terça-feira, 16 de abril de 2013

Recursos de R$ 6.993.300 bilhões serão aplicados em compra de trens e outros programas em São Paulo

O grifo nos projetos a serem beneficiados é nosso.
eufariassim

Fonte: 

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Barros Munhoz e deputados em plenário

Acordo de líderes possibilitou a aprovação pelo Plenário da Assembleia, nesta terça-feira, 16/4, do Projeto de Lei 757/2012, do Executivo, que autoriza a contratação de operações de crédito com instituições financeiras controladas pela União, para aplicação de recursos em programas nas áreas de transportes, habitação e meio ambiente. Mensagem aditiva do governo, aprovada na mesma data, corrigiu os valores iniciais para R$ 6,993 bilhões. Para se tornar lei, a medida necessita da sanção do governador. 

A Liderança do PT manifestou voto favorável às emendas rejeitadas pela votação final. O deputado Hamilton Pereira, falando em nome da Liderança da Minoria, defendeu que projetos de deputados e vetos, que atravancam a pauta de votações, sejam também apreciados pelos deputados. Pereira apelou aos líderes partidários para que haja empenho que possibilite tais votações. Ele também cobrou do governo que os recursos vindos de empréstimos autorizados pela Casa sejam usados integralmente nos programas discriminados. Segundo ele, a Assembleia já autorizou a contratação de empréstimos no valor de R$ 38 bilhões, no entanto, até agora apenas R$ 6 bilhões foram utilizados. 

O líder do Governo na Casa, Barros Munhoz (PSDB), disse sentir-se orgulhoso por ocupar o cargo e elogiou o empenho dos governos Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin pelo "entendimento republicano" que possibilita a contratação de empréstimos "em favor do povo". 

Os programas a receberem os recursos são para compra de trens (CPTM), programa Litoral Sustentável (CDHU), Transportes e Logística (DER), 2ª etapa da macrodrenagem do rio Baquirivu-Guaçu (DAEE), 1ª etapa do trem regional São Paulo-Campinas, trecho até Jundiaí (CPTM), projeto Nova Tamoios - contorno Norte-Sul (Dersa), projeto Corredor Itapevi-São Paulo, trecho Jandira-Vila Iara, Osasco (EMTU), VLT Baixada Santista (EMTU) e Água Limpa (DAEE). Os empréstimos serão pagos em moeda nacional. 

VLT de Santos

Agora precisa ver qual será a aparência a ser definida para a parte externa das unidades.
eufariassim

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O VLT Tramlink V4 esta sendo projetado pela Vossloh para o fornecimento do VLT de Santos

12ª Reatech - Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Fonte: EMTU
EMTU/SP participa da 12ª Reatech - Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
O Serviço Ligado estará disponível para transportar gratuitamente os passageiros especiais entre o Terminal Jabaquara e o local do evento

A EMTU/SP vai participar da décima segunda edição da REATECH - Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece no Centro de Convenções Imigrantes, entre 18 e 21 de abril. No evento serão apresentados, em um espaço simulando a parte interna dos coletivos, todos os equipamentos acessíveis, como assentos diferenciados, botoeiras em braile e espaços reservados para cadeirantes e cães guias, que estão disponíveis nos ônibus gerenciados pela empresa.
A Reatech é uma das três maiores feiras do mundo de acessibilidade e inclusão e deve receber, segundo os organizadores, mais de 50 mil visitantes este ano. A EMTU/SP vai oferecer transporte gratuito aos visitantes, com veículos adaptados do programa LIGADO, partindo do Terminal Jabaquara até o local do evento, com saídas da plataforma A do Terminal Metropolitano Jabaquara, próximo a Estação do Metrô. 

Serviço Ligado
O Ligado foi criado pelo Governo do Estado de São Paulo, em fevereiro de 2009, com o objetivo de propiciar atendimento e estimular a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida severa, por meio do transporte metropolitano do tipo “porta a porta”, com intuito de prestar atendimento gratuito aos usuários dos Programas de Governo vinculados às áreas da educação, saúde, cultura e lazer. Este serviço poderá ser contratado por entidades assistenciais ou órgãos federais, estaduais e municipais, mediante a celebração de convênios ou contratos diretos firmados com a EMTU/SP. 

A feira
O público alvo da Reatech é composto principalmente pessoas com deficiência e profissionais especializados como assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas, estudantes, representantes de entidades assistenciais, pedagogos e enfermeiros. Os organizadores reunem num único lugar agências de emprego, distribuidores de produtos, equipamentos adaptados, esportes adaptados, agências de turismo, produtos de cuidado com a saúde além de entidades e organizações públicas e privadas oferecendo seus produtos e serviços aos profissionais do setor. 

Durante o evento, também são promovidas palestras sobre o tema da acessibilidade.

Serviço
Reatech – Feira Internacional de Tecnologia em Reabilitação, inclusão e Acessibilidade
Centro de Convenções Imigrantes – km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes
Visitação é gratuita
Horário - Quinta e sexta-feira -  das 13h às 21h. Sábado e domingo, das 10h às 19h.
Transporte gratuito – Terminal Jabaquara até o local do evento

VLT DE SANTOS

Fonte: 


SANTOS - O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar São Vicente ao Valongo, será apresentado na Associação Comercial de Santos (ACS), nesta quarta-feira (17), às 17 horas.

