terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Acredite se quiser

Se isso houvesse acontecido aqui no Brasil, certamente os jornais de boa parte do mundo estariam a fazer piadas a nossa incompetência, mas dessa vez......
eufariassim


Fonte : http://www.istoe.com.br/capa



Uma mulher assumiu o controle de um trem, que descarrilou na manhã desta terça-feira em um município vizinho de Estocolmo antes de colidir contra uma residência, anunciou a polícia sueca.

Hospitalizada, a mulher está em estado "grave, mas estável", indicou à AFP o porta-voz da polícia de Estocolmo, Lars Byström.

Ela foi colocada em prisão preventiva por suspeita de dano intencional ao espaço público, um crime punível na Suécia com uma pena de até oito anos de prisão.

Byström informou que mais ninguém ficou ferido no acidente.

As razões pelas quais esta mulher - faxineira de uma companhia responsável pela limpeza da linha - se apoderou do trem ainda são desconhecidas. Ele estava vazio quando se chocou contra um prédio residencial de Saltsjöbaden, subúrbio de Estocolmo.

"O trem ficou completamente destruído", disse à AFP o porta-voz da empresa de transporte público de Estocolmo, Jesper Pettersson.

O trem atingiu uma velocidade de 80 km/h quando chegou ao fim da linha, saltando 25 metros, de acordo com a Arriva, operadora da linha.

A mulher, nascida em 1990, trabalhava para a empresa de limpeza contratada pela Arriva "nos últimos meses, com bons resultados", declarou à AFP o porta-voz do grupo, Tomas Hedenius grupo.

Conduzir o trem era "possível" para a maioria dos funcionários, já que todos tinham a chave do depósito, acrescentou.

Como faxineira, normalmente ela deveria ter acesso às chaves do depósito, mas não dos trens.

BNDES - Corredor Bioceânico Ferroviário

http://www.bndes.gov.br/arqs/corredor_bioceanico/Produto%203.pdf

Metrofor



Fonte : 







Hoje se completam sete meses da inauguração da Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que entrou em funcionamento com seus primeiros 15 quilômetros, de um percurso que compreende 24,1 quilômetros. Atualmente, a população utiliza 90% da obra de mobilidade, ou seja, exatos 22 quilômetros. Durante este tempo, muita coisa mudou no ir e vir daqueles que antes utilizavam o trem e, agora, andam de metrô.

O tempo é a principal delas. Antes, era escasso; agora, sobra. Pelo menos é o que tem acontecido na vida do auxiliar de produção Willame da Silva Lopes, 22 anos. "Moro no bairro Aracapé e, para qualquer lugar que eu pretendia ir, já sabia que levaria no mínimo 40 minutos. Mas, hoje, por exemplo, se eu e resolver ir para Parangaba, eu gasto somente dez minutos, o que antes chegava em meia hora".

Ele comenta que era criança quando ouviu falar que iriam construir um metrô em Fortaleza. "No meu imaginário de menino, aquilo tudo era muito moderno, tecnológico, e cheguei até a pensar que nunca ia sair. Como seria andar de metrô, alguém que só andava de trem? Achava algo surreal".

Porém, o tão esperado meio de transporte chegou, mesmo após 14 anos. E Willame relata que ficou surpreso com tanta rapidez no ir e vir, assim como a questão da segurança e conforto. "No trem, era tudo quebrado e calor. Hoje, faço uma viagem tranquila, claro que depende do horário, pois cedo é lotado".

Preocupação

Compartilha da mesma opinião do auxiliar de produção a representante de vendas Vera Castelo Branco, 42 anos. Entretanto, ela preocupa-se com a manutenção do metrô. "Por enquanto, tá tudo muito conservado por conta dos seguranças dentro das linhas, mas será que vai ser assim sempre?", indagou.

Outra questão a ser levantada por ela é em relação aos banheiros nas estações. "Eu trouxe minha filha e meu sobrinho para conhecerem o transporte, pois, para as crianças, isso é uma aventura. Foi bastante divertido, porém, sentiram vontade de urinar. Quando fui procurar, não havia nenhum banheiro", relata.

