quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pasquim

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VLT de Cuiabá


Fonte: Portal G1

Avenida Fernando Corrêa é uma das mais movimentadas de Cuiabá.
Linhas 306 e 330 serão alteradas devido às obras na avenida.

VLT coxipó Cuiabá (Foto: Assessoria/Secopa)


Duas linhas de transporte de ônibus coletivo de Cuiabá tiveram o itinerário alterado nesta semana devido à interdição para realização das obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (Smtu), apenas as linhas 306 e 330 tiveram alteração.

Conforme a secretaria, a linha 306, que faz a rota Terminal do CPA III/Grande Terceiro, deverá passar apenas uma vez por dentro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ao invés de duas vezes. Já a linha 330 deixou de passar pelo trevo da avenida Fernando Corrêa da Costa que dá acesso à Avenida Carmindo de Campos. Assim, essa linha passa a fazer o retorno ao bairro CPA I através da UFMT.

Interdição
Parte da avenida está interditada para a construção de um viaduto que está entre as obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014. De acordo com a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), o viaduto compõe o conjunto de melhorias para a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que foi o modal de transporte escolhido para atender aos usuários de Cuiabá.

Para que as obras sejam iniciadas, cerca de 850 metros da Avenida Fernando Corrêa da Costa serão interditados no sentido Centro-Coxipó entre as ruas Garcia Neto e Luiz Antônio de Figueiredo.

VLT de Santos - EMTU/SP nº 005/2012 - Comunicado de Esclarecimento nº 005



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VLT de Cuiabá

Fonte : Portal G1

Passarelas para animais devem ser construídas em trecho do VLT em MT

Passagens serão suspensas para evitar atropelamentos de animais.
VLT deve ter 22 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Várzea Grande.

Passagens suspensas devem cruzar duas avenidas
e uma rua em Cuiabá. (Foto: Divulgação/Secopa)

Três passagens suspensas devem ser construídas sobre a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), Avenida Avenida Djalma F. de Souza e em uma rua próximo ao Horto Florestal, em Cuiabá, para a travessia de animais silvestres. As obras estão previstas no estudo de impacto ambiental para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa).

Além das passarelas, devem ser instaladas cercas guias às margens do parque ambiental Massairo Okamura em toda a sua extensão no trecho da Avenida do CPA, como forma de evitar que os animais atravessem a avenida. "Trata-se de um outro ponto crítico de mortalidade por atropelamento, exigindo prioridade de ação", diz trecho do estudo.
O projeto prevê ainda a sinalização e urbanização das margens da reserva, além do resgate de espécies, soltura na área verde e instalação de dois ninhos artificiais para coruja da espécie suindara, comuns em áreas urbanas. Para tentar compensar os impactos causados pelas obras de implantação do VLT que não poderão ser evitados, deve ser apresentado um plano de aplicação de recursos compensatórios.

A intenção também é criar um museu visando sensibilizar a sociedade em relação à diversidade do Cerrado. "A proposta do 'Museu Vivo' não é a de um zoológico, de um centro de triagem ou reabilitação de fauna silvestre em si, mas uma combinação de objetivos de ambos, o que confere uma filosofia própria, com ênfase em educação, informação pública e conservação da fauna e seus habitats do Cerrado", diz o projeto.

ObrasO VLT percorrerá 22 km entre a capital e Várzea Grande, trajeto em que contará com cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos, conforme a Secopa.
Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa. Serão três terminais de integração e 32 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.