segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Trem Bala Rio - São Paulo


Fonte : Portal G1

Obra do trem-bala deve ser entregue até junho de 2020, diz ANTT
Relatório da audiência pública do projeto foi divulgado nesta segunda (26).
Edital do trem-bala deve ser publicado nos próximos dias.


O edital do trem-bala, que deve ser divulgado pelo governo federal nos próximos dias, vai estabelecer o final de junho de 2020 como prazo máximo para a conclusão das obras do projeto.

A informação consta do relatório final divulgado nessa segunda-feira (26) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com as contribuições feitas durante as audiências públicas que debateram o projeto e as respectivas respostas dadas pela agência.
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Governo adia mais uma vez publicação de edital do trem-bala
Governo eleva estimativa de custo do trem-bala para R$ 35,6 bilhões
De acordo com a ANTT, “a integralidade da infraestrutura do TAV Rio de Janeiro-Campinas será entregue pelo poder concedente até 30 de junho de 2019, prazo que admitirá tolerância de até 12 meses, para que a concessionária realize seus trabalhos.”

Isso significa que o governo vai tolerar atraso de até um ano na conclusão da obra, ou seja, até 30 de junho de 2020. Terminadas as obras, o operador do trem-bala ainda terá um prazo para fazer testes antes que o veículo entre em operação, o que o governo espera que aconteça até o segundo semestre de 2020.
Até então, o governo divulgava que trabalhava com a previsão de término das obras em 2019.

O trem-bala vai ligar as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O custo estimado do projeto é de R$ 35,6 bilhões.

De acordo com a ANTT, o edital do primeiro leilão do trem-bala deve ser divulgado nos próximos dias. O leilão está previsto para ocorrer 8 meses depois dessa publicação.

O modelo do projeto prevê a realização de dois leilões. O primeiro para contratar a empresa que vai fornecer a tecnologia do trem-bala e operá-lo. O segundo escolhe as empresas que vão construir a infraestrutura para a passagem do trem (estações, etc).
Vence este primeiro leilão a empresa que apresentar a melhor relação entre valor de outorga (paga ao governo para ter direito à exploração do serviço) e custo de construção do trem-bala (incluindo a tecnologia aplicada e a infraestrutura).

Mudanças no edital
O relatório divulgado nesta segunda pela ANTT também revela que, no edital, o concessionário (empresa vencedora do primeiro leilão, para operação do trem-bala) não será mais responsável pela implantação das vias permanentes (trilhos), como previsto na minuta do edital divulgada em agosto.

Essa responsabilidade passará à empresa que vencer o segundo leilão e que vai construir a infraestrutura da via. A medida reduz o investimento que deverá ser feito pela operadora do trem. O governo espera que a mudança atraia mais empresas interessadas na concessão.

Outra mudança que será feita no edital, segundo a ANTT, é o fim da proibição de que empresas e consórcios disputem tanto o leilão de operação quanto o de construção da infraestrutura para passagem do trem.

Segundo a agência, o edital vai “permitir a participação de acionistas do acionista privado da concessionária (etapa de operação), das subcontratadas principais e das subcontratadas, bem como suas controladas, controladoras e coligadas, nas demais etapas do projeto de implantação do TAV Rio de Janeiro-Campinas, incluindo a fase de licitação do projeto executivo.”
Investimento público
O relatório final sobre as contribuições também revela mudança em relação ao financiamento do projeto. De acordo com a ANTT, ao contrário do que previa a minuta do edital, o operador do trem-bala não será mais “exclusivamente responsável” por bancar investimentos necessários e que ultrapassem o valor inicialmente previsto.

O edital agora vai prever que o governo federal “deverá acompanhar pari passu os aportes financeiros necessários.” Ou seja, se o custo do trem-bala for superior ao calculado no projeto, haverá injeção de dinheiro público, mas na proporção da participação acionária do governo no projeto, que será de 10%.

O documento da ANTT também confirma a redução no tempo de experiência de um operador para participar do leilão e do critério de segurança para o sistema escolhido.

A minuta do edital, divulgada em agosto, estabelecia que, para se candidatar a operador do trem-bala brasileiro, a empresa ou consórcio deveria comprovar ter pelo menos dez anos de operação comercial, além do mesmo prazo sem acidente fatal envolvendo o veículo. Ambas as exigências tiveram tempo reduzido para cinco anos.

Grupo Anonymous

anonymous

O grupo de hackers Anonymous lançou uma nova campanha contra Israel como forma de protesto aos seus ataques na faixa de Gaza, segundo informações do Cnet. 

A última campanha dos Anonymous para tirar sites israelenses do ar aconteceu na semana passada e ganhou o nome de Oplsrael. Os ataques resultaram em interrupções temporárias no site do Banco de Jerusalém, do Ministério Israelense de relações Exteriores e de outras páginas. A lista divulgada pelo grupo mostra mais de 600 sites atacados.





Nesta terça-feira, 20, um dos membros do Anonymous divulgou que os serviços Bing, MSN e Skype em Israel haviam sido "destruídos" por hackers paquistaneses. Um porta-voz da Microsoft, responsável pelos programas citados, afirmou que eles estavam "trabalhando no conserto dos serviços e que não viram evidências de vazamento de informações dos usuários".

Na segunda-feira, 19, o grupo atacou o site de compras coletivas Groupon. A companhia chamou o incidente de um "leve ataque" aos servidores nos Estados Unidos, onde o domínio do site israelense está baseado.

Em uma declaração oficial, o Anonymous disse que "o governo de Israel passou dos limites ao ameaçar cortar toda a internet e outros serviços de telecomunicações dentro e fora da faixa de Gaza".

De acordo com a CBS News, os ataques de Israel contra as casas de ativistas do Hamas - grupo político paquistanês - "têm levado a um número acentuado de vítimas civis". Em apenas dois dias, 24 civis foram mortos em conflitos, segundo informações oficiais.

Apesar das informações dos usuários dos serviços da Microsoft não terem sido expostos, uma lista com dados de milhares de indivíduos que fizeram doações a uma organização pró-Israel foi publicada pelo grupo de hackers dentro da aplicação Pastebin. No entanto, a lista parece ser antiga, já que alguns membros que já não ocupam mais cargos governamentais aparecem no documento.

Um segundo documento, que inclui endereços de e-mail de funcionários da Casa Branca, Senado e do Departamento de Segurança Diplomática dos Estados Unidos, bem como de veículos de notícias, também foi exposto dentro do Pastebin.

Fonte : Olhar Digital



O jardim da cidade - Brasília


 (Zuleika de Souza/CB/D.A Press)


Guardião do cerrado, o Jardim Botânico de Brasília é o único no Brasil que estuda e conserva parte do bioma que cobre um terço do país e circunda a cidade. O visitante paga apenas R$ 2 para ter uma experiência única. Ali, encontra muitos ambientes de convivência: jardins cultivados, mesas para piquenique, anfiteatro, casa de chá, exposições de plantas, biblioteca, orquidário etc. Há, inclusive, um memorial para vítimas do voo 1907 e uma escola de ensino fundamental. Mas a principal atração é mesmo a natureza, espalhada ao longo dos 5 mil hectares da reserva.

Do alto do mirante, vê-se em 360º esse pequeno paraíso, com a cidade ao fundo. As copas das árvores formam um tapete verde que emenda com um mar de canelas-de-ema. Bom lugar para começar uma caminhada pelas trilhas, atento ao que cada formiga, abelha e folha seca representa para o equilíbrio do ecossistema. E como disse TT Catalão: "O meio ambiente começa no meio da gente".

Fonte : Correio Braziliense

Metrô de Fortaleza




Além de atender a demanda por mobilidade urbana na capital, a construção da Linha Sul do Metrô de Fortaleza também tem seu viés paisagístico. Exemplo disso, no local onde se localiza o chamado Elevado Metroviário de Parangaba está sendo executado um projeto de urbanização que visa aperfeiçoar e qualificar toda a área de influência da obra. Dentre as ações, está a reforma da antiga estação ferroviária da Parangaba, a qual foi finalizada na última sexta-feira (16). A edificação, que data de 1940 e foi rebaixada em 3,5 metros para dar passagem ao elevado ainda em 2007, ganhou guarita, rampas, calçada e pintura nova.

O projeto de urbanização surgiu da necessidade de harmonização entre a via por onde passa o metrô e o espaço original, formado por elementos naturais, como vegetação e luminosidade, além de edificações, como residências e prédios comerciais. O objetivo é integrá-lo às características ambientais apresentadas, aproveitando, dentre outros recursos, a atual circulação de pessoas e veículos, a prática de esportes e lazer. A área total beneficiada pela urbanização corresponde a aproximadamente 92.029,34 m², situados entre os bairros Couto Fernandes e Vila Pery. Somente sob o elevado são 2,92 km.

Atualmente, as obras se concentram em vários pontos. Entre a Vila Tomásia e a Rua José Bastos está havendo a execução de poços de visita (Pvs) da rede de esgoto; enquanto o percurso entre as ruas Livino de Carvalho e Dom Carloto Távora está em etapa de conclusão as ligações domiciliares aos Pvs. A previsão é que a conclusão das ligações aconteça ainda este ano. Entre a Rua Teles de Souza e a Rua Oscar Bezerra já foi concluída a pavimentação das calçadas e está sendo realizada a escavação e o assentamento do meio fio que separa a calçada da ciclovia. Da Oscar Bezerra até a Rua Ceará estão sendo feitos trabalhos de terraplanagem. O projeto como um todo prevê a finalização dos serviços em julho de 2013.

Fonte : 

Assessoria de Imprensa
Luanna Patrícia

Exemplo da cidade de Bom Jesus do Itabapoana - RJ


Um amigo meu de loga data me passou através de email o conteúdo abaixo. A se pensar e por que não aplicar nas próximas eleições, nos casos que acharmos necessário.
eufariassim

É ASSIM QUE SE COMEÇARÁ A LIMPAR ESTE QUERIDO BR A S I L
E não é que funcionou mesmo!
Bom Jesus de Itabapoana - 89,23% de votos nulos

CIDADANIA
Bom Jesus de Itabapoana - 89,23% de votos nulos




*LIÇÃO DE CIDADANIA* *Esse é o exemplo que deve ser seguido...
Tomara que essa moda pegue....
Mas prá isso necessita ser divulgado....
Vejam o município Bom Jesus do Itabapoana .
Devido ao baixo nível do candidato,de um total de 26.863 eleitores que
compareceram às urnas, 20.821 eleitores conscientes decidiram anular o
seu voto ...
Um exemplo para o mundo...*

É algo difícil de acontecer, mas aconteceu!
Os votos nulos somaram 20821 ( 89,23%). Vejam a coragem e esclarecimento dessa população.
O candidato a prefeito não servia e a população cuidou de eliminá-lo no voto.
O TRE terá que fazer nova eleição e o candidato reprovado não poderá ser candidato novamente.
O interessante é que esse fato não foi divulgado em nenhuma mídia.
Até a Globo NADA FALOU. Se a moda pega, quem sabe não poderíamos depurar essa gente que vive enganando a todos?
Quem sabe a solução que tanto almejamos não passa por aí?
Já que a imprensa está comprada por estes políticos corruptos, vamos fazer a nossa parte.

Divulgue isso para o maior números de pessoas de sua lista.



Milhares protestam em Bangladesh


Fonte : Ir para a home de Notícias


DHAKA, 26 Nov (Reuters) - Milhares de trabalhadores enfurecidos do setor têxtil participaram de manifestações na periferia de Dhaka, nesta segunda-feira, após um incêndio que destruiu uma fábrica de roupas no fim de semana, matando mais de 100 pessoas, no pior incidente do tipo em um indústria na história de Bangladesh.
Outro incêndio irrompeu em uma fábrica de roupas de vários andares no subúrbio de Uttara nesta segunda, mas um autoridade dos bombeiros disse que as chamas estavam sob controle e não havia relatos imediatos de vítimas fatais no incêndio.

No entanto, oito trabalhadores ficaram intoxicados por causa da fumaça, afirmou o diretor-geral da brigada de incêndio, general Abu Nayeem Mohammad Shahidullah, à Reuters.

Trabalhadores da Tazreen Fashions e moradores bloquearam ruas e forçaram o fechamento de outras fábricas no subúrbio industrial de Ashulia, onde o enorme incêndio começou no sábado, exigindo que os responsáveis pelo desastre fossem punidos.

A polícia e autoridades disseram que as saídas estreitas do prédio de nove andares prenderam os trabalhadores dentro do edifício, matando 111 pessoas e ferindo mais de 150.

"Este incêndio desastroso foi resultado da contínua negligência com a segurança e bem-estar dos trabalhadores", disse o presidente da Federação Nacional de Trabalhadores de Vestuário de Bangladesh, Amirul Haque Amin.

"Quando acontece um incêndio ou acidente, o governo realiza uma investigação e as autoridades - incluindo os proprietários das fábricas- pagam em dinheiro ou oferecem garantias para melhorar os padrões de segurança e condições de trabalho. Mas eles nunca o fazem."

Condições de trabalho nas fábricas de Bangladesh são notoriamente pobres, com pouca aplicação das leis de segurança, superlotadas e normalmente têm portas corta-fogo trancadas.

Pelo menos 500 pessoas morreram em acidentes em fábricas de vestuário em Bangladesh desde 2006, de acordo com autoridades dos bombeiros.

VLT de Santos


TTrans e Vossloh fabricarão VLTs da Baixada Santista


A EMTU, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, homologou nesta sexta-feira (23/11) o consórcio Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes (TTrans) e Vossloh Spaña, como vencedor da licitação para o fornecimento de 22 VLT´s para o projeto da Baixada Santista. Os VLT´s fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM).

O primeiro VLT deve ser entregue em maio de 2014.  A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. A previsão de custo total é de R$ 284,3 milhões.

Os veículos começarão a operar em 2014 no trecho de 11 km entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos. Depois, eles serão usados na extensão de 6 km entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo, também em Santos.

Os VLT´s terão 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento. Os veículos terão capacidade para 400 usuários e circularão com velocidade máxima de 80 km/h. Os VLT´s serão equipados com ar condicionado e terão piso 100% baixo.

Fonte :