quinta-feira, 7 de março de 2013

Trem bala Rio - São Paulo

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A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) pretende definir até o final deste mês o traçado, com a localização exata das estações, do Trem de Alta Velocidade (TAV), informou Hélio Mauro França, diretor da EPL. Ele destacou que a empresa vem realizando reuniões com representantes dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e das cidades que devem receber as estações - Campinas, São Paulo, São José dos Campos, Barra Mansa, Volta Redonda e Rio de Janeiro. A EPL também se encontrou com representantes dos aeroportos de Viracopos (Campinas), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ), tendo em vista a previsão de estações integradas a eles.

De acordo com França, essas definições são importantes para dar seguimento aos processos de licenciamento ambiental e de desapropriação. Além da integração com os aeroportos, a EPL analisa a conectividade com outros sistemas de transporte nas cidades, que facilitem a acessibilidade da população e a exploração patrimonial na estação e no entorno.

A estação da cidade de São Paulo é considerada uma das mais complexas. Depois de estudar e descartar a localização da Estação da Luz e na Barra Funda, e ter optado inicialmente pela instalação no Campo de Marte, a EPL vem analisando a estação Água Branca, onde ela se conectaria com linha da CPTM e futuros trens regionais de passageiros.

Além disso, a estação em Aparecida voltou à discussão, após ter sido retirada do projeto. "O projeto executivo vai contemplar Aparecida", assegurou França.

Mêtros

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Durante uma palestra em São Paulo, o diretor do Metrô Rio e presidente da ANP Trilhos, Joubert Flores, destacou a disparidade entre o número de usuários do sistema de metrô no Brasil e de  outros países como Inglaterra e China. “No ano passado, o sistema metroviário brasileiro registrou uma média de 8,5 milhões de usuários/dia, enquanto apenas em Xangai, na China, foram registrados uma média de sete milhões de usuários/dia”, destacou Flores. Segundo o levantamento feito na edição Fevereiro-Março da Revista Ferroviária, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos brasileiro transportaram 2,6 bilhões de pessoas ao longo de 2012.

Flores explicou que o sistema metroviário é o favorito quando falamos em transporte público. A baixa emissão de gás carbônico, menor consumo de energia e a velocidade são argumentos usados por aqueles que concordam que os sistemas de metrôs do Brasil devem crescer. “Em todo o país, o metrô é responsável por retirar das ruas quase um milhão de carros”, destacou o diretor do metrô carioca.

O executivo também destacou que os governos dos estados brasileiros têm investido bem em suas malhas metroviárias, mas em comparação com a cidade de Londres, que conta com 400 km, a malha brasileira é pequena, com pouco mais de 260 km. A maior rede é a do Metrô de São Paulo com 74,3 km; seguido pelo Metrô de Brasília com 42,38 km; pelo Metrô Rio com 40,9 km;  pela CBTU de Recife com 39,5 km; pela Trensurb  com 38,7 km e pela CBTU de Belo Horizonte com 28,2 km. 

 Essa malha deve aumentar nos próximos anos com a construção de linhas como a Linha 6-Laranja de São Paulo e a Linha 4 do Rio de Janeiro.