Fonte:
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande realizou uma prova de carga na estrutura do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está sendo construído na avenida Fernando Correa da Costa, em Cuiabá. O teste teve duração de 19 horas, quando uma carga máxima de 265 toneladas, mais 50%, foi aplicada sobre uma estaca similar à da estrutura que está sendo erguida.
Para a realização das provas, o Consórcio VLT contratou uma empresa especializada que executou a prova de carga estática com estrutura e equipamentos específicos. Tudo ocorreu conforme o programado e a análise dos resultados das provas de carga permitirá um melhor conhecimento do comportamento do solo/elemento de fundação. Isso garante confiabilidade ao projeto e subsidia a equipe projetista na definição do comportamento das estacas nos carregamentos verticais na obra que está sendo executada.
Pelas normas NBR 6122 (projeto e execução de fundações) e NBR 12131 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a cada 100 estacas cravadas em uma obra é necessária a realização de provas de carga (que simula o peso dos veículos que passam sobre o viaduto). No caso da obra de arte da UFMT, que terá 200 estacas, serão necessários dois testes, sendo que o segundo já está sendo programado. Até agora 176 estacas foram cravadas e compõem os blocos de concreto que vão sustentar os pilares do viaduto.
Esse teste será feito em todas as obras de arte especiais construídas pelo Consórcio VLT que possuírem mais de 100 estacas. No caso do viaduto da UFMT, a obra está na fase final da fundação, com a conclusão do 10° eixo de blocos (cada eixo tem três blocos, sendo que cada bloco possui seis estacas) que vão sustentar os pilares e vigas transversinas do viaduto, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os demais veículos.
O viaduto será composto por três tipos de estrutura, a infra (fundação – estacas e blocos), a supra (pilares e vigas) e a meso (laje e pavimento). Com a conclusão dos testes e da estrutura de fundação, o consórcio dará início à construção da supra estrutura.
OBRA
Viaduto da UFMT terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT e será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT.