terça-feira, 26 de março de 2013

VLT de Bauru


Fonte: 

Do mesmo modo como se despediu da rotina da cidade, há 12 anos, como o BOM DIA recordou, na abertura desta série sobre a ferrovia, sábado passado, os trens de passageiros podem reaparecer na rotina do bauruense, de volta à antiga gare da estação central. 

Desta vez, para servir à população na própria cidade, por VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), como este aí ao lado, que já parece estar pronto para receber seus futuros passageiros por aqui. 

O projeto do futuro trem, aliás, já desembarcou na cidade, no ano passado, apresentado pela principal empresa nacional do setor, a Bom Sinal, com sede fabril em Fortaleza (Ceará). “Bauru é uma cidade privilegiada para esse produto porque já tem os trilhos disponíveis, o que economiza muito mais em sua implantação”, afirmou o diretor de suprimentos e comercial da empresa, o bauruense Ricardo Fanton. 

Custos 
Mas, para entrar nos trilhos, o VLT demandaria um investimento razoável. De acordo com os cálculos da empresa, o quilômetro do sistema sairia entre R$ 3 milhões e R$ 12 milhões. 

Entende-se por “sistema” o conjunto de operação - sinalização, passagens de nível, cancelas, centro operacional, oficina e material rodante. “O modelo ideal para Bauru, ao meu ver, seria o investimento público na via e nas oficinas e a concessão do serviço para a empresa que venha a adquirir os VLTs “, sugeriu Fanton. 

Ele disse ter tido o último contato com a prefeitura para tratar sobre o assunto em novembro do ano passado. Desde então, aguardaria um pré-projeto para análise da demanda. 

Subvenção 
O prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB) avaliou bem a possibilidade de Bauru vir a contar com o VLT, mas fez algumas ressalvas em relação às condições para operação e sobrevivência do serviço. 

“Hoje não teríamos condições de tráfego em nossos trilhos. Não há segurança . E o VLT só consegue se manter se houver subvenção do governo do estado ou federal. Só com o dinheiro da passagem, não dá”, avaliou. 

Mesmo assim, o setor produtivo da cidade vê com bons olhos a possibilidade de contar com o VLT como um esforço para diminuir o intenso tráfego de veículos da cidade. “É uma ideia que precisa estar integrada com o transporte coletivo urbano e que agregue mais qualidade”, afirmou o presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Bauru), Reinaldo Cafeo. 

Bauru teve ‘tentativa de subúrbio’ em 1988 
A interligação de bairros por trilhos não é uma novidade em Bauru. Entre 1988 e 1990, a extinta Fepasa ofereceu o Trem de Subúrbio. A composição era formada por dois carros de passageiros e duas locomotivas elétricas. Fazia o trajeto entre a estação central e o núcleo Octávio Rasi, com algumas paradas. Mas, sem uma integração com os ônibus, acabou esquecido e desativado. 


Milhões de reais é o valor médio de um VLT da Bom Sinal 

Apenas um VLT tira dez ônibus das ruas 
Com capacidade para até 766 passageiros, apenas um modelo com quatro carros seria suficiente para desafogar o trânsito de Bauru de dez ônibus ou mesmo 62 vans. Além disso, a versão elétrica – assim como a por biodiesel – desses veículos têm durabilidade de até 30 anos e manutenção quase que 100% de produtos feitos no Brasil.

Terceira Guerra Mundial - III

Hoje ficção, amanhã pode ser realidade. Será que com os meios de comunicação e com os bilhões de acessos que existem na internet e a facilidade de mobilização devido a esse meio de interação entre as pessoas, não seja possível fazer-se um movimento em escala mundial para que essa situação não chegue no que a ficção nos mostra. Na verdade o tempo está se esgotando e já não dê tempo de se reverter.
eufariassim


http://www.youtube.com/watch?v=ZLhN-VH6P2c

Terceira Guerra Mundial - Parte II


http://www.youtube.com/watch?v=9JMFHdR3vMg

Terceira Guerra Mundial

Esperemos que isto seja sempre apenas uma simulação
eufariassim

http://www.youtube.com/watch?v=HgiAW_5y6xU

Funkwerk

Source: http://www.railway-technology.com/

Funkwerk
mage: Funkwerk will modernise Hochbahn's Barmbek depot with the installation of its Alister SIL 2 electronic interlocking for depot control. Photo: courtesy of Funkwerk.


Funkwerk has won a contract from German public transport firm Hamburger Hochbahn to install its Alister SIL 2 electronic interlocking for depot control at the Barmbek depot in Hamburg.
Hochbahn carries out the servicing, maintenance and repair work of its rail vehicles at the Barmbek depot, which includes five covered workshops, each of which has its own direct rail track access.
At present the Barmbek depot is controlled from a relay interlocking; as part of the contract the control area will be separated from the old interlocking and replaced with the new Alister electronic interlocking for depot control.
The deal also includes implementation of electronic interfaces to the adjacent relay interlocking, the central operations and monitoring control system (SBS) and the depot warning and door control systems.
"As part of the contract the control area will be separated from the old interlocking and replaced with the new Alister electronic interlocking for depot control."
It is possible to operate the Alister SIL 2 interlocking from a local workstation at the depot's interlocking building, by remote control from the control centre in Barmbek, or from Hochbahn's operations control centre.

For secondary operations, axle-counting reset panels will be equipped in front of every workshop door with two more auxiliary control panels in the track area.
Commissioning of the new interlocking is scheduled for 15 November 2013.
Funkwerk completed the installation of its Alister SIL 2 electronic interlocking at Hochbahn's smaller Saarlandstrasse depot in late 2012.

Fábrica de AMV´s



Fonte: 

A VAE Brasil anunciou que irá inaugurar uma nova fábrica de Aparelhos de Mudança de Via (AMV) em Bacabeira (MA), em maio. A nova unidade da companhia fornecerá os AMVs para a duplicação da Estrada de Ferro Carajás. Além disso, a empresa pretende utilizar a estrutura em possíveis fornecimentos para a Ferrovia Norte-Sul, Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), Metrofor e os sistemas da CBTU em Natal (RN), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Segundo a empresa, a unidade, que começou a ser construída em 2011, será três vezes maior que sua sede no bairro de Perus, em São Paulo (SP). A companhia optou em construir no Maranhão após vencer a concorrência para fornecimento de AMVs para a duplicação da EF Carajás. 

“Quando compramos o terreno, em 2008, já projetávamos uma expansão da Vale e do mercado nordestino. Tanto que apostamos e acreditamos neste mercado, contratando inclusive mão de obra local para nossa nova unidade”, conta Arnaldo Garbarino, sócio-diretor da VAE Brasil.

Terceira Guerra Mundial


Existem vários estudos e simulações de como se daria a Terceira Guerra Mundial e um se inicia exatamente com a deflagração das hostilidades entre as Coreias e os demais países da região e os Estados Unidos.
Pelo visto vamos assinar embaixo a nossa mais completa incompetência para o dialogo, quem viver verá.
eufariassim



Fonte: Logo PARAÍBA.com.br


A Coreia do Norte colocou nesta terça-feira (26) suas tropas em posição de combate, com armas apontadas para alvos americanos em Guam (na Oceania), no Havaí, e também no continente dos Estados Unidos.
O governo norte-coreano ordenou que suas unidades de mísseis estratégicos estejam prontas para disparos.
“O comando superior do Exército Popular da Coreia declara que todas as tropas de artilharia, incluindo as unidades de mísseis estratégicos e as unidades de artilharia de longo alcance devem estar em preparadas para combate de classe ‘A’”, informa comunicado da Agência Central de Noticias Coreana, a "KCNA".
A nova ameaça é represália aos novos sobrevoos de caças americanos sobre a península coreana, durante exercícios conjuntos com a Coreia do Sul.
A KCNA informou que as unidades de artilharia da Coreia do Norte também têm na mira alvos da Coreia do Sul.
“Mostraremos a dura reação de nossa Exército e povo”, diz a nota norte-coreana. “Para salvaguardar através de ações militares nossa soberania e dignidade”, acrescenta o comunicado.
Horas antes, a agência destacou que o líder norte-coreano Kim Jong-un dirigiu pessoalmente exercícios de defesa com fogo real na costa leste do país.
Coreia do Sul
O ministro de Defesa da Coreia do Sul, Kim Kwan-jin, ordenou as tropas a responder com dureza a qualquer agressão.
Analistas duvidam
Apesar do lançamento com êxito do um foguete de longo alcance em dezembro - que a Coreia do Sul e seus aliados consideraram um teste de míssil balístico -, analista acreditam que Pyongyang ainda precisa de muitos anos para desenvolver um verdadeiro míssil intercontinental que possa atingir o território dos Estados Unidos.
Havaí e Guam também estariam fora do alcance de seus mísseis de médio alcance, que no entanto seriam capazes de atacar as bases militares americanas na Coreia do Sul e Japão.