sexta-feira, 9 de novembro de 2012

VLT de Uberlândia


Fonte : Revista Ferroviária


A Universidade Federal de Uberlândia iniciou os estudos de viabilidade para implantação na cidade de transporte público na modalidade de Metrô ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O estudo será coordenado pelo Instituto de Geografia e realizado por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Uberlândia composta por docentes e estudantes das áreas de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil e Elétrica, Economia, Administração e Biologia.

Na primeira etapa, a equipe fará visitas aos principais projetos existentes de VLT e em implantação no Brasil, como é caso de Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Fortaleza. Também serão visitados projetos internacionais bem sucedidos como em Nortfolk e Chalortte, nos Estados Unidos, e nas cidades europeias de Paris, na França, Barcelona, na Espanha e Lisboa, em Portugal, além de Singapura na Ásia.

Segundo a professora Marlene Colessanti, diretora do Instituto de Geografia da UFU, “o objetivo das visitas técnicas é apreender com as experiências já realizadas para aproveitar suas virtudes e evitar que eventuais erros de projeto sejam repetidos”.

Também serão realizadas reuniões com indústrias fabricantes desses veículos sob trilhos, especialmente Alston (francesa) e Bom Sinal (brasileira) para selecionar melhores alternativas em termos de tecnologia, custo de manutenção e capacidade de transporte.

O Coordenador Executivo do Estudo, Edson Pistori, explicou que um dos interesses do contato com essas indústrias é considerar a possibilidade delas se também se instalarem em Uberlândia para produzir veículos dessa natureza para atender outros projetos nacionais.

A análise de viabilidade será composta pelos estudos de demanda, de mobilidade e planejamento urbano; de viabilidade funcional, de viabilidade ambiental e de viabilidade econômico-financeira.

O novo Câmpus Glória da UFU já foi projetado para que o VLT possa transitar dentro dele.

“A cidade precisa estar preparada para construir um futuro em que o trânsito não seja um problema e o VLT pode ser uma alternativa interessante”, afirma a professora Denise Labrea, especialista em transporte.

As conclusões do estudo serão apresentadas à sociedade e às autoridades públicas em setembro de 2013.

CAF e Alstom fornecerão 15 novos TUEs para a Trensurb

Parabéns para os colegas e amigos que trabalham nas empresas.
eufariassim


Fonte : Revista Ferroviária


O consórcio FrotaPoA, composto por CAF  e a Alstom, foi o vencedor da licitação para o fornecimento de 15 novos TUEs, com quatro carros cada, para a Trensurb. O consórcio apresentou o valor global de R$ 243.756.000,00. As empresas apresentaram a documentação exigida na licitação nesta quinta-feira (08/11), em Porto Alegre (RS).

Segundo cronograma inicial, o consórcio terá 18 meses, a partir da assinatura do contrato, para fornecer o primeiro trem e mais oito meses para fornecer os veículos restantes. Os primeiros trens devem estar em operação em 2014.

Os novos trens terão ar condicionado com regulagem automática de temperatura, sistema de comunicação multimídia, painéis com mapa dinâmico da linha, iluminação interna com LED, cinco dispositivos de fixação de bicicletas em um dos carros intermediários, sistema de detecção de incêndio, inibição de abertura de portas fora da área da plataforma, sistemas de autodiagnóstico e monitoramento de falhas, capacidade de operação em modo de condução manual ou automática, entre outros.

A licitação foi realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) e seguiu o decreto 7.812/12, que estabelece a aplicação de margem de preferência de 20% para a produção nacional em licitações realizadas no âmbito da administração pública federal para aquisição de veículos para vias férreas.

Economia Mundia até 2060

Fonte: Revista Exame.com
Size_80_lilian-sobralLilian Sobral


Futuro da economia global até 2060 é explicado em 3 minutos.

A partir de um relatório de projeções, OCDE produziu um vídeo, em inglês, com um resumo dos principais destaques do futuro econômico dos principais países.

Executivo segurando um globo de cristal

São Paulo – Em pouco mais de 3 minutos, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) se propôs a explicar os principais destaques nos rumos da economia global até 2060.


