sexta-feira, 2 de agosto de 2013

VLT de Fortaleza

Fonte: Portal 2014

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, principal obra de mobilidade de Fortaleza, chegou à marca de 30% de conclusão. A entrega ocorrerá, segundo o governo do estado, em dezembro deste ano. A obra conta com 20 frentes de trabalho ao longo de todo a linha. 

Orçada em R$ 276,9 milhões, os trabalhos foram iniciados em abril de 2012. O ramal tem 12,7 km (sendo 11,3 km em superfície e 1,5 km em elevado) e vai ligar a estação Parangaba, localizada no bairro de mesmo nome na capital cearense, ao bairro de Mucuripe, beneficiando cerca de 100 mil pessoas por dia. 

No total, o VLT cruzará 22 bairros de Fortaleza. O projeto prevê a construção de uma estação elevada (Parangaba), além de uma integração com a linha Leste do metrô. Mais seis estações serão padronizadas: Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe. 

A construção do modal está sob a responsabilidade da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) em conjunto com a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). 

Para acompanhar o andamento das obras, o governador Cid Gomes fará reuniões semanais para checar cada trecho e cada frente de trabalho. O fato ocorreu na última segunda-feira (29) e contou com a presença sa Secretaria de Infraestrutura, DER, PGE, construtoras e órgãos envolvidos na execução da obra.

VLT de Goiânia

Fonte: http://www.dm.com.br/capa/

Proposta do Governo do Estado para o transporte coletivo no Eixo Anhanguera, o projeto de construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foi aprovado por unanimidade, na tarde desta segunda (4), pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. 
O VLT deverá ser implantado nos 13,6 quilômetros do Eixo Anhanguera, ligando a estação Padre Pelágio (lado Oeste) à do Setor Novo Mundo (lado Leste), em Goiânia.  Ele irá substituir os atuais ônibus bi-articulados que transitam no Eixo.
De acordo com o secretário Silvio Sousa, a previsão é de que o VLT esteja concluído em dois anos a partir do início da construção. A obra será executada com recursos provenientes dos governos Federal e Estadual.