mobilidade nas cidades praticamente triplicará entre 2010 e 2050,  representando 64% do volume total de mobilidade. Esse fato representa um enorme desafio para as autoridades municipais e operadores de transporte que queiram continuar a oferecer, no futuro, serviços sustentáveis de transporte de massa, de passageiros, a longa distância e de carga.

A Siemens quer dar às cidades um apoio eficaz para ajudá-las a enfrentar esse desafio. Assim, criou um quarto setor, em outubro de 2011, para fazer exatamente isso. Esse setor - de Infraestrutura e Cidades - agrega o maior portfólio mundial de infraestrutura urbana, para oferecer aos clientes soluções abrangentes provenientes de um único fornecedor. Ele é constituído por um total de cinco divisões. Três delas estão envolvidas no fornecimento de soluções de mobilidade inovadoras: Rail Systems (material circulante), Mobility & Logistics (gestão de logística, tráfego e transporte) e Smart Grid (redes elétricas inteligentes, incluindo eletrificação ferroviária). Juntas, elas asseguram que as pessoas e os produtos cheguem a seu destino previsto, em qualquer parte do mundo – seja dentro de cidades, regiões e conurbações ou a longas distâncias.

A Siemens é um dos poucos fornecedores que têm um portfólio amplo e ambientalmente compatível. Como exemplo, a empresa conta com o Inspiro, o trem de metrô da nova geração; Avenio, o bonde mais moderno da Siemens; Desiro RUS, um potente trem regional para a rede russa de bitola larga; e conceitos inovadores de serviço e manutenção preventiva. Além disso, há sistemas interativos de controle de operações que possibilitam um planejamento ideal de implantação e uma interligação eficiente da rede de transporte público. Na InnoTrans deste ano, a Siemens também exporá modernos sistemas de informações de passageiros, que fornecem todas as informações necessárias em tempo real, assim como soluções de bilhetagem eletrônica.





Alstom

Fonte : http://www.railway-technology.com/

Prasa selects Alstom consortium for $5.9bn rail coach supply contract.


A consortium led by the French power company Alstom has been selected as preferred bidder by Passenger Rail Agency of South Africa (Prasa) to supply 3,600 new passenger coaches worth R51bn ($5.9bn) under the first phase of a 20-year fleet renewal programme.

Alstom partnered with South African electrical engineering firm Actom, forming the Gibela Rail Transportation consortium, to submit a bid to upgrade South Africa's ageing fleet, which is expected to create employment for more than 8,000 people.

South Africa's Transport Minister Dikobe Ben Martins, who announced the bidding results, said a long journey still lies ahead for the procurement programme.

"This process is much more than a train purchase; we are reviving our rail engineering sector, contributing to skills development and job creation among other bigger objectives," Martins said.

Under the programme, the consortium will be required to build the electric multiple units (EMUs) over ten years, between 2015 and 2025, and maintain them up to 2033 along with spares supply.

"A long journey still lies ahead for the procurement programme."
In April 2012, Prasa requested proposals for the contract and received several bids including some major bidders such as Canada's Bombardier, Spain's Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles and China North Rail Prasa, along with the Alstom-Actom consortium.

Prasa CEO Lucky Montana said that only three out of the seven bidders were able to fully meet the technical requirements of the bid.

Alstom offered to build each EMU for R9m ($1m) against Prasa's initial cost estimates of between R12m ($1.4m) and R16m ($1.8m).

Under the first phase, Gibela Rail Transportation will deliver the first test trains in the first quarter of 2015 with an option to develop two types of six-car trains, one with a carrying capacity of 1,346 passengers and another with capacity for 1,186 passengers.

The consortium is planning to build a factory in South Africa to construct the coaches and has earmarked R32.8bn ($3.8bn) for subcontracts within South Africa to reach 69% local content for the project, which is above the country's minimum requirement of 65%.

The deal is expected to be finalised in June 2013.

Conexão Brasil-Pacífico

Fonte : 


O presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, defendeu na última sexta-feira (7) que os países do Mercosul façam a conexão dos oceanos Atlântico e Pacífico, por meio da implementação de infraestrutura de transporte entre o Brasil e os países com saída para o Pacífico. Figueiredo deu as declarações durante o 1º Fórum Empresarial do Mercosul.

