Levar o metrô a um número maior de usuários com tecnologia de ponta. Este é o principal objetivo da expansão da Linha 1 do Metrô-DF, que prevê a construção de mais 7,5 Km de via, sendo 2,5 Km e duas estações em Ceilândia, 4 km de via e mais duas estações em Samambaia e 1 km de via e 1 estação na Asa Norte. As características da expansão da Linha 1 do metrô de Brasília foram apresentadas hoje, na sede administrativa-operacional do Metrô-DF, em Águas Claras.
A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, afirmou que esta expansão é fruto do Plano Diretor de Transporte Público apresentado e aprovado pelo Governo local em 2011. “Com a expansão poderemos atender mais 30 mil usuários/dia, levar desenvolvimento a diversos locais e cumprir uma das etapas do Plano Diretor. O objetivo aqui é melhorar a mobilidade urbana na capital da República que, aliás, é um dos objetivos das manifestações populares que estamos acompanhando nos últimos meses”.
A audiência pública é uma das etapas do processo licitatório e está prevista no artigo 39 da Lei Federal 8.666/1993, que determina que qualquer obra com recursos acima de R$ 150 milhões devem ser apresentados e discutidos com a sociedade sobre a relevância de sua implantação. O diretor técnico do Metrô-DF, Luiz Gonzaga Lopes, disse que a obra é uma pequena parte do projeto de mobilidade no Distrito Federal “Temos que investir em transporte público de qualidade, com integração entre os modais, para que nossa cidade não perca a qualidade de vida”.
A partir da audiência pública, o Metrô-DF está habilitado a iniciar o projeto de licitação para a contratação das obras, que serão custeadas – quase em sua totalidade – por recursos do PAC Mobilidade. Foram liberados R$ 700 milhões para todo o projeto. Após a contratação das obras, a expansão da Linha 1 levará 24 meses para ficar pronta, devendo entrar em operação em 2015.
A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, afirmou que esta expansão é fruto do Plano Diretor de Transporte Público apresentado e aprovado pelo Governo local em 2011. “Com a expansão poderemos atender mais 30 mil usuários/dia, levar desenvolvimento a diversos locais e cumprir uma das etapas do Plano Diretor. O objetivo aqui é melhorar a mobilidade urbana na capital da República que, aliás, é um dos objetivos das manifestações populares que estamos acompanhando nos últimos meses”.
A audiência pública é uma das etapas do processo licitatório e está prevista no artigo 39 da Lei Federal 8.666/1993, que determina que qualquer obra com recursos acima de R$ 150 milhões devem ser apresentados e discutidos com a sociedade sobre a relevância de sua implantação. O diretor técnico do Metrô-DF, Luiz Gonzaga Lopes, disse que a obra é uma pequena parte do projeto de mobilidade no Distrito Federal “Temos que investir em transporte público de qualidade, com integração entre os modais, para que nossa cidade não perca a qualidade de vida”.
A partir da audiência pública, o Metrô-DF está habilitado a iniciar o projeto de licitação para a contratação das obras, que serão custeadas – quase em sua totalidade – por recursos do PAC Mobilidade. Foram liberados R$ 700 milhões para todo o projeto. Após a contratação das obras, a expansão da Linha 1 levará 24 meses para ficar pronta, devendo entrar em operação em 2015.
Acesse aqui o conteúdo da apresentação da audiência pública.
Acesse aqui o estudo de viabilidade técnica, econômica, social e ambiental.