Sobre a questão, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) esclareceu, por meio de nota, que, em todo o mundo, as novas estações de metrô que são construídas não possuem banheiros abertos ao público. Isto porque foi constatado que estes espaços serviam mais à criminalidade do que ao seu propósito inicial. Já as estações de metrôs antigas possuem banheiros, porém privados e não coletivos/gratuitos.

Além disso, eles ressaltaram que o metrô é um local de passagem, como uma parada de ônibus, onde, no futuro, as pessoas não passarão mais de 15 minutos. O Metrofor salientou que nas estações da Linha Sul há banheiros para funcionários, que podem ser utilizados em casos de emergência por passageiros.

História

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza é uma obra construída com recursos dos Governos Federal e Estadual, sendo gerenciada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

O metrô começou a ser construído em janeiro de 1999. Somente a partir de 2007 houve um incremento no ritmo de execução das obras. O período de 2007 a 2012 foi responsável por mais de 58% de todos os investimentos feitos na Linha Sul. Além disso, nesse período, o Governo do Estado conseguiu garantir o investimento de R$ 35 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento PAC 2, do Governo Federal, para a construção das estações Padre Cícero e Juscelino Kubitschek.

Em 15 de junho 2012, o primeiro trecho da Linha Sul do Metrô de Fortaleza foi entregue à população, contando com 12 estações entre os municípios de Fortaleza, de Maracanaú e de Pacatuba, o que totalizava um percurso de 15 quilômetros. Em 28 de setembro, foram inauguradas mais três estações: Couto Fernandes, Porangabuçu e Benfica, chegando a 20 quilômetros.

Em 22 de outubro, foi entregue a Estação São Benedito, a primeira no Centro de Fortaleza. Para que o percurso de 24,1 quilômetros seja finalizado, falta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva, também no Centro. Ambas serão inauguradas até o início de março deste ano. No período que ficou em funcionamento, cerca de 580 mil pessoas usaram o equipamento.

Cariri

No Cariri, onde já ocorre a operação comercial, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) foram recolhidos para uma manutenção mais intensa. A via possui extensão de 13,6 quilômetros. No decorrer do percurso, há nove estações, sendo cinco em Juazeiro do Norte e quatro no Crato. São elas: Juazeiro, Teatro, Crato, Fátima, São Pedro, Antônio Vieira, São José, Muriti e Padre Cícero. O valor da passagem inteira é R$ 1; e a meia, R$ 0,50.

A Linha Sul, ligando as cidades de Fortaleza e Pacatuba, passa por 15 bairros. São eles: Centro, Benfica, Porangabuçu, Rodolfo Teófilo, Parangaba, Vila Pery, Manoel Sátiro, Mondubim, Conjunto Esperança e Aracapé; em Maracanaú, Alto Alegre, Acaracuzinho, Novo Maracanaú e Centro; e em Pacatuba, na Estação Vila das Flores. Recomeça também a operação assistida, que ocorre de 8h às 12h, de segunda à sexta.

Ferrovias na Argentina

Fonte : 


O Governo argentino anunciou nesta segunda-feira uma 'revolução' na rede ferroviária para os próximos meses após a inundação de críticas provocada pelos atrasos e avarias que afetaram centenas de passageiros nos últimos dias, em plena temporada de férias.

O ministro do Interior, Florencio Randazzo, admitiu em declarações à imprensa local que a rede 'está muito longe do serviço que o Estado deveria oferecer'.

“O Governo prepara uma 'verdadeira revolução' no sistema de transporte ferroviário que começará a tornar-se evidente em 60 dias”, acrescentou Randazzo, que assumiu a pasta de Transportes após a polêmica provocada por um acidente que causou 51 mortes em fevereiro do ano passado.