“Falta para a América do Sul ter uma visão mais ousada de futuro. O Brasil está fazendo um programa agressivo para construir uma rede portuária da Amazônia ao Rio Grande do Sul. Acho que a gente precisa olhar também para o [Oceano] Pacífico. Temos uma ferrovia que sai do Brasil, passa na Bolívia, vai até a Argentina e aos portos do Chile. Mas é antiga, pouco competitiva. Temos que olhar essa ligação pelos países entre os oceanos Atlântico e o Pacífico”, disse.

Segundo Figueiredo, os países do Mercosul também precisam uniformizar os sistemas de transporte e as regras para movimentação de pessoas e mercadorias. Ele citou como exemplo as ferrovias, que no Brasil têm bitolas diferentes das usadas na Argentina e no Uruguai.

O empresário Renato Casali Pavan, presidente da Macrologística do Brasil, que também participou das discussões sobre infraestrutura e transporte, declarou que para promover a integração é necessário discutir um projeto econômico determinando o quanto cada país se compromete a investir em infraestrutura de transportes.

A questão, no entanto, não é consenso entre os representantes de outros países da América Latina. A presidenta do Instituto Nacional de Logística do Uruguai, Beatriz Tabacco, destacou a diferença de dimensões entre o seu país e o Brasil. “Dá um pouco de medo quando falam em quanto vai investir cada país, pois o Uruguai é menor em tamanho e não poderia investir”, disse.

O Mercosul é formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai - que está suspenso do bloco até abril de 2013. O Chile, Equador, a Colômbia, o Peru e a Bolívia estão no grupo como países associados. Há, ainda, como membros observadores, o México e a Nova Zelândia.

VLT de Santos



Fonte : 

EMTU realizará audiência pública do VLT da Baixada Santista

A EMTU marcou para o dia 18 de dezembro (terça-feira), em Santos (SP), a audiência pública do trecho Conselheiro Nébias-Valongo do VLT da Baixada Santista. Com 6 km de extensão,esse é o trecho do segundo lote do projeto.

Durante a audiência será detalhado o traçado do trecho e suas implicações futuras na área a ser percorrida pelo VLT.  Toda a obra está orçada, atualmente, em R$ 854,4 milhões e a licitação é dividida em dois lotes.

O primeiro trecho, de 11km, entre o Terminal Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos, tem previsão de publicação do edital para execução de obras ainda este mês, com início das obras previsto para o começo de 2013. O primeiro veículo estará operando neste trecho ainda em 2014.

Neste mês, ainda está prevista a assinatura do contrato com o consórcio TremVia, composto pela T´Trans e Vossloh. O grupo fornecerá os 22 VLTs que circularão pela via. Os VLTs terão 2,65m de largura por 44m de comprimento, capacidade para 400 usuários, velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h) e serão equipados com ar condicionado e piso 100% baix

VLT da Bom Sinal





Fonte : Divisão de Imprensa - Itaipu Binacional









Um modelo em escala real do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), produzido pela empresa cearense Bom Sinal, já está em Foz do Iguaçu para a implementação de um inédito sistema de tração elétrica. O trabalho será desenvolvido pela Itaipu Binacional. A intenção dos engenheiros e técnicos da empresa é desenvolver o primeiro VLT elétrico do Brasil. Atualmente, os veículos comercializados pela Bom Sinal – a única empresa do segmento do País – são movidos a diesel e biodiesel.

O mock-up, como o protótipo também é chamado, chegou ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE), o Galpão G5 da usina de Itaipu, no sábado (27), após uma viagem rodoviária de duas semanas. Foram mais de 3 mil quilômetros, partindo de Barbalha, sede da empresa no Ceará, até o Oeste paranaense.

Por causa das dimensões do veículo, a viagem foi feita em carreta rebaixada, adaptada para o transporte, e velocidade reduzida. O mock-up pesa de 8 a 10 toneladas e tem 11 metros de comprimento, 4 de altura e 3 de largura.

O engenheiro Celso Novais, coordenador brasileiro do Projeto Veículo Elétrico (VE), explicou que a primeira fase do projeto será promover um estudo de acomodação do sistema de tração elétrica no protótipo. “Ou seja, será transformar esse VLT, que é a diesel, numa versão puramente elétrica”, adiantou. Essa fase deve durar um ano e meio.

A segunda fase do estudo, que deverá levar mais um ano e meio para conclusão, será para desenvolver uma versão elétrica do VLT sem as catenárias – como são chamados os cabos de alimentação externos, instalados sobre os trens, muito comuns nas versões europeias.

“A remoção das catenárias vai representar uma grande evolução. Queremos usar um sistema com baterias de sódio, que provavelmente terá ou uma carga rápida, ou um sistema sem fio de recarga, ou um sistema de recarga nas paradas. Todas as possibilidades serão estudadas”, antecipou.

Outra vantagem do trem sem catenárias, segundo Novais, está no preço final do produto. A supressão dos cabos de alimentação poderá reduzir para um terço o valor gasto na instalação de um projeto de VLT numa cidade.

Primeiros passos
O engenheiro Márcio Massakiti Kubo, da Assessoria de Mobilidade Sustentável (AM.GB), disse que a vinda do mock-up a Foz do Iguaçu vai permitir o início da chamada análise de interferência mecânica do projeto. Será verificado o espaço disponível para a instalação da tração elétrica, incluindo motor, sistema de acoplamento, caixa de redução, sistemas de fixação, além da parte de eletrônica de potência, responsável pelo acionamento do motor.

Outra preocupação, segundo o engenheiro, será especificar as características técnicas do sistema de tração que melhor se adaptam ao tipo de aplicação desejada – ou seja, o transporte público de passageiros.

“O regime de trabalho requerido para esse tipo de aplicação, que envolve aceleração, torque e velocidade, é diferente de um caminhão ou um ônibus”, observou. “Por isso, teremos que determinar exatamente as características técnicas de cada componente”, completou.

De acordo com Celso Novais, será necessário instalar um pequeno trecho de trilhos dentro de Itaipu, para os testes iniciais. Ainda segundo ele, a versão elétrica do VLT poderá alcançar velocidade de até 170 km/h, ante os 120 km/h atuais da versão a diesel.

Com essas características, o veículo terá potencial para ser utilizado não apenas no transporte urbano de passageiros, mas também em trechos intermunicipais. A capacidade mínima de cada composição, com dois vagões, é de até 96 passageiros. Mas o sistema poderá ser configurado para carregar até quatro vagões – sendo dois módulos intermediários.

Parcerias
Paralelamente ao desenvolvimento do VLT elétrico, o Projeto VE vai intensificar o contato com empresas com know-how reconhecido no setor e que poderão dar suporte técnico ao trabalho. Além da atual parceria KWO, que opera um VLT na Suíça, poderão ser incorporadas ao projeto as empresas Stadler, da Suíça, que há mais de 50 anos atua no segmento; a Voith e a Siemens, da Alemanha; e o braço europeu da canadense Bombardier. Os primeiros contatos com as empresas já foram feitos no final de agosto, durante viagem de integrantes do Projeto VE à Europa.

Família VE
Com o VLT, a família de protótipos do Projeto VE ganha um novo integrante. Itaipu e parceiros do projeto já desenvolveram modelos elétricos do Palio Weekend, do utilitário Marruá, além de um caminhão, um ônibus puramente elétricos e um ônibus híbrido a etanol.


UFLA é a 3ª melhor universidade do País e 1ª de Minas Gerais

Fonte : Agrosoft Brasil





A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi considerada a melhor universidade de Minas Gerais e a terceira melhor universidade do País pelo Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no dia 6 de dezembro de 2012 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

Pelo 3º ano consecutivo, a UFLA lidera o ranking de todas as universidades de Minas e ocupa, na última avaliação, o terceiro lugar no ranking nacional, com o valor de IGC contínuo de 4,25, atrás apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com 4,28, e da Universidade Federal do ABC (UFABC), com 4,26. Na sequência, encontram-se ranqueadas a Unicamp, com o IGC 4,22; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 4,14; a Universidade Federal de Viçosa (UFV), com 4,08 e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com IGC 4,05.