A organização produziu um vídeo a partir de um relatório de projeções divulgado nesta semana e trouxe nas imagens os destaques para as principais economias do globo.

Segundo a organização, a economia global deve crescer anualmente cerca de 3% pelos próximos anos, mas com uma expansão muito mais acelerada nas economias emergentes do que nas desenvolvidas.

O vídeo também explica que o PIB dos Estados Unidos, que hoje corresponde a 23% da economia global, deve encolher sua participação e ser ultrapassado pelo da China até 2030.

Veja o video no link:
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/futuro-da-economia-global-ate-2060-e-explicado-em-3-minutos


Mensalão

Sugestão, por que não se aplica as "tornozeleiras eletrônicas nos condenados", assim eles estariam sendo monitorados mais facilmente.
eufariassim


STF pede fiscalização das fronteiras para evitar fuga de réus do mensalão


O Supremo Tribunal Federal pediu à Polícia Federal que fiscalizasse as fronteiras do Brasil para evitar que acusados do caso do mensalão fujam do país. Anteriormente o ministro-relator do caso, Joaquim Barbosa, pediu que 25 réus condenados entreguem seus passaportes.
Arquivo TN

Joaquim Barbosa pediu, além do recolhimento dos passaportes de 25 réus, a fiscalização das fronteiras brasileiras pela Polícia Federal
Joaquim Barbosa pediu, além do recolhimento dos passaportes de 25 réus, a fiscalização das fronteiras brasileiras pela Polícia Federal


Ontem o ex-assessor do PP na Câmara dos Deputados, João Claúdio Genú, foi mais um dos réus a entregar o documento ao Supremo. Rogério Tolentino, advogado de Marcos Valério, e o ex-deputado do PP Pedro Corrêa entregaram seus passaportes na semana passada. Porém, o prazo de 24 horas dado pelo STF começa a valer a partir do envio de um ofício por parte dos réus, avisando que foram intimados.

Joaquim Barbosa acatou o pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para recolher os passaportes dos réus, na quarta passada. Em outubro, o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi à Europa e Romeu Queiroz, ex-deputado, foi ao Caribe com a mulher.

"A proibição de o acusado já condenado ausentar-se do país, sem a autorização jurisdicional, revela-se, ao meu sentir, medida cautelar não apenas razoável como imperativa, tendo em vista o estágio avançado das deliberações condenatórias de mérito já tomadas nesta ação penal pelo órgão máximo do poder Judiciário do país", diz a decisão do relator.

"Na fase em que se encontra o julgamento, parece-me inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados nesta ação penal, sem conhecimento e autorização deste Supremo Tribunal Federal, ainda que o pronunciamento da Corte, até o momento, não tenha caráter definitivo", continua.

Ainda sobre o a questão dos passaportes, no documento do ministro-relator Joaquim Barbosa é determinada "a intimação destes réus para que entreguem seus passaportes, no prazo de 24 horas, a este relator, inclusive os passaportes obtidos em razão de dupla ou múltipla nacionalidade, ou seja, emitidos por Estados estrangeiros".

Fonte :Ir para página inicial


VLT de Cuiabá - Morador tenta impedir derrubada de árvore no trajeto do VLT de Cuiabá

Louvável a atitude do morador, certamente a solução para a preservação do animais deve ser tranquila e sem maiores problemas.
eufariassim


Um morador de Cuiabá protocolou uma queixa no Ministério Público Estadual (MPE) na tentativa de impedir que uma árvore com mais de 60 ninhos de pássaros da espécie Japuíra, comum da região pantaneira mato-grossense, seja retirada de uma das principais avenidas da capital para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Ataíde Alves da Silva é morador da região e diariamente percorre o trajeto passando pelo canteiro, onde está a árvore, para ir ao trabalho. Como os ninhos são próximos à avenida e parecem que pendem dos galhos, chamam a atenção dos motoristas que trafegam pelo local. “O cenário é maravilhoso e já faz parte do cotidiano. Como a árvore fica próxima ao sinaleiro, aproveitamos [motoristas] para apreciar o canto e voos rasantes das aves”, declarou o morador.

Ele disse que a intenção é impedir que a árvore seja retirada com o ninhal ainda cheio de filhotes, para as obras do modal de transporte público. Ataíde Alves, que trabalha com representação comercial, contou também que tirou várias fotos e as encaminhou para o Ministério Público. “Os ninhos estão cheios de filhotes e avalio que alguma coisa deve ser feita com eles antes da árvore ser retirada”, observou.

Fonte : 

VLT de Santos - Consórcio que vai construir será conhecido nesta sexta

Fonte : A Tribuna
Simone Queirós


Créditos: Rogério Soares

Nesta sexta-feira, após as 17 horas, deve ser conhecido o nome do consórcio responsável pela aquisição de 22 trens que irão compor a rede de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista. A informação é do diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior. Ele participou do 53º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito, realizado em Guarujá.

Às 17 horas termina o prazo para apresentação de recursos dos quatro consórcios que apresentaram propostas. A publicação da classificação ocorreu no último dia 1º, no Diário Oficial do Estado. O primeiro consórcio classificado é o Tremvia Santos, formado pelas empresas Trans Sistemas de Transportes S.A. e Vossloh España, cuja proposta é de R$ 251 milhões. Isso representa 11,4% a menos do que o valor previsto inicialmente.

Na segunda colocação está a empresa Pojazdy Szynowe Pesa Bydgoszcz. O terceiro é o consórcio Alstom, formado pelas companhias Alstom Brasil Energia e Transporte Ltda. e Alstom Transport S.A.

Por último, a Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A., que questionou o caso na Justiça. “Nós recorremos, publicamos a classificação técnica com 1º, 2º, 3º e 4º lugares para não ter problema. A Justiça entendeu que a EMTU estava correta e, portanto, nós publicamos. Agora é aguardar o prazo até amanhã (hoje), às 17 horas. Depois disso já pode ter a empresa vencedora”, afirma Joaquim Lopes.


A expectativa, segundo ele, é que o contrato seja assinado em dezembro. “Tendo a vencedora, é cumprir a formalidade de publicar e homologar. Durante a homologação tem que dar prazo de 20 dias para juntar documento, trazer as garantias e assinar o contrato. Então provavelmente em dezembro nós estaremos assinando.”

Obras

Paralelamente, existem outras ações que devem ter novidades nos próximos dias. O edital de obras do Lote 1, que corresponde à implantação do sistema entre o Terminal dos Barreiros, em São Vicente, até a Av. Conselheiro Nébias, em Santos, deve ser lançado este mês.

“Estão faltando alguns detalhes de fundação, das obras de arte, planilha, mas o termo de referência está sendo terminado, vamos publicar ainda em novembro. A pré-qualificação já foi feita e para o Lote 1 são cinco consórcios de empresas que podem ofertar. E vamos ter, pelo menos, qualificadas em dezembro as empresas que vão executar a obra.”

Joaquim Lopes afirma que a ideia é assinar o contrato e no início de janeiro dar a ordem de serviço imediata. “Estamos fazendo de tudo para executar o primeiro lote em 14 ou 15 meses. Provavelmente vão ter que trabalhar em turnos diferentes.”

Sistemas

Outra concorrência em andamento é para o fornecimento de sistemas de alimentação elétrica, de sinalização e controle, de controle de arrecadação e de passageiros, de telecomunicações, de controle semafórico e de controle centralizado. Um edital publicado no último dia 27 classificou, em ordem de preços ofertados, os seis consórcios de empresas que se interessaram pelo serviço.

“Está orçado em R$ 170 milhões. A sessão para abertura do segundo envelope, com a documentação de como elas vão executar isso, foi ontem (quarta-feira). A equipe está examinando e no final da próxima semana teremos o resultado disso. Publica-se esse resultado e também aguardamos cinco dias. Se não tiver recurso, também está resolvido.”

O que ofereceu o menor preço é o Consórcio Sice, formado pelas empresas Sice do Brasil e Sociedad Ibérica de Construcciones Eléctricas. O valor é de R$ 92,4 milhões, 46% a menos do que a proposta inicial.