quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Trem bala Rio - São Paulo

Fonte: Jornal Nacional




O governo federal lançou nesta quinta-feira (13), pela segunda vez, o edital para a construção do trem-bala ligando Rio e São Paulo. A previsão é de que o investimento total seja de R$ 35 bilhões.

O primeiro leilão vai ser para a exploração dos serviços. Em 2014, será leiloada a obra para a construção das linhas férreas. A previsão é que o trem-bala comece a funcionar até 2020. Vão ser 11 estações. Sete no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro. O percurso entre as estações de Campo de Marte, na capital paulista, e Barão de Mauá, no Rio, será feito em uma hora e 39 minutos, a uma velocidade de 350 quilômetros por hora.

Pelo menos 60% dos assentos do trem terão que ser reservados para a classe econômica. Nessa categoria, o governo vai criar um limite para as tarifas do trecho Rio-São Paulo. Para se ter uma ideia, se o serviço estivesse funcionando hoje, essa passagem custaria, no máximo, R$ 250.

Pelas estimativas do governo, o trem-bala, já no primeiro ano, vai atender oito milhões de passageiros no trecho Rio-São Paulo. José Eugênio Leal, professor de Engenharia de Transportes da PUC-Rio, diz que o projeto é viável.

“Pessoas que hoje viajam de avião, muitas delas serão transferidas para isso. Pessoas que viajam de carro também, e de repente veem vantagem de pegar um sistema rápido para chegar ao centro da viagem”, avalia o especialista.

Vai ser a segunda tentativa do governo de leiloar o trem-bala. No ano passado, o leilão foi marcado, mas nenhuma empresa apresentou proposta. Para o presidente da EPL, a empresa de planejamento e logística do governo, desta vez vai ser diferente, porque o governo aumentou a participação dele no projeto e reduziu os riscos para a iniciativa privada.

“Nós temos, pelo menos, cinco grupos interessados. Nós mudamos a gestão de risco. Nós tínhamos na primeira etapa todo o risco de operação e construção juntos. Agora estamos fazendo duas licitações separadas, então esses riscos estão separados, e isso vai gerar atratividade. Para melhor a atratividade, a APL também está participando com mais capital nesta fase agora”, diz Bernardo Figueiredo, presidente da EPL.

As empresas interessadas devem apresentar as propostas até 13 de agosto do ano que vem. O leilão está marcado para o dia 19 de setembro.

Trem bala Rio - São Paulo

Fonte : http://noticias.r7.com/




O edital do Trem de Alta Velocidade (TAV), divulgado nesta quinta-feira (13) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê a construção de oito estações ao longo do trajeto de Campinas (SP) para o Rio de Janeiro. O documento, no entanto, exclui a estação na cidade de Aparecida, em São Paulo, que havia sido confirmada pelo presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, no início do mês.

No último dia 4, Figueiredo havia afirmado que a estação em Aparecida era um compromisso assumido com a cidade. O edital do trem-bala obriga a construção de estações na área da Estação Barão de Mauá (RJ), no Aeroporto Internacional Maestro Antonio Carlos Jobim (Galeão), em Barra Mansa/Volta Redonda (RJ), em São José dos Campos (SP), no Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos, na área do Aeroporto de Campo de Marte, no Aeroporto Internacional de Viracopos (Campinas) e na área da Estação Ferroviária, no município de Campinas.

Trem bala Rio - São Paulo


Fonte : 


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para 19 de setembro de 2013 o leilão para a escolha do operador e da tecnologia do Trem de Alta Velocidade entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. O aviso da licitação foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (13/12).

A licitação do primeiro TAV brasileiro está dividida em duas etapas. A primeira é para a operação, manutenção e conservação do sistema, precedida do fornecimento e montagem da proteção acústica, dos sistemas de eletrificação, telecomunicações, sinalização, controle de trens, entre outros.  Já a segunda etapa, sem data prevista de lançamento, escolherá quem fará a linha.

O edital e seus anexos devem ser disponibilizados ainda hoje no site da ANTT – www.antt.gov.br - e ficarão disponíveis até 13 de agosto. A agência realizará reuniões de esclarecimento do edital nos dias 29 de janeiro e 19 de março, na Bovespa, em São Paulo. Os pedidos de esclarecimentos podem ser solicitados à ANTT até 16 de abril.

A entrega dos envelopes com os documentos de pré-qualificação, garantia da proposta, plano de negócio e projeto funcional está marcada para 13 de agosto, também na Bovespa.

O processo licitatório do projeto começou em 2010, com o lançamento do primeiro edital em 14 de julho e leilão previsto para 1º de novembro, data alterada para 16 de novembro do mesmo ano. Depois, o leilão foi adiado por mais duas vezes, abril e julho de 2011, sendo que da última vez foi por falta de interessados. Então, o governo anunciou a divisão do leilão em duas etapas.