As declarações do ministro tentam responder às críticas geradas pelos atrasos e avarias dos trens que cobrem a linha Buenos Aires-Mar del Plata e que afetaram centenas de passageiros.

Na semana passada um comboio chegou a demorar 12 horas para percorrer os 400 quilômetros que separam a capital argentina de Mar del Plata, um dos principais destinos turísticos do país.

Danos nas locomotivas, sujeira e superlotação são alguns dos problemas mais frequentes denunciados pelos passageiros.

Os graves problemas da rede de transporte ferroviário ganharam repercussão após o acidente de fevereiro, pelo qual estão sendo processados os ex-ministros de Transporte, Ricardo Jaime e Juan Pablo Schiavi, assim como os irmãos Claudio e Mario Cirigliano, proprietários da TBA, empresa que administrava a linha acidentada.

O acidente ocorreu em plena hora do rush matinal do último dia 22 de fevereiro, quando um trem procedente da cidade de Moreno, na província de Buenos Aires, se chocou contra uma plataforma de uma estação da capital e deixou um saldo de 51 mortos e mais de 700 feridos.

Metrô de Curitiba

Fonte : 







O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), criou, nesta segunda-feira (14), uma comissão para revisar o projeto do metrô, que deve ser construído na cidade nos próximos anos. Com recursos liberados pelo governo federal, a obra deve custar mais de R$ 2,3 bilhões.

Participam da comissão, os secretários de Governo, Planejamento e Gestão, Administração e Trânsito, além dos diretores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da URBS e o procurador-geral do município. O prefeito também convidou para participar da comissão os responsáveis pela elaboração do atual projeto.

Aprovado pela última gestão, o projeto foi criticado pelo atual prefeito, quando ainda estava em campanha. Na época, Fruet defendeu que a licitação para o início das obras deveria ser adiada por mais um ano. Nesse tempo, o projeto apresentado, que substituiria uma das atuais canaletas de ônibus da cidade, seria discutido pela população.

A maior parte das verbas virá do governo federal, que já liberou R$ 1 bilhão, a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento por parte da prefeitura ou do governo do estado. O restante dos recursos ficou a cargo do município e da administração estadual. Outros 26% dos recursos deverão ser investidos pelo consórcio que vencer a licitação. A empresa terá o direito de explorar o serviço, até que sejam pagos os valores referentes ao investimento.

Bombardier

Fonte : http://www.railway-technology.com/

FLEXITY2
Image: SND will operate the new trams, based on Bombardier's Flexity 2 design, on the 18km first line of the new Suzhou light rail network. Photo: courtesy of Bombardier.


CSR Nanjing Puzhen Rolling Stock (CSR Puzhen), a partner of Bombardier, has secured a contract from the city of Suzhou in China to supply 18 low-floor trams.

CSR Puzhen, a subsidiary of the China South Locomotive and Rolling Stock Corporation, will manufacture the new light rail vehicles at its plant in Nanjing, China.

Suzhou New District Tram Co. (SND) will run the new trams, which will be based on Bombardier's Flexity 2 design, in the high-tech Suzhou industrial development zone.

The order is the first won by CSR Puzhen following the signing of a ten-year licensing agreement with Bombardier in July 2012 to sell and manufacture low-floor trams based on Bombardier technology in China, including Hong Kong and Macao.

"CSR Puzhen will manufacture the new light rail vehicles at its plant in Nanjing, China."
The new five-section bidirectional low-floor trams will be 32m long and 2,650mm wide, and will be operated on the first line of the new Suzhou light rail network, which will eventually feature six lines.

Bombardier China president Jianwei Zhang said: "Low-floor trams have strong potential in China, with more than ten Chinese cities currently working on projects for modern 100% low-floor vehicles."

The Flexity 2 trams are equipped with energy saving technologies from the ECO4 portfolio including the Bombardier Mitrac Energy Saver, enabling energy to be reused as well as offering energy savings of about 30%.

The trams also include Bombardier's Primove contactless inductive power transfer system for wireless, emission-free mobility.