quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

BNDES

Fonte : http://www.jb.com.br/


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou hoje (27), no Rio de Janeiro, contrato de financiamento no valor de R$ 1,958 bilhão com o estado de São Paulo. O contrato faz parte do Programa Proinveste, autorizado pelo governo federal com o objetivo de ampliar a capacidade de investimentos pelos estados e o Distrito Federal.
Segundo o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o empréstimo  vai viabilizar a execução do projeto Mobilidade Urbana, Logística e Transporte, que consta do Plano Plurianual daquele estado.
Os recursos  serão aplicados na expansão da Linha 5 do metrô paulistano, com 11,51 quilômetros de extensão  e 11 estações, no trecho que vai da estação Largo Treze até a Chácara Klabin. Trata-se, segundo Alckmin, de uma linha muito importante, “do ponto de vista da integração com as demais linhas do metrô”.
O governador disse que São Paulo é a terceira maior metrópole do mundo, com 21 milhões de habitantes, atrás de Tóquio, no Japão, e Nova Delhi, na Índia. A frota de veículos, que somava 12 milhões de carros há dez anos,  hoje atinge 23,5 milhões, o que justifica, segundo Alckmin, a prioridade  dada pelo governo do estado aos investimentos em mobilidade urbana, não só em capacidade, mas em qualidade.
Alckmin disse  que a rede sobre trilhos de São Paulo transporta 7,5 milhões de passageiros por dia. “Vamos terminar o ano com aproximadamente 8 milhões de passageiros, com expectativa de chegar a 10 milhões [de passageiros transportados] em dois anos”. A meta, assegurou o governador, é expandir “mais rapidamente a rede, porque ela ainda é pequena. Nós temos 76 quilômetros de rede de metrô, o que é pouco para o tamanho da cidade”.  O projeto da Linha 5 deverá gerar em torno de 9,5 mil empregos diretos durante as obras e 900 na fase posterior de operação.
Excetuando o contrato assinado hoje (27), a carteira de projetos do governo de São Paulo com o BNDES  totaliza cerca de R$ 8,19 bilhões, dos quais estão contratados R$ 2,493 bilhões e R$ 5,7 bilhões se encontram em análise para enquadramento.  O governador disse que 70% dos projetos são voltados para a mobilidade urbana, com ênfase em transporte de alta capacidade, além de saúde, saneamento básico, penitenciárias e habitação.
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que dos R$ 5,7 bilhões,  cerca de R$ 1,8 bilhão estão enquadrados. Os projetos envolvem a construção da Linha 15, conhecida como Linha Branca do metrô paulista, e a Hidrovia Tietê/Paraná, esta englobando contrapartida do governo de São Paulo no valor de R$ 1,5 bilhão.
O diretor de Infraestrutura Social do banco, Guilherme Lacerda, disse que todos os  estados brasileiros estão com projetos de financiamento aprovados no Proinveste. Ainda esta tarde será firmado contrato com o governo do Ceará. Coutinho disse que metade do programa está sendo operacionalizada via Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, que integram a rede de agentes credenciados da instituição. “Como nós quisemos dar celeridade [ao programa], nós dividimos o trabalho com os outros bancos federais”.
O financiamento mais  elevado, no Programa Proinveste, é o de São Paulo. Em seguida vem o da Bahia, no valor de  R$ 1,480 bilhão.

VLT de Cuiabá


Fonte : 


O governador Silval Barbosa assinou nesta quinta-feira (27.12), três contratos junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal, que irão liberar recursos para a realização de obras de infraestrutura em Mato Grosso. Com a Caixa, foi assinada a liberação da segunda parcela para a execução das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), num total de R$ 727 milhões. Já com o BB, foi assinada a primeira parcela do programa MT Integrado, além da liberação dos recursos do Proinveste, linha de crédito do governo federal para obras de infraestrutura.

Com a liberação da segunda parcela do VLT, o governador considera que é o fim de um ciclo, que exigiu um grande esforço da equipe na elaboração de projetos e na liberação dos recursos. “Os carros já estão sendo fabricados, os pré-moldados e os trilhos já estão contratados, as obras estão acontecendo. A preocupação com a falta de dinheiro acabou. Agora só resta ao governo fiscalizar o andamento das obras”, disse.

O empréstimo para o VLT no valor total de R$ 1,2 bilhão tem um período de 88 meses de retorno, com juros anuais próximos a 7%. De acordo com o representante da Caixa, Carlos Alberto Pereira, a negociação só foi possível porque o Governo Federal vê Mato Grosso como um bom parceiro, com grande capacidade econômica.

Já o programa MT Integrado, que visa interligar todos os 141 municípios de Mato Grosso com asfalto, teve liberado a sua primeira parcela, no valor de R$ 490 milhões. Nos próximos dois anos, ainda serão liberados mais R$ 1 bilhão. Silval Barbosa espera que todas as frentes do programa já estejam trabalhando até março de 2013. “Com esse programa nós vamos criar oportunidades de desenvolvimento em várias regiões. Veja o caso da MT-020 que liga Paranatinga a Canarana. Essa pavimentação vai diminuir em 200km a distância entre Canarana e Cuiabá”.

O gerente da agência do Setor Público de Cuiabá do Banco do Brasil, Rafael Alessi, disse que a consolidação dos contratos só foi possível pelo trabalho realizado pelo governo do Estado e pela confiança estabelecida entre os dois lados.

Silval ainda lembrou outros investimentos que serão realizados no Estado, como os recursos do Prodetur para a construção de aeroportos e a duplicação da BR-364 entre Cuiabá e Rondonópolis.