segunda-feira, 20 de maio de 2013

VLT de Santos

Fonte: http://www.mobilize.org.com

Trecho do VLT passará no José Menino, em Santos
Via do VLT aproveitará leito da antiga ferrovia Sorocabana

Prevista para começar em maio, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista (SP) devem ter início em 30 dias, segundo informação do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa. O prefeitoinformou que o contrato para a realização das obras com o Consórcio Expresso VLT Baixada Santista, formada pelas empresas Construtora Queiroz Galvão S.A. e Trail Infraestrutura Ltda., já está assinado.

A primeira etapa do VLT irá ligar o canal dos Barreiros até a Avenida Conselheiro Nébias, em Santos. O trajeto do VLT terá 9,5 km e contará com 14 estações de embarque/desembarque, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, e a Estação de Transferência Conselheiro Nébias, em Santos.

Para viabilizar a passagem do VLT, estão previstas algumas obras, como uma travessia sob a rodovia dos Imigrantes, o viaduto Antônio Emmerick e a ampliação do túnel no bairro do José Me nino, em Santos.

Segundo a EMTU, o segundo trecho, Porto Conselheiro Nébias Valongo, encontra-se na fase de licenciamento ambiental e as obras estão previstas para serem iniciadas em julho de 2013. A demanda estimada nos dois trechos é de 70 mil usuários/dia útil. A previsão é de que a entrega de todos os veículos esteja concluída até maio de 2015. 

Ainda de acordo com a EMTU, o VLT terá velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.


VLT de Cuiabá

Fonte: MidiaNews

Interior do VLT cuiabano, que está sendo construído na Espanha

Os dois carros já prontos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá continuam em testes na Espanha até o final deste mês, mas a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) já recebeu novas imagens do modal, durante o final de semana.

MidiaNews teve acesso a mais imagens dos carros (cada um formado por sete vagões), que estão previstos para desembarcar no Brasil até agosto deste ano, que mostram detalhes do interior dos vagões e das cabines bidirecionais.

Um dos integrantes da Comissão de Fiscalização da Secopa, o arquiteto e engenheiro de tráfego André Luiz Gomes de Bento, se encontra na cidade espanhola de Zaragoza e deve enviar relatório sobre o andamento dos testes ainda nesta segunda-feira (20).

Os carros estão sendo construídos pela CAF Brasil Indústria e Comércio, empresa que integra o Consórcio VLT Cuiabá, responsável pela execução da obra na Grande Cuiabá.

Ao todo, a Secopa licitou 40 carros, com capacidade para abrigar 400 passageiros cada um.

Interior de um dos carros do VLT de Cuiabá, que está em fase de testes na Espanha

Características do VLT

Os veículos do VLT de Cuiabá serão bidirecionais, com cabines de condução localizadas em ambas as extremidades, bem como funcionarão com velocidade contínua de 60 km/h, por até 20 horas por dia.

Cada veículo terá aproximadamente 44 metros de comprimento, com largura de 2,40 metros e altura aproximada de 3,60 metros. 

Segundo a pasta, o projeto prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados.

A expectativa da Secopa é de que o VLT demore em torno de 20 minutos para percorrer, de uma extremidade a outra, cada eixo.

Nos horários de pico, a previsão é de que os terminais tenham um VLT saindo de quatro em quatro minutos.

Implantação do modal


Constituído de dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado nos canteiros centrais das principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.

O VLT contará com três terminais de integração e 33 estações de embarque e desembarque, com distância média de 600 metros entre um ponto e outro.

Além de implantar o modal e construir os veículos, entregando-os prontos para operação, o Consórcio VLT Cuiabá será responsável também pela edificação de obras de arte ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, sendo cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes.

Cabine de controle do VLT: testes continuam até o final do mês

Eixo CPA-Aeroporto

Com 15 quilômetros de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA I e André Maggi), além de um elevado ferroviário no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.
Quatro trincheiras serão construídas (Km Zero, Avenida da FEB-Cristo Rei, Rua Desembargador Trigo Loureiro, Rua Luis Felipe), além de 22 estações de transbordo, uma ponte sobre o Rio Cuiabá e dois viadutos: um elevado ferroviário no Aeroporto e outro próximo à Secretaria de Fazenda, na Avenida do CPA.

Nesse eixo deverá ser feita também a reestruturação do Canal da Prainha, na região central de Cuiabá.

