O prefeito de Praia Grande Alberto Mourão se reuniu com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), projetistas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), da VETEC Engenharia e técnicos da Secretaria Municipal de Transporte (Setransp) na manhã de sexta-feira (12) para discutir detalhes sobre a implantação do sistema de VLT na Região. A reunião técnica, realizada no Paço Municipal, contou com explanação sobre o futuro sistema e as mudanças nas linhas de atendimento de Praia Grande. Dentre as solicitações feitas por Mourão está a revisão da segunda etapa do projeto para que esta inclua Praia Grande (com trilhos da Estação Barreiros até o Terminal Tude Bastos, passando pela Rod. Imigrantes, Ponte do Mar Pequeno e Portinho).
Durante a reunião, a EMTU entregou cópia de estudo sobre os impactos do novo sistema de transporte e do levantamento da demanda de passageiros atual na região. O documento, que será apreciado pela Secretaria Municipal de Transporte (Setransp), conta também com três propostas de mudanças do sistema atual: a agressiva, a moderada e conservadora (nomeadas de acordo com a intensidade do impacto que causariam ao número de linhas de ônibus existentes). Depois de avaliar o documento apresentado, a Prefeitura agendará novo encontro técnico com a empresa para possíveis adequações no projeto.
De acordo com o prefeito Mourão sua maior preocupação é quanto aos impactos do novo sistema para a população praia-grandense e da região sul da Baixada Santista. “Dependendo do ponto onde os passageiros de Praia Grande embarcam, eles teria que fazer até quatro integrações. Gostaria que certos pontos do projeto fossem revistos para que a Cidade e os municípios vizinhos como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe sofram menos impactos negativos possíveis”.
Mourão ressaltou também que uma das propostas que beneficiaria a Cidade é a inclusão de Praia Grande na segunda fase do projeto, e não somente na terceira, como é previsto. “Sugeri que seja estudada a possibilidade de implantar para 2020 o sistema de VLT saindo da Estação Barreiros pela Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, e seguindo para o Terminal Tude Bastos. Isso beneficiaria todo o sistema para quem embarca no Litoral Sul”, afirmou.
Outra sugestão levantada por Mourão durante o encontro foi a implantação de linhas expressas, que sigam desde os bairros localizados na região sul da Cidade até os terminais, seguindo pela Via Expressa Sul. “Além disso, outra proposta é que um dos pontos de parada do VLT não seja no Terminal Tatico, como inicialmente previsto, mas sim no Bairro Samambaia, que está localizado em uma das regiões mais populosas da Cidade”, concluiu o prefeito.
Presente na reunião, o assessor da diretoria operacional da EMTU, Silvio José Rosa, afirmou que as sugestões levantadas pelo prefeito de Praia Grande serão analisadas. “Sendo viáveis as mudanças, sem que prejudiquem nenhuma das cidades atendidas pelo sistema, não vejo o porquê de não atendermos aos pedidos”. Silvio Rosa explicou ainda que a ideia é que o VLT seja uma opção a mais de transporte aos passageiros. “É um sistema de média capacidade que, quando implantado em Praia Grande, diminuirá uma média de 18 minutos o tempo de viagem entre o Terminal Tatico e o Terminal Valongo, em Santos”, afirmou.