quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

VLT de Cuiabá


Fonte: 




O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande realizou uma prova de carga na estrutura do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que está sendo construído na avenida Fernando Correa da Costa, em Cuiabá. O teste teve duração de 19 horas, quando uma carga máxima de 265 toneladas, mais 50%, foi aplicada sobre uma estaca similar à da estrutura que está sendo erguida.
Para a realização das provas, o Consórcio VLT contratou uma empresa especializada que executou a prova de carga estática com estrutura e equipamentos específicos. Tudo ocorreu conforme o programado e a análise dos resultados das provas de carga permitirá um melhor conhecimento do comportamento do solo/elemento de fundação. Isso garante confiabilidade ao projeto e subsidia a equipe projetista na definição do comportamento das estacas nos carregamentos verticais na obra que está sendo executada.
Pelas normas NBR 6122 (projeto e execução de fundações) e NBR 12131 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a cada 100 estacas cravadas em uma obra é necessária a realização de provas de carga (que simula o peso dos veículos que passam sobre o viaduto). No caso da obra de arte da UFMT, que terá 200 estacas, serão necessários dois testes, sendo que o segundo já está sendo programado. Até agora 176 estacas foram cravadas e compõem os blocos de concreto que vão sustentar os pilares do viaduto.
Esse teste será feito em todas as obras de arte especiais construídas pelo Consórcio VLT que possuírem mais de 100 estacas. No caso do viaduto da UFMT, a obra está na fase final da fundação, com a conclusão do 10° eixo de blocos (cada eixo tem três blocos, sendo que cada bloco possui seis estacas) que vão sustentar os pilares e vigas transversinas do viaduto, por onde passará o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os demais veículos.
O viaduto será composto por três tipos de estrutura, a infra (fundação – estacas e blocos), a supra (pilares e vigas) e a meso (laje e pavimento). Com a conclusão dos testes e da estrutura de fundação, o consórcio dará início à construção da supra estrutura.
OBRA
Viaduto da UFMT terá 428 metros e está sendo construído sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao campus da UFMT e será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT.



China inaugura linha de trem-bala mais longa do mundo

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/12/121226_trem_bala_china_inaugura_rw.shtml

VLT de Cuiabá

Fonte : http://www.circuitomt.com.br/index.php




O governador Silval Barbosa (PMDB) assina hoje (26), em Brasília, dois empréstimos, um do MT Integrado no valor de R$ 1,5 bilhão para pavimentação de rodovias de acesso de 44 cidades que ainda não são ligadas a Capital, Cuiabá, e outro de R$ 1,250 bilhão referente ao Veículo Leve sobre Trilho - VLT, modal de transporte coletivo escolhido para atender a demanda da Copa do Mundo de 2014 em dois ramais com pouco mais de 23 quilômetros e que integra Cuiabá e Várzea Grande.

As obras do VLT já estão em ritmo acelerado de execução nos três períodos do dia e atualmente em duas frentes, no Coxipó da Ponte em Cuiabá e no Zero Quilômetro em Várzea Grande. Antes do final do ano, outra frente de trabalho, na região do Centro Político Administrativo - CPA, sede do Governo do Estado também começam as obras físicas.

“O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que assinou os empréstimos na semana passada, agendou as solenidades de confirmação com o Banco do Brasil, gestor do MT Integrado e com a Caixa Econômica Federal, gestora do VLT para os contratos que serão realizados com recursos capitalizados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES”, disse o governador Silval Barbosa.

O chefe do Executivo Estadual assinalou que trabalha junto com os secretários, Edmilson José dos Santos da pasta de Logística de Transporte, Arnaldo Alves de Souza do Transportes e da Secretaria de Fazenda, Marcel Souza de Cursi a conclusão de outras operações que já foram aprovadas pelos deputados estaduais e que tratam da recuperação da malha rodoviária existente e da edificação de várias pontes de concreto em diversas regiões de Mato Grosso. “Vamos ter trabalho dobrado para executar uma série de ações e para buscar outras linhas de crédito já sinalizadas e com suas partes burocráticas aprovadas, dependendo apenas da concretização das mesmas”, explicou o governador do Estado.

As autorizações para outras operações como da Agricultura Familiar (R$ 63,9 milhões) ou MT Inovação - Programa de INovação para Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso (R$ 79,9 milhões); Programa de Revitalização de Rodovias Estaduais (R$ 250 milhões) e Programa de Pontes de Concreto - Proconcreto (R$ 470 milhões) e o Proinveste (R$ 460 milhões) completam todas as operações que o Governo do Estado espera executar em 2013 e 2014 deixando Mato Grosso numa condição privilegiada quanto ao seu desenvolvimento econômico e social.

Segundo Silval este esforço é no sentido de permitir que nas próximas 3 décadas, Mato Grosso esteja apto para receber novos investimentos privados, sendo para que isto o Estado e o Governo Federal tem atuado de forma articulada

Presidente da CBF recebe pensão vitalícia do governo

O que você acha ? Como são bancadas essas pensões ? O fundo das mesmas, foi formado por contribuições dos beneficiários, quando estavam na função ? Durante quanto tempo eles contribuíram ?
eufariassim

Fonte : http://www.jb.com.br/


Cerca de 266 ex-deputados ou dependentes recebem pensão vitalícia da assembleia legislativa que variam de R$ 7.515 a R$ 18.725 pagos pelo governo do Estado de São Paulo, informou o jornal O Estado de S.Paulo nesta quarta-feira.  Dentre os beneficiários estão dois ex-ministros, um ex-governador, um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma viúva de governador, a madrasta  de um senador e até o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Estado gasta cerca de R$ 33 milhões anuais com as pensões.

Segundo o jornal, a pensão vitalícia foi instituída em 1976 e encerrada em 1991, mas aqueles que contribuíram com ela têm os direitos preservados. Dentre os beneficiários ilustres estão o presidente da CBF, José Maria Marin, pois já foi deputado estadual em duas ocasiões; a madrasta do senador Aloysio Nunes (PSDB), que herdou o valor do pai do senador e o ex-governador Alberto Goldman (PSDB).