O IGC avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, apenas 27 delas, o correspondente a 1,3% do total, tiveram a nota máxima no Índice Geral de Cursos. Ele reflete a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos dos programas de pós-graduação, divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre as 134 universidades públicas avaliadas, apenas dez estão na faixa IGC 5, que é o conceito máximo de qualidade atribuído. Das 10 universidades, a UFLA lidera o ranking das instituições mineiras.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, comemorou o destaque no índice de qualidade do MEC, creditando o sucesso desse desempenho a um conjunto de fatores. Ele ressalta que a colocação entre as melhores instituições do País reflete o esforço de uma centenária instituição que soube, ao longo de sua história, aproveitar o talento, a competência e a dedicação de seus servidores, técnicos administrativos, docentes, discentes de graduação e de pós-graduação, comprometidos em galgar um novo patamar de excelência.

Para o reitor, dois pontos são extremamente relevantes nessa avaliação. O primeiro é que, predominantemente, foram avaliados os novos cursos ofertados pela UFLA, o que demonstra o comprometimento de toda a comunidade e evidencia que os esforços e investimentos da Direção Executiva são constantes. O outro ponto é que estar posicionada à frente da Unicamp, um ícone das universidades brasileiras e que, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), figuram em rankings internacionais, demonstra que a UFLA está no caminho certo.

"O segredo está no conjunto, na capacitação e na valorização das pessoas. O IGC nos faz acreditar que podemos ousar em novos projetos e que devemos conclamar a comunidade acadêmica para difundir o orgulho de ser UFLA", complementa.

Para a vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende von Pinho, o índice revela, entre outras especificidades, a qualidade de ensino de graduação e pós-graduação que tem sido construída em estreita relação com a pesquisa e extensão. Cursos criados em 2007 e que integram o indicador pela primeira vez dão demonstração de que esse comprometimento também se faz em áreas ainda incipientes, seguindo a tradição da qualidade dos cursos já consolidados. "Nossos estudantes têm papel fundamental nesse resultado", reforça.

Orgulho de ser UFLA

Avaliando a série histórica do IGC, desde seu lançamento em 2007, percebe-se que as únicas instituições que figuram entre as cinco primeiras do País, nos últimos quatro triênios avaliados, são: UFLA, UFRGS e UFMG, demostrando uma qualidade consolidada.

Na avaliação do assessor para Desenvolvimento Acadêmico, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, apesar do vultoso crescimento que vem ocorrendo na UFLA, especialmente a partir do ano de 2007, o bom planejamento institucional e o investimento em pessoal altamente qualificado têm assegurado não só a manutenção, mas também a melhoria da qualidade do ensino.

Indicadores de qualidade

Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o qual avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já a dedicação integral e o percentual de doutores representam 7,5% (cada um) da nota.

A partir de 2011, o MEC alterou a composição das notas para a avaliação da qualidade dos cursos de ensino superior, reforçando a importância da estrutura física, do projeto pedagógico e número de professores mestres e com dedicação integral.

Em pronunciamento, o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, destacou que houve evolução na qualidade da educação superior brasileira nos últimos anos. Segundo Mercadante, em todos os casos, houve melhoria significativa nos cursos de ensino superior. "A curva toda se desloca em direção à melhoria na qualidade. Há uma série de medidas que estão surtindo efeito", pontuou o ministro.

Para saber mais

Veja aqui a tabela com o ICG de 226 instituições de Ensino Superior (arquivo PDF).

FONTE

Universidade Federal de Lavras
Assessoria de Comunicação da UFLA
Cibele Aguiar - Jornalista
Links referenciados

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
www.capes.gov.br

Universidade Federal do Triângulo Mineiro
www.uftm.edu.br

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
www.ufrgs.br

Universidade Federal de Minas Gerais
www.ufmg.br

Assessoria de Comunicação da UFLA
ascom@ufla.br

Universidade Federal de Viçosa
www.ufv.br

Universidade Federal de Lavras
www.ufla.br

Universidade Federal do ABC
www.ufabc.edu.br

Universidade de São Paulo
www.usp.br

Ministério da Educação
www.mec.gov.br

Veja aqui
www.ufla.br/ascom/wp-content/uploads/201
2/12/tabela_igc_2011-1.pdf

UFRGS
www.ufrgs.br

UFLA
www.ufla.br

ABC
www.abc.gov.br

MEC
www.mec.gov.br

Dia Internacional do Direitos Humanos

Fonte : http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php


No Dia Internacional dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, as ativistas da Marcha Mundial das Mulheres realizam ações de solidariedade em todo o mundo, entre as 12h e as 13 horas. Da Nova Caledônia até Seattle, a MMM se mobiliza durante 24 horas para lançar um grito de alerta sobre os ataques aos direitos das mulheres, e para dar visibilidade para as ações de resistência e alternativas.

A ação internacional pode ser acompanhada através do site http://www.24heures2012.info/index.php/es/ e da hashtag #24hFeminism


No Brasil, a disputa em torno do modelo de desenvolvimento é o que move este dia de ação feminista. As brasileiras irão manifestar solidariedade à resistência das mulheres de Apodi, no Rio Grande do Norte.

Duas mil mulheres se unem em defesa da Chapada do Apodi (RN)

Cerca de duas mil mulheres irão se reunir na próxima segunda-feira (10), das 8h às 13h, em Apodi, para dizer “não” ao projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi. A atividade, denominada “24 Horas de Ação Feminista”, será realizada concomitantemente em outros lugares do país, como parte da ação internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil, onde todas estarão apoiando as mulheres e famílias apodienses na luta pela defesa da Chapada do Apodi.

A ação tem como objetivo fortalecer a solidariedade entre as mulheres e, ao mesmo tempo, dialogar com a sociedade mostrando os prejuízos provocados pelo projeto caso ele seja colocado em prática. “Como é uma ação engajada pelas mulheres vai aliar o fortalecimento do movimento feminista à luta pelas famílias camponeses da Apodi”, destaca a militante da MMM, Rejane Medeiros.

O projeto do perímetro irrigado da Chapada do Apodi está sendo movido pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e prevê entregar as terras da região e a água da barragem de Santa Cruz a cinco grandes empresas da fruticultura irrigada causando a desapropriação de famílias camponeses apodienses.


Ações em outras cidades brasileiras:

Em Recife (PE), a ação será na Praça do Diário, das 12h as 13h (horário de Brasília) onde serão exibidas fotos e falas de mulheres do mundo. Haverá uma Bandeira da solidariedade onde todas as presentes poderão colocar sua mensagem. Contato Josilene Carvalho: (81) 99132826

No Rio de Janeiro (RJ) haverá  um ato com concentração a partir das 11h na feira da reforma agrária que está sendo organizada pelo MST no largo da carioca. De 12h ás 13h será realizado o ato em frente ao BNDES para denunciar a drenagem dos recursos públicos que financiam o agronegócio no Brasil e exigir investimentos na agricultura familiar, reforma agrária e para a agroecologia. Contato: Alana (21)87292290

Em Quixadá (CE) as atividades acontecerão no interior. Participarão cerca de 350 mulheres de Fortaleza, Quixadá, Quixeramobim e Ilhamus. As atividades iniciam pela manhã, com caminhada a partir das 10h30 na praça em frente ao Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, com ação final entre 12h e 13h na Praça da Catedral. Contato: Débora (85) 86245215

Em São Paulo (SP) a concentração será a partir das 11h30 na Praça Ramos, com panfletagem e distribuição de saches de mel simbolizando a produção de alimentos saudáveis e plantio sem agrotóxicos feitos pelas mulheres de Apodi. Haverá batucada e performance teatral. Contato: SOF (11) 38193876 / 976655537.

Em Maceió (AL) será realizado um ato público, com panfletagem de solidariedade às mulheres de Apodi e denúncia da situação de violência sexista em Alagoas. O ato público será no bairro do Pontal. Contato: Andréia Malta (82) 9329-5922/9638-0361.

Em Feira de Santana (BA), região semiárida, as mulheres da Marcha estarão em atividade conjunta com o Fórum Inter-territorial de Mulheres da Bahia e o MOC, denunciando a violência sexista. Neste processo, irão manifestar a solidariedade à Apodi. Contato: Selma Glória. (75) 9955-4668

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, as mulheres espalharão faixas pela cidade denunciando o modelo de produção agrícola baseado no agronegocio colocando a chapada de Apodi em destaque, além de promover um debate sobre o tema. Contato: Bernadete Monteiro (31) 91311371