quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Metrô do DF

Fonte: Portal Menu


Um trem do Metrô-DF apresentou problema técnico por volta das 8h15 desta quarta-feira (27), próximo à estação Arniqueiras, em Águas Claras. Os passageiros tiveram de ser retirados do veículo, que foi removido para o pátio da manutenção.
De acordo com o Metrô-DF, o veículo perdeu o contato com a central de controle e estava sendo guiado manualmente. Com isso, o trem passou a seguir em velocidade reduzida - a 20 km/h.
O trem teve de ser removido. Por volta das 9h30, funcionários da companhia estavam trabalhando para identificar os motivos que levaram o veículo a perder o contato com a central de controle.
A companhia também afirmou que houve um problema para rebocar o trem que apresentou defeito. Técnicos da empresa estavam trabalhando no local para normalizar o serviço. Um outro trem foi enviado para substituir o veículo com defeito, segundo o Metrô.

Até 9h30 os trens estavam parados ou operando em velocidade reduzida e as estações estavam lotadas. O policial militar Célio Lopes afirmou que demorou 45 minutos para fazer o trajeto da estação Concessionárias, em Águas Claras, até a estação Asa Sul.
"Peguei o metrô na estação Concessionárias às 8h15. Ele demorou pra sair e foi muito devagar. Quando chegou na estação Águas Claras demorou pra sair. Chegou na estação Arniqueiras e demorou a sair também. Tinha muita gente nas estações", afirma Lopes.

Bombardier / Thales / Nokia Siemens

Source: http://www.railway-technology.com/

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Image: The 350km E65 railway line linking Warsaw and Gdynia will be equipped with ETCS Level 2 and GSM-R systems. Photo: courtesy of Thales.

A consortium comprising Bombardier, Thales and Nokia Siemens Networks has secured a €112m contract from Polish rail operator PKP to modernise the signalling of the 350km E65 railway line connecting Warsaw and Gdynia.
The main aim of the re-signalling contract is to meet the standards of the Trans-European transport network connecting the north and south of Europe.
The modernisation will improve safety and increase the capacity of the line, as well as cutting journey times.
After the new signalling system is installed, trains will be able to travel at speedd of up to 200km/h on selected sections.
Under the deal, the design, development and execution of the European Train Control System (ETCS) Level 2 signalling will be carried out by Thales and Bombardier.
The firms will also install standard signalling at eight local control centres and upgrade existing conventional signalling equipment to the ETCS standard.
"The modernisation will improve safety and increase the capacity of the line, as well as cutting journey times."
The deal will see Thales provide the ETCS Level 2 system for dispatching centres in Warsaw and Gdynia.
Thales country director in Poland Pawel Piotrowski said that the new contract will help the company strengthen its position in the Polish railway market.
"We have been involved in the Trans-European network since 2009, including the famous E30 European corridor," Piotrowski said.
As part of the deal, Nokia Siemens Networks will be responsible for installing the global system for mobile communications-railway (GSM-R) on the 35-station line for passenger and freight traffic.
The 500km E65 railway line is part of the pan-European transport corridor VI, connecting the Baltic countries with southern Europe.

Grupo MPE

Fonte: 


O grupo MPE, em parceria com a malaia Scomi, inaugura nesta quinta-feira (28/02) sua primeira fábrica de monotrilhos, no Rio de Janeiro. A fábrica tem 50 mil metros quadrados e fica no Distrito Industrial de Palmares, em Paciência, às margens da Avenida Brasil, no Rio de Janeiro.

A unidade será responsável pela fabricação dos 24 trens de monotrilho para a Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que vai ligar o aeroporto de Congonhas ao Morumbi. Foram investidos R$ 30 milhões para instalar a primeira linha de montagem e, segundo o grupo, esse investimento poderá chegar a R$ 50 milhões, se houver demanda.

A fábrica de monotrilhos fluminense será a segunda do país e terá capacidade para produzir seis monotrilhos por mês e espaço para estocar 15 carros. O primeiro carro de monotrilho virá da Malásia e todos os demais serão produzidos no Rio.

Cada trem de monotrilho é composto por três carros e cada carro tem capacidade para transportar cerca de 150 pessoas. Os primeiros carros fabricados no Brasil devem ficar prontos ainda em 2013.
Serão gerados mais de 500 empregos diretos entre administradores, engenheiros, técnicos, soldadores, eletricistas, mecânicos e inspetores de qualidade.

VLT de Goiânia

Fonte: DIÁRIO DA MANHÃ
             HELTON LENINE


O geólogo Carlos Maranhão, coordenador do projeto de instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Goiânia, João Furtado Neto, chefe de gabinete do governador e Bráulio de Moraes, ex-presidente do Detran, são os nomes cotados para assumir a presidência da Agência Goiana de Comunicação (Agecom), em substituição ao jornalista José Luiz Bittencourt Filho.
Na última sexta-feira, 22, o governador Marconi Perillo   reuniu-se com José Luiz Bittencourt, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira e decidiu pelo seu afastamento da presidência da Agecom. Bittencourt, ligado politicamente ao prefeito de Catalão e ex-presidente da Assembleia Legislativa e prefeito de Catalão, Jardel Sebba e ao atual presidente do Legislativo, Helder Valin (PSDB), atritou-se, nas últimas semanas, com o secretário Giuseppe Vecci (Segplan) e com Jayme Rincón (Agetop).
Carlos Maranhão, que já ocupou várias funções nas três gestões de Marconi Perillo, inclusive a secretaria de Infraestrutura e Cidades, e ainda a Metrobus, teve demorada conversa com o governador, segunda-feira, mas não foi confirmado para o novo cargo. Já foi coordenador de marketing da campanha de Marconi ao governo estadual.
O nome de João Furtado Neto surgiu ontem na bolsa de especulações junto a assessores próximos do governador. Furtado, que é procurador do Estado, ocupou, até o final do ano passado, a secretaria de Segurança Pública e Justiça.
Bráulio de Moraes, que foi vereador em Goiânia, ocupou diversos cargos nos governos de Marconi Perillo, inclusive a presidência do Detran. Nas campanhas eleitorais do tucano, Braúlio sempre integrou a coordenação de marketing do PSDB e aliados.
A expectativa no Palácio Pedro Ludovico é a de que o novo presidente da Agecom possa estabelecer melhores relações com os dirigentes das empresas de comunicação social e com profissionais da imprensa, oferecendo contribuição à melhoria da imagem do governo Marconi junto à sociedade goiana.
MAIOR EMPENHO
A pedido de Marconi Perillo, o chefe de gabinete do governador, João Furtado Neto reuniu-se, ontem de manhã, com os jornalistas que integram a chamada Comunicação Setorial de todas as secretarias, agências, autarquias e empresas públicas. 
Furtado cobrar maior empenho no trabalho de dar “visibilidade e transparência” às ações governamentais, inclusive não deixando de esclarecer todas as dúvidas que surgirem na mídia sobre o desempenho do governo.
João Furtado Neto foi claro: o governo não vai permitir que fique sem resposta qualquer crítica que considera infundada. “Cada auxiliar do governo, na área de comunicação social, tem que fazer o dever de casa, ou seja, levar a informação à mídia, de forma correta e ética, para que a sociedade esclarecida.” 
A partir de agora, as reuniões serão frequentes com os jornalistas da área de Comunicação Setorial do governo, na busca do aperfeiçoamento das atividades e também para as cobranças que se fizerem necessárias.