O evento, promovido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), ocorrerá no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, com entrada pela Rua Riachuelo, 14, no Centro Histórico.
A apresentação do projeto será aberta ao público. As inscrições podem ser feitas encaminhando o nome completo do interessado, empresa e telefone de contato para o e-mail: eventos@acs.org.br
O objetivo do VLT é modernizar o sistema de transporte intermunicipal, oferecendo à região um novo molde de transporte adequado à importância socioeconômica da Baixada Santista e ao fluxo de trânsito entre Santos e São Vicente.
O percurso do VLT respeita o trajeto já existente da linha férrea, que é recuperada pela EMTU, de forma a causar o menor impacto possível no entorno, durante as obras.
O projeto do VLT da Baixada Santista terá 17 quilômetros de extensão, com três terminais, duas estações de transferência e 16 pontos de parada, em um total de 21 estações.
A frota será formada por 22 VLTs com capacidade para transportar 400 passageiros por veículo, totalizando 70 mil usuários por dia.
A expectativa é que esse meio de transporte vai trazer mais modernidade e facilitar a mobilidade urbana entre as duas principais cidades da Baixada.
A apresentação do projeto e a explicação de todo o processo de implantação do VLT ficarão a cargo da equipe técnica da EMTU, com espaço para perguntas dos presentes.
Apresentação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista
Data: 17 de abril de 2013, quarta-feira
Horário: 17 horas
Local: Auditório da Associação Comercial de Santos
Endereço: Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, com entrada pela Rua Riachuelo, 14, no Centro Histórico de Santos

Trem Bala Rio - São Paulo

Fonte: 

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, na Justiça, a validade do processo licitatório para o Trem de Alta Velocidade (TAV) que vai ligar a cidade do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. A contratação dos serviços será feita por meio do edital 001/2012 da Agência Nacional de Transportes Terrestres.
O Ministério Público Federal (MPF) havia questionado o Edital, por meio de Ação Civil Pública, alegando que o TAV não atende ao Plano Nacional de Desestatização (PND), pois as obras de infraestrutura ficarão a cargo da União e a empresa será responsável apenas pela exploração dos serviços. De acordo com o MPF, o correto seria que todo o procedimento fosse realizado por empresa privada.

As procuradorias da AGU explicaram que não existe impedimento legal para que a União realize as obras de infraestrutura e privatize apenas a prestação dos serviços. Segundo os advogados públicos, a alternativa consta na Lei n. 8.987/95 que regulamenta o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

A Advocacia-Geral argumentou que o contrato do TAV se adequa ao modelo de desestatização, pois inclui em seu conceito a transferência da execução de serviços públicos da União para a iniciativa 
privada. As unidades informaram, ainda, que os serviços serão oferecidos pela empresa que ganhar a licitação sem nenhum subsídio financeiro por parte do setor público.

A 5ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos da AGU e negou o pedido do MPF. "O fato de não estar sendo privatizada a construção da obra, não impede que esteja sendo privatizada a prestação do serviço", destacou um trecho da decisão.

O caso foi acompanhado pela Procuradoria-Geral Federal (PGF), Procuradoria-Geral da União (PGU), Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1), Procuradoria-Regional da União da 1ª Região (PRU1), Consultoria Jurídica do Ministério dos Transportes (Conjur/MT) e Procuradoria Federal junto à Agência Nacional de Transporte Terrestre (PF/ANTT).

VLT da Baixada Fluminense

Fonte: 


O secretário Julio Lopes participou, no fim de semana, do Congresso Regional sobre Revitalização do Transporte Ferroviário na Baixada Fluminense, em Guapimirim. Representantes do setor se reuniram para apresentar as demandas da população que utiliza os trens da SuperVia.

No encontro, Julio Lopes afirmou que vai implementar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região, que já tem todo o trajeto de trilhos prontos para receber este tipo de veículo. A licitação para a compra dos trens será feita ainda este ano e o prazo para a entrega dos carros pode levar mais 24 meses. A unificação dos cartões de vale transporte pelo Bilhete Único, garantindo que os usuários utilizem qualquer transporte modal (trens, vans legalizadas, barcas, ônibus e metrô) com a mesma tarja eletrônica, também será concluída em 2013.

Segundo Julio Lopes, o Estado do Rio está fazendo a maior recuperação ferroviária do Brasil. O pacote inclui a construção de uma ferrovia que liga o porto do Rio de Janeiro ao de Vitória, no Espírito Santo, e outra que irá do Porto do Açu, em São João da Barra, a Uruaçu, em Minas Gerais, permitindo o transporte de passageiros da capital até Campos dos Goytacazes, passando por Itaboraí. As obras estão incluídas no pacote de financiamento do governo federal e custarão, juntas, R$ 20 bilhões.

As melhorias na SuperVia também foram lembradas: em 2007, apenas 10 trens circulavam com ar condicionado. Hoje são 83 e, até 2016, serão 210 composições climatizadas em operação. Além da troca de dormentes, aparelhos de mudança de via, trilhos, equipamentos de sinalização e do sistema de acesso às estações, nas estações, que somam mais de 60 anos de uso.

CPTM / Metrô de São Paulo

Fonte: http://metroemfoco.blogspot.com.br/
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O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (11) que os trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão intervalos menores em 2014 nos horários de pico. A estimativa é que o intervalo entre as composições caia de cinco para três minutos na CPTM. No Metrô, o tempo de espera cairá de 120 segundos para 85.

Questionado se as tarifas do Metrô e da CPTM serão reajustadas em junho, como o valor da passagem dos ônibus municipais, o governador disse acreditar que isso deve ocorrer na mesma data.

“Normalmente o reajuste de trem e metrô é em fevereiro, a cada 12 meses. No sentido de colaborar e evitar a alta da inflação, nós também estamos cobrindo um subsídio importante, provavelmente também será em junho”, afirmou Alckmin, após visita às obras do estádio do Corinthians, na Zona Leste de São Paulo.

Alckmin disse ainda que a adoção do Bilhete Único Mensal para os trens e Metrô está sendo estudado pela Secretaria de Transportes Metropolitanos.