Viaduto da UFMT: obra é uma das que estão previstas dentro do pacote do VLT
Um terço das obras do pacote de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
já foram executadas na Grande Cuiabá, segundo aponta o 5º relatório de
acompanhamento das obras da Copa do Mundo, elaborado pelo Tribunal de
Contas do Estado (TCE) e divulgado na última quarta-feira (3).
Segundo o relatório, que tem como referência o estágio da obra em 30 de maio
deste ano e leva em consideração a evolução físico-financeira da obra, 34,03%
da obra já haviam sido concluídos.
deste ano e leva em consideração a evolução físico-financeira da obra, 34,03%
da obra já haviam sido concluídos.
Isso é visto como um avanço significativo em relação a ultima medição da obra,
em 30 de abril, que apontava que 27,6% dos trabalhos haviam sido realizados.
em 30 de abril, que apontava que 27,6% dos trabalhos haviam sido realizados.
No entanto, o avanço não foi suficiente para evitar o registro de atraso no
cronograma que, segundo o documento, varia de 120 a 150 dias.
cronograma que, segundo o documento, varia de 120 a 150 dias.
Isso porque, segundo o documento, até a data de fechamento do relatório,
59,05% do trabalho já deveriam ter sido executados.
59,05% do trabalho já deveriam ter sido executados.
O atraso coloca em xeque o cumprimento do cronograma divulgado pela
Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que prevê a entrega
da obra em 13 de março de 2014 – a apenas três meses da realização do
Mundial de futebol no Brasil.
Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), que prevê a entrega
da obra em 13 de março de 2014 – a apenas três meses da realização do
Mundial de futebol no Brasil.
Orçada em R$ 1,477 bilhão e iniciada no 2º semestre do ano passado, a
obra já consumiu R$ 872,6 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado.
obra já consumiu R$ 872,6 milhões do investimento previsto pelo Governo do Estado.
A obra
O consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, responsável pela obra, é formado pelas
empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna
Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
empresas Santa Bárbara, CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Magna
Engenharia Ltda. e Astep Engenharia Ltda.
O projeto inclui não apenas a implantação do novo modal de transporte coletivo,
como a construção dos vagões de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras
e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.
como a construção dos vagões de 12 obras de arte (três pontes, quatro trincheiras
e cinco viadutos) por todo o trajeto onde o VLT irá passar.
Previsto para ser implantado em dois eixos (CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro), que
somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das
principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça
(Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha),
Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
somam 22,2 km de extensão, o VLT deverá passar pelos canteiros centrais das
principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande: Historiador Rubens de Mendonça
(Avenida do CPA), FEB, XV de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha),
Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
Atualmente, já estão em andamento em Cuiabá as obras dos viadutos da UFMT,
Beira Rio e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz,
na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel
Duarte e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.
Beira Rio e da MT-040, na Avenida Fernando Corrêa da Costa; do viaduto da Sefaz,
na Avenida do CPA; o reforço do Canal da Prainha, na Avenida Tenente-Coronel
Duarte e a adequação da Avenida Coronel Escolástico para implantação dos trilhos do VLT.
Também já tiveram início na Capital a implantação dos canteiros de obras para
construção mais uma ponte sobre o Rio Cuiabá – paralela à ponte Júlio Müller –
e a construção de duas pontes sobre o Rio Coxipó.
construção mais uma ponte sobre o Rio Cuiabá – paralela à ponte Júlio Müller –
e a construção de duas pontes sobre o Rio Coxipó.
Já em Várzea Grande, já tiveram início as obras de construção da Trincheira do KM Zero,
na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; do
Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar
(ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon); e a adequação da Avenida João
Ponce de Arruda para a implantação dos trilhos.
na Avenida da FEB; do viaduto do Aeroporto, na Avenida João Ponce de Arruda; do
Centro de Comando, Controle e Manutenção do VLT, na área onde se localizava a Vila Militar
(ao lado do Aeroporto Internacional Marechal Rondon); e a adequação da Avenida João
Ponce de Arruda para a implantação dos trilhos.
Também já estão em andamento, fora do país, a construção dos vagões e dos trilhos
que serão usados na Grande Cuiabá e que, segundo a Secopa, começam a chegar
na Capital no segundo semestre deste ano.
que serão usados na Grande Cuiabá e que, segundo a Secopa, começam a chegar
na Capital no segundo semestre deste ano.