sábado, 13 de julho de 2013

VLT de Santos

Fonte: Diário do Litoral

O prefeito de Praia Grande Alberto Mourão se reuniu com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), projetistas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), da VETEC Engenharia e técnicos da Secretaria Municipal de Transporte (Setransp) na manhã de sexta-feira (12) para discutir detalhes sobre a implantação do sistema de VLT na Região. A reunião técnica, realizada no Paço Municipal, contou com explanação sobre o futuro sistema e as mudanças nas linhas de atendimento de Praia Grande. Dentre as solicitações feitas por Mourão está a revisão da segunda etapa do projeto para que esta inclua Praia Grande (com trilhos da Estação Barreiros até o Terminal Tude Bastos, passando pela Rod. Imigrantes, Ponte do Mar Pequeno e Portinho).

Durante a reunião, a EMTU entregou cópia de estudo sobre os impactos do novo sistema de transporte e do levantamento da demanda de passageiros atual na região. O documento, que será apreciado pela Secretaria Municipal de Transporte (Setransp), conta também com três propostas de mudanças do sistema atual: a agressiva, a moderada e conservadora (nomeadas de acordo com a intensidade do impacto que causariam ao número de linhas de ônibus existentes). Depois de avaliar o documento apresentado, a Prefeitura agendará novo encontro técnico com a empresa para possíveis adequações no projeto.

De acordo com o prefeito Mourão sua maior preocupação é quanto aos impactos do novo sistema para a população praia-grandense e da região sul da Baixada Santista. “Dependendo do ponto onde os passageiros de Praia Grande embarcam, eles teria que fazer até quatro integrações. Gostaria que certos pontos do projeto fossem revistos para que a Cidade e os municípios vizinhos como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe sofram menos impactos negativos possíveis”.

Prefeito Alberto Mourão discute com representantes da EMTU a implantação do VLT na Região (Foto: Divulgação/PMPG)

Mourão ressaltou também que uma das propostas que beneficiaria a Cidade é a inclusão de Praia Grande na segunda fase do projeto, e não somente na terceira, como é previsto. “Sugeri que seja estudada a possibilidade de implantar para 2020 o sistema de VLT saindo da Estação Barreiros pela Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, e seguindo para o Terminal Tude Bastos. Isso beneficiaria todo o sistema para quem embarca no Litoral Sul”, afirmou.

Outra sugestão levantada por Mourão durante o encontro foi a implantação de linhas expressas, que sigam desde os bairros localizados na região sul da Cidade até os terminais, seguindo pela Via Expressa Sul. “Além disso, outra proposta é que um dos pontos de parada do VLT não seja no Terminal Tatico, como inicialmente previsto, mas sim no Bairro Samambaia, que está localizado em uma das regiões mais populosas da Cidade”, concluiu o prefeito.

Presente na reunião, o assessor da diretoria operacional da EMTU, Silvio José Rosa, afirmou que as sugestões levantadas pelo prefeito de Praia Grande serão analisadas. “Sendo viáveis as mudanças, sem que prejudiquem nenhuma das cidades atendidas pelo sistema, não vejo o porquê de não atendermos aos pedidos”. Silvio Rosa explicou ainda que a ideia é que o VLT seja uma opção a mais de transporte aos passageiros. “É um sistema de média capacidade que, quando implantado em Praia Grande, diminuirá uma média de 18 minutos o tempo de viagem entre o Terminal Tatico e o Terminal Valongo, em Santos”, afirmou.

França descarta falha humana em acidente com comboio perto de Paris

Fonte: http://www.publico.pt/mundo


As equipas de resgate passaram toda a madrugada a procurar sobreviventes sob os escombros na estação de Bretigny-sur-Orge, onde,na sexta-feiraa à tarde, um comboio que vinha de Paris descarrilou. Seis pessoas morreram e 30 ficaram feridas.
No início da manhã, o ministro dos transportes francês, Frédéric Cuvillier, descartou a possibilidade de falha humana no acidente da estação de Brétigny-sur-Orge. Segundo o ministro, citado pela agência France Press, "o maquinista teve reflexos muito rápidos, accionou o alerta imediatamente e evitou em segundos a colisão com outro comboio que vinha em direcção contrária".
Segundo o jornal francês Le Figaro, o acidente acontece três dias depois do Governo ter anunciado projectos de investimento para a renovação da infra-estrutura ferroviária no país. O acidente é considerado o mais grave desde 2008 quando sete pessoas morreram e trinta e uma ficaram feridas no choque entre um comboio e um autocarro em Mésinges.  
O ministro dos transportes voltou a insistir, na manhã de sábado, na necessidade de modernizar as linhas ferroviárias "classicas" francesas.
O descarrilamento aconteceu na tarde de sexta-feira na estação de Bretigny-sur-Orge, a pouco mais de 20Km de Paris. Mais de 300 passageiros viajavam no comboio. "O comboio entrou na estação a grande velocidade. Dividiu-se em duas partes devido a razões que ainda se desconhecem. Uma parte continuou a andar e a outra tombou para um lado", disse uma fonte da polícia à AFP, na sexta-feira.
As investigações já começaram. O ministro dos Transportes francês, Frédéric Cuvillier,comunicou já na sexta-feira à noite que o descarrilamento do comboio terá sido motivado por um problema nas agulhas de mudança de linha, a 200 metros da estação.
As autoridades acreditam que o número de mortos pode aumentar porque há pelo menos oito passageiros com ferimentos graves. Todos estão internados em hospitais locais.
As autoridades portuguesas não têm, até ao momento, informação de que haja algum português entre as vítimas do acidente ferroviário em França, disse à agência Lusa o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário.