quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fator Previdenciário



Fonte : G1

O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quinta-feira (29) a nova tabela do fator previdenciário, que passa a servir de base para a concessão de novas aposentadorias. Não haverá mudança para quem já se aposentou. Os índices têm como base a nova tábua de expectativa de vida, divulgada pelo IBGE, e começam a valer após a sua publicação no Diário Oficial, apenas para os novos benefícios. (clique aqui para ver a nova tabela)
Segundo o IBGE, a esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74 anos e 29 dias (74,08 anos) – um aumento de 3 meses e 22 dias em relação a 2010, quando a expectativa era de 73 anos e 277 dias. "Mas, diferente da tendência dos últimos anos, as projeções revelaram que, na faixa de idade que vai de 52 até 80 anos, a expectativa de sobrevida caiu, o que vai beneficiar os [novos] segurados", segundo o ministério.
Como o fator previdenciário leva em conta a expectativa de sobrevida dos brasileiros – quanto menor essa expectativa, maior o valor do benefício, já que se espera que o contribuinte vá recebê-lo por menos tempo – para os trabalhadores na faixa de idade cuja expectativa de sobrevida ficou menor, a mudança mudará para melhor o valor do benefício.
De acordo com os cálculos do INSS, "um homem com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, por exemplo, poderia ter 17 dias a menos de tempo de contribuição para receber um benefício de mesmo valor. O fator previdenciário, neste caso, teve uma pequena alteração. Passou de 0,715 para 0,716".
Já um homem de 60 anos de idade e 35 anos de contribuição teria o fator aumentado de 0,867 para 0,873 e poderia trabalhar 71 dias a menos para receber o mesmo benefício. Uma mulher de 58 anos de idade e 30 de contribuição teria o fator aumentado de 0,801 para 0,805 e poderia ter 45 dias a menos de contribuição para ter um beneficio de mesmo valor.
Pelas contas do advogado Breno Dias Campos, do escritório Lacerda Advogados, para quem estiver na faixa entre 55 a 60 anos, o ganho com o novo cálculo será por volta de 0,11%. No ano passado, segundo o especialista em direito previdenciário, houve redução média de 0,43% no valor do benefício.
"Para alguns irá reduzir e para outros aumentar", explica Campos. "Os números do Censo 2010 puxaram a expectativa de vida para bases mais realistas. Aqueles que estão no final da carreira, com mais tempo de contribuição, vão conseguir se aposentar com alguma vantagem, pois o desconto será um pouco menor".
Já para o trabalhador com menos tempo de carreira e de contribuição, o valor inicial da aposentadoria deverá sofrer uma leve redução, explica o advogado, diante da elevação da expectativa de vida dos brasileiros.

VLT de Cuiabá

Fonte : G1 Mato Grosso

Viaduto é uma das 13 obras de artes especiais no trajeto do metrô de superfície (Foto: Secom/MT)

Com 428 metros, obra está sendo construída na Avenida Fernando Corrêa. São 10 eixos compostos por 3 blocos, que darão sustentação aos pilares.

A obra de construção do viaduto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Fernanco Corrêa da Costa, em Cuiabá, avançou para uma nova fase. Na noite desta terça-feira (28), uma equipe trabalhou para executar a concretagem do primeiro eixo de blocos de fundação. São 10 eixos compostos por três blocos cada, que darão sustentação aos pilares e às vigas.


Aproximadamente 60 homens trabalham na construção do viaduto, que é o segundo ponto em obras no percurso do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O viaduto é uma das 13 obras de artes especiais no trajeto do metrô de superfície. Com 428 metros, a obra está sendo construída sobre os entroncamentos das avenidas Brasília, Tancredo Neves e a via de acesso ao Campus da UFMT.

O viaduto será constituído de duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e da via permanente do VLT. “O viaduto começa a ganhar forma e já é possível visualizar o avanço. Para dar celeridade e por questão de segurança, foi preciso mudar dois pontos de ônibus da avenida e também a passagem de pedestres”, explicou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães.




Invepar e SP discutem local para estação em Cumbica




Fonte : 

O presidente da Invepar, Gustavo Nunes da Silva Rocha, disse que a empresa e o governo do Estado ainda discutem a localização da ligação férrea entre a cidade de São Paulo e o Aeroporto de Guarulhos, assumido recentemente pela Invepar. De acordo com ele, independente do local a ser escolhido para a estação, haverá acesso fácil do usuário aos principais terminais do aeroporto. O projeto original da empresa prevê um sistema de transporte sobre trilhos para servir ao próprio aeroporto.

(A estação) Dentro ou fora do aeroporto tem que ter o acesso aos terminais. O projeto original prevê um veículo sobre trilhos para fazer esse deslocamento, disse. Rocha fez as declarações depois de palestra, nesta manhã, no evento Financiamento para o Desenvolvimento, da série Fóruns Estadão Brasil Competitivo, promovido pelo Grupo Estado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O executivo disse, ainda, que a empresa está atenta a oportunidades de investimentos no País, mas que, por enquanto, não pretende entrar no segmento de ferrovias. Sobre portos, que serão alvo de pacote que deve ser lançado pelo governo federal na semana que vem, Rocha contou que a Invepar tem a expectativa de que as medidas proporcionem competitividade à área e boas oportunidades de investimento.

Siemens compra a Invensys Rail por 2,2 bi de euros



Fonte : 


A Siemens, conglomerado alemão de engenharia, anunciou um acordo para adquirir a Invensys Rail, unidade de automação ferroviária da Invensys, por 2,2 bilhões de euros. Ao mesmo tempo, a companhia planeja alienar as próprias atividades de manuseio de bagagem, correio e envio de encomendas, avaliada em 900 milhões de euros.

As transações são parte do programa Siemens 2014, para fortalecer as atividades principais da companhia. “Estamos saindo de um negócio fora do núcleo da empresa, com limitado potencial de sinergias, enquanto fortalecemos outro com alto retorno e resiliência”, disse Roland Busch, presidente-executivo da Siemes Infrastructure & Cities.

As sinergias são esperadas em mais de 100 milhões de euros, a serem atingidas em 2018, com a combinação de territórios e tecnologias, assim como menores despesas com portfólio, produção e outros processos.

A Invensys Rail possui uma forte reputação no Reino Unido, Espanha, Estados Unidos e Austrália, que estenderá a presença da Siemens na Alemanha, Áustria, Suíça, China e Índia. A empresa deve ser integrada ao negócio de automação ferroviária da Siemens na divisão de mobilidade e logística, no setor de infraestrutura e cidades.

A Invensys Rail gerou receita de 775 milhões de libras esterlinas (US$ 1,24 bilhão) no ano fiscal terminado em março de 2012. No mesmo período, a lista total de pedidos era de 1,2 bilhão de libras esterlinas.

A transação deve ser votada pelos acionistas da Invensys em dezembro e ser concluída no segundo trimestre de 2013, estima a Siemens.

T´Trans - Bondes de Santa Teresa


Fonte : 

TTrans entrega 1º bonde de Santa Teresa no final de 2013


O Sistema de Bondes de Santa Teresa deve receber em novembro do ano que vem o primeiro dos 14 novos bondes elétricos adquiridos pelo Governo do Estado do Rio Janeiro da Trans Sistemas de Transportes (T´Trans), vencedora da licitação. Cada bonde terá capacidade para 22 passageiros sentados.  Os novos bondes serão fabricados na fábrica da T´Trans em Três Rios (RJ). O 14º bonde deve ser entregue em setembro de 2014.

O layout dos novos bondes será semelhante aos que operavam.  Por questão de segurança aos passageiros, eles serão fechados lateralmente com acesso por quatro portas nas extremidades, que possuirão estribos retráteis. O Sistema de Bondes de Santa Teresa está inoperante desde agosto de 2011, após um acidente.

Em 2005, a T´Trans assinou um acordo com Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística do Rio de Janeiro (Central), responsável pelo sistema, para a reforma dos 14 bondes da frota antiga. Somente sete bondes foram reformados e o contrato foi paralisado por falta de recursos do contratante.

Joelmir Beting

Se vai uma das minhas referência dentro do jornalismo econômico, com seus comentários em uma linguagem coloquial. O andar de cima está se reforçando.
eufariassim


Mauro estava no ar pela Rádio Bandeirantes quando soube da morte do pai.
‘Explicar quem é Joelmir Beting é desnecessário’, disse.


Morre o jornalista Joelmir Beting (Foto: Reprodução Globo News)


Meu pai.
O melhor pai que um jornalista pode ser. O melhor jornalista que um filho pode ter como pai.
Preciso dizer algo mais para o melhor Babbo do mundo que virou o melhor Nonno do Universo?
Preciso. Mas não sei. Normalmente ele sabia tudo. Quando não sabia, inventava com a mesma categoria com que falava sobre o que sabia.
Todo pai é assim para o filho. Mas um filho de jornalista que também é jornalista fica ainda mais órfão.

Joelmir Beting e sua mulher durante jantar em Nova York; coma é irreversível (Foto: Alcyr N. da Silva/Folhapress)

Joelmir Beting e sua mulher, em NY.
(Foto: Alcyr N. da Silva/Folhapress)


Nunca vi meu pai como um super-herói. Apenas como um humano super. Só que jamais imaginei que ele pudesse ficar doente e fraco de carne. Nunca admiti que nós pudéssemos perder quem só nos fez ganhar.
Por isso sempre acreditei no meu pai e no time dele. O nosso.
Ele me ensinou tantas coisas que eu não sei. Uma que ficou é que nem todas as palavras precisam ser ditas. Devem ser apenas pensadas. Quem fala o que pensa não pensa no que fala. Quem sente o que fala nem precisa dizer.
Mas hoje eu preciso agradecer pelos meus 46 anos. Pelos 49 de amor da minha mãe. Pelos 75 dele.


Mais que tudo, pelo carinho das pessoas que o conhecem, logo gostam dele. Especialmente pelas pessoas que não o conhecem, e algumas choraram como se fosse um velho amigo.
Uma coisa aprendi com você, Babbo. Antes de ser um grande jornalista é preciso ser uma grande pessoa.
Com ele aprendi que não tenho de trabalhar para ser um grande profissional. Preciso tentar ser uma grande pessoa. Como você fez as duas coisas.
Desculpem, mas não vou chorar. Choro por tudo. Por isso choro sempre pela família, Palmeiras, amores, dores, cores, canções.
Mas não vou chorar por algo mais que tudo que existe no meu mundo que são meus pais. Meus pais, que também deveriam se chamar minhas mães, sempre foram presentes. Um regalo divino.
Meu pai nunca me faltou mesmo ausente de tanto que trabalhou. Ele nunca me falta por que teve a mulher maravilhosa que é dona Lucila. Segundo seu Joelmir, a segunda maior coisa da vida dele. Que a primeira sempre foi o amor que ele sentiu por ela desde 1960. Quando se conheceram na rádio 9 de julho. Onde fizeram família. Meu irmão e eu. Filhos do rádio.
Filhos de um jornalista econômico pioneiro e respeitado, de um âncora de TV reconhecido e inovador, de um mestre de comunicação brilhante e trabalhador.

Meu pai.
Eu sempre soube que jamais seria no ofício algo nem perto do que ele foi. Por que raros foram tão bons na área dele. Raríssimos foram tão bons pais como ele. Rarésimos foram tão bons maridos. Rarissíssimos foram tão boas pessoas. E não existe outra palavra inventada para falar quão raro e caro palmeirense ele foi.
Mas sempre é bom lembrar que palmeirenses não se comparam. Não são mais. Não são menos. São Palmeiras. Basta.

Como ele um dia disse no anúncio da nova arena, em 2007, como esteve escrito no vestiário do Palmeiras no Palestra, de 2008 até a reforma: “explicar a emoção de ser palmeirense a um palmeirense é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense… é simplesmente impossível!.

A ausência dele não tem nome. Mas a presença dele ilumina de um modo que eu jamais vou saber descrever. Como jamais saberei escrever o que ele é. Como todo pai de toda pessoa. Mais ainda quando é um pai que sabia em 40 segundos descrever o que era o Brasil. E quase sempre conseguia. Não vou ficar mais 40 frases tentando descrever o que pude sentir por 46 anos.

Explicar quem é Joelmir Beting é desnecessário. Explicar o que é meu pai não estar mais neste mundo é impossível.

Nonno, obrigado por amar a Nonna. Nonna, obrigado por amar o Nonno.
Os filhos desse amor jamais serão órfãos.

Como oficialmente eu soube agora, 1h15 desta quinta-feira, 29 de novembro. 32 anos e uma semana depois da morte de meu Nonno, pai da minha guerreira Lucila.

Joelmir José Beting foi encontrar o Pai da Bola Waldemar Fiume nesta quinta-feira, 0h55.