Eixo Coxipó-Centro

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 quilômetros de extensão e contará com um terminal de integração na região do Coxipó, 11 estações de transbordo, três viadutos: um na rodovia MT-040, outro na Avenida Beira Rio e um no trevo que dá acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Além disso, duas pontes serão construídas sobre o Rio Coxipó.






Dicionário Técnico - CIMM


Fonte: CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica

http://www.cimm.com.br/portal/verbetes/listar_letra_mm?

Carregador Elétrico



Fonte: CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica



Engenheiros suecos desenvolveram um novo tipo de motorização para veículos elétricos que integra o motor e o carregador de bateria em um bloco único. Em comparação com os carregadores de bateria dos veículos elétricos atuais, eles conseguiram reduzir o tempo de carregamento de oito para duas horas. O custo do equipamento completo deverá ficar por volta de US$ 2.000. A inovação foi desenvolvida por Saeid Haghbin, da Universidade de Tecnologia Chalmers.
Haghbin criou um novo motor de alta potência que integra o sistema de acionamento - o motor propriamente dito - e o carregador de bateria, utilizando um novo método de transferência de potência chamado transformador rotativo.
 
"O cenário ideal seria ter um carregador potente o suficiente para carregar um carro elétrico em cinco ou dez minutos, mas isso custaria mais de US$ 100.000, mais caro do que o próprio carro," diz Haghbin. "A questão que nos colocamos foi: como podemos reduzir o tamanho, o peso e o preço do carregador?"
 
Como o motor elétrico e o inversor não são usados durante o carregamento da bateria, os pesquisadores analisaram a possibilidade de usá-los no circuito do carregador, construindo um sistema integrado.

Transformador rotativo
 
Em outras palavras, eles incluíram o motor e o conversor no circuito do carregador de bateria para aumentar seu poder de carregamento a um custo mais baixo.
 
"Em vez de ter um carregador de bateria separado e isolado, nós introduzimos um novo conceito para a transferência de potência, o transformador rotativo, que foi desenvolvido para transferir energia elétrica ao girar", conta Saeid Haghbin.
 
"A bateria é carregada através do transformador e de um motor elétrico de fase dividida, que foi especialmente projetado para esta finalidade," explica.
 
O pesquisador afirma que está tentando encontrar um potencial usuário industrial, mas adianta que a Volvo já demonstrou interesse em financiar os desenvolvimentos que faltam para o uso comercial da tecnologia.

PPP Summit

Fonte: 

A cidade de São Paulo recebe nos dias 21 e 22 de maio o PPP Summit. O intuito do evento é discutir as possibilidades da utilização de Parcerias Público-Privadas (PPPs) para viabilizar o projeto do TAV Rio-São Paulo-Campinas.

O encontro contará com a participação de especialistas em PPPs, tais como Helcio Tokeshi (EBP), Mauricio Portugal Ribeiro (Portugal Ribeiro & Navarro Prado Advogados), Eduardo Xavier (SPP-Prefeitura de São Paulo), Christini Kubo (Odebrecht), Tomas Ancker (IFC), Marcos Siqueira (Unidade de PPP de MG), Tarcila Reis (Unidade de PPP de Salvador), Marcello Faulhaber (Prefeitura de BH) e Felipe Starling (Mckinsey).
Confira a programação preliminar:

Dia 21
08h00: Credenciamento e recepção dos participantes
09h00: Abertura do PPP Summit 2013 - Qual é o estado atual do mercado brasileiro de Parcerias Público-Privadas?
10h00: Intervalo para café
10h30: Painel 02 - Desafios vinculados à estruturação de projetos de PPP: A condução dos estudos de viabilidade
13h00: Intervalo para almoço
14h30: Painel 03 - Definindo prioridades e parceiros: como identificar oportunidades e estruturar consórcios no mercado de PPPs?
16h10: Intervalo para café
16h40: Painel 04 - Gerindo um programa de PPP: seleção, priorização, modelagem e licitação
18h20: Encerramento
Dia 22
09h00: Abertura - Perspectivas sobre o programa de PPPs do Município de São Paulo
10h00: Intervalo para café
10h30: Painel 06 - Desenho e gestão de contratos de PPP
13h00: Intervalo para almoço
14h30: Painel 07 - Lições aprendidas em projetos de PPP: quais as cautelas necessárias para mitigar os riscos de licitações desertas, atrasos na fase de construção e problemas operacionais?
16h10: Intervalo para café
16h40: Painel 08 - Novos atores do mercado brasileiro de PPPs
18h20: Encerramento do PPP Summit 2013