sexta-feira, 26 de julho de 2013

Metrô de Brasília - Extensões

Fonte: GDF

Metrô-DF realiza audiência pública


Levar o metrô a um número maior de usuários com tecnologia de ponta. Este é o principal objetivo da expansão da Linha 1 do Metrô-DF, que prevê a construção de mais 7,5 Km de via, sendo 2,5 Km e duas estações em Ceilândia, 4 km de via e mais duas estações em Samambaia e 1 km de via e 1 estação na Asa Norte. As características da expansão da Linha 1 do metrô de Brasília foram apresentadas hoje, na sede administrativa-operacional do Metrô-DF, em Águas Claras. 

A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, afirmou que esta expansão é fruto do Plano Diretor de Transporte Público apresentado e aprovado pelo Governo local em 2011. “Com a expansão poderemos atender mais 30 mil usuários/dia, levar desenvolvimento a diversos locais e cumprir uma das etapas do Plano Diretor. O objetivo aqui é melhorar a mobilidade urbana na capital da República que, aliás, é um dos objetivos das manifestações populares que estamos acompanhando nos últimos meses”.

A audiência pública é uma das etapas do processo licitatório e está prevista no artigo 39 da Lei Federal 8.666/1993, que determina que qualquer obra com recursos acima de R$ 150 milhões devem ser apresentados e discutidos com a sociedade sobre a relevância de sua implantação. O diretor técnico do Metrô-DF, Luiz Gonzaga Lopes, disse que a obra é uma pequena parte do projeto de mobilidade no Distrito Federal “Temos que investir em transporte público de qualidade, com integração entre os modais, para que nossa cidade não perca a qualidade de vida”.

A partir da audiência pública, o Metrô-DF está habilitado a iniciar o projeto de licitação para a contratação das obras, que serão custeadas – quase em sua totalidade – por recursos do PAC Mobilidade. Foram liberados R$ 700 milhões para todo o projeto. Após a contratação das obras, a expansão da Linha 1 levará 24 meses para ficar pronta, devendo entrar em operação em 2015.
Acesse aqui o conteúdo da apresentação da audiência pública.
Acesse aqui o estudo de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental.

VLT de Santos

Creio que o prefeito e a EMTU deveriam ter uma visão um pouco mais ousada ou preventiva das demandas que poderão se confirmar para a baixada santista. Se o estudo da EMTU diz que até 2025 teríamos mais 500 mil habitantes na região devido ao Pré Sal, estar pensando em colocar para 2020, seria pedir para o  modal chegar já com atraso, ou não?
eufariassim

Fonte: Via Trolebus

A cidade de Praia Grande, região metropolitana de Santos, defende a ida do VLT para o município. O prefeito Alberto Mourão se reuniu com representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), projetistas do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), da VETEC Engenharia e técnicos da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) para discutir detalhes da implantação. Trataria de uma revisão da segunda etapa do projeto do VLT de Santos, onde seria incluída a cidade (com trilhos da Estação Barreiros até o Terminal Tude Bastos, passando pela Rod. Imigrantes, Ponte do Mar Pequeno e Portinho).

O prefeito pede revisão do projeto: “Dependendo do ponto onde os passageiros de Praia Grande embarcam, eles teriam que fazer até quatro integrações. Gostaria que certos pontos do projeto fossem revistos para que a Cidade e os municípios vizinhos como Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe sofram menos impactos negativos possíveis”.

Nos planos da EMTU, Praia Grande só teria o VLT em uma terceira fase: “Sugeri que seja estudada a possibilidade de implantar para 2020 o sistema de VLT saindo da Estação Barreiros pela Rodovia dos Imigrantes, em São Vicente, e seguindo para o Terminal Tude Bastos. Isso beneficiaria todo o sistema para quem embarca no Litoral Sul”, afirmou.

Linhas Expressas
A administração da cidade solicita ainda a implantação de linhas expressas, que sigam desde os bairros localizados na região sul da Cidade até os terminais, seguindo pela Via Expressa Sul. “Além disso, outra proposta é que um dos pontos de parada do VLT não seja no Terminal Tatico, como inicialmente previsto, mas sim no Bairro Samambaia, que está localizado em uma das regiões mais populosas da Cidade”, concluiu o prefeito.

Presente na reunião, o assessor da diretoria operacional da EMTU, Silvio José Rosa, afirmou que as sugestões levantadas pelo prefeito de Praia Grande serão analisadas. “Sendo viáveis as mudanças, sem que prejudiquem nenhuma das cidades atendidas pelo sistema, não vejo o porquê de não atendermos aos pedidos”. Silvio Rosa explicou ainda que a ideia é que o VLT seja uma opção a mais de transporte aos passageiros. “É um sistema de média capacidade que, quando implantado em Praia Grande, diminuirá uma média de 18 minutos o tempo de viagem entre o Terminal Tatico e o Terminal Valongo, em Santos”, afirmou.

Trensurb

Fonte: 

Na última quarta-feira (24/07), foram abertas as propostas de preço da licitação para o estudo de viabilidade da expansão da Linha 1 do metrô de Porto Alegre até a cidade de Sapiranga. A empresa vencedora foi a Oficina Engenheiros Consultores Associados. A proposta foi de R$ 1,49 milhão – o custo inicial estimado era de até R$ 2 milhões.

As conclusões do estudo devem ter como base determinados conceitos e requisitos: ampla acessibilidade; visão estratégica e prospectiva dos deslocamentos; equilíbrio entre mobilidade e proteção ambiental; visão global de políticas públicas integradas e de ordenamento territorial; qualificação da mobilidade urbana; elevado nível de integração física, operacional e tarifária; capacidade e flexibilidade para a adequação a alterações no padrão de deslocamento e demandas futuras; diversidade de integração tecnológica; soluções multimodais, multisetoriais e multi-institucionais; integração com uso e ocupação do solo; compatibilização com sistema viário, circulação e trânsito; transporte público priorizado, indutor do desenvolvimento urbano-ambiental e de revitalização de atividades econômicas em áreas degradadas. 

Metrô DF

Em andamento a audiência pública de apresentação das Extensões do Metrô DF, deve ser definida a data da abertura da licitação. Boa sorte aos concorrentes.
eufariassim

Metrô-DF realiza audiência pública para expansão